Weby shortcut

ÁREAS E LINHAS

Atualizado em 30/03/17 10:07.

ÁREA DE ESTUDOS LITERÁRIOS

LINHA DE PESQUISA 1. Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade.
Ementa: Estudo das poéticas da modernidade e da contemporaneidade  em suas variadas manifestações e múltiplas configurações.

LINHA DE PESQUISA 2. Literatura Comparada e Estudos culturais.
Ementa: Estudo teórico e crítico das manifestações literárias em perspectiva intertextual, intercultural e intersemiótica e da relação identidade/alteridade e suas representações.

LINHA DE PESQUISA 3. Literatura, história e sociedade.
Ementa: Estudo das articulações entre literatura, experiência vivida e organização social.


ÁREA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS

LINHA DE PESQUISA 4. Forma e funcionamento de línguas naturais com ênfase em língua portuguesa, línguas indígenas e língua de sinais.
Ementa: Documentação, descrição, análise tipológica, aquisição e processamento de línguas naturais com ênfase em línguas indígenas, língua de sinais e língua portuguesa, a partir de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.


LINHA DE PESQUISA 5. Linguagem, sociedade e cultura.
Ementa: Estudo dos fenômenos linguísticos das línguas em relação aos aspectos socioculturais e interculturais das diferentes comunidades linguísticas.

LINHA DE PESQUISA 6. Ensino e aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras.
Ementa: Teorias, métodos e abordagens de ensino e aprendizagem de línguas, formação docente, questões identitárias e culturais, em contextos de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras.

LINHA DE PESQUISA 7. Ensino e aprendizagem de línguas naturais com ênfase em língua portuguesa, línguas indígenas e língua de sinais.
Ementa: Relações língua, texto, discurso no ensino, formação docente, questões culturais e identitárias, em contextos de ensino-aprendizagem de línguas naturais.

LINHA DE PESQUISA 8. Língua, texto e discurso.
Ementa: Constitutividade da relação língua/história/sujeito. Teorias do texto e do discurso. Historiografia linguística. Funcionamento dos enunciados em sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.

Listar Todas Voltar