Weby shortcut

EMENTAS DAS DISCIPLINAS

Atualizado em 12/01/17 09:39.

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 1

Estudos autorais em poesia I
Ementa: Estudo monográfico de obras de poeta de língua portuguesa ou de língua estrangeira.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Estudos autorais em poesia II
Ementa: Estudo monográfico de obras de poeta de língua portuguesa ou de língua estrangeira.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Estudos sobre narrativa brasileira contemporânea
Ementa: Estudo de obras representativas de diferentes tendências estéticas e ideológicas da narrativa brasileira contemporânea.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Estudos sobre subjetividade lírica
Ementa: Estudos sobre subjetividade lírica, na perspectiva teórica e crítica, face à obra de poetas modernos e contemporâneos.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de narrativa I
Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto narrativo, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras ficcionais específicas.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de narrativa II
Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto narrativo, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras ficcionais específicas.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de poesia I
Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto poético, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras poéticas específicas.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de poesia II
Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto poético, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras poéticas específicas.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Seminários sobre poéticas da modernidade e da contemporaneidade
Ementa: Estudo das poéticas da modernidade e/ou da contemporaneidade em suas variadas manifestações e configurações.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 2

Configurações críticas: literatura e homoerotismo
Ementa: Estudo de aspectos teóricos e críticos de textos da literatura brasileira marcados pela autoria, pela subjetividade e/ou pela temática gay.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Configurações de gênero: a mulher no pensamento e na tradição literária
Ementa: Estudo teórico e crítico de textos configuradores da imagem da mulher no pensamento e na tradição literária medieval.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Estudos autorais comparados
Ementa: Estudo, numa clave comparativa, de obras de dois ou mais autores.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Literatura, cinema e artes afins
Ementa: Estudo dos aspectos teóricos, críticos e analíticos do campo literário em contato com o campo cinematográfico e outras artes, em perspectiva transdisciplinar e transcultural.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de Literatura Comparada I
Ementa: Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada dos pontos de vista teóricos e aplicados.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de Literatura Comparada II
Ementa: Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada dos pontos de vista teóricos e aplicados.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Seminários sobre Literatura Comparada
Ementa: Estudos sobre tópicos de Literatura Comparada em suas múltiplas vertentes e dimensões.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 3

Estudos de criação escrita e poética
Ementa: Estudo das condições de criação poética, dos procedimentos empregados na criação escrita e dos fundamentos históricos da Poética.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Literatura e políticas socioculturais
Ementa: Estudo do campo literário ampliado. Intersecções artísticas. Políticas em torno da produção cultural e do pensamento sociocultural contemporâneo.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de literatura, história e sociedade I
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Tópicos de literatura, história e sociedade II
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

Seminários sobre literatura, história e sociedade
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social. A estrutura social, os valores e ideologias e as formas estéticas. Relação entre o autor, a obra e o público.
Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 4

Cognição e linguagem
Ementa: Estudo da aquisição e processamento linguístico considerando processos cognitivos e mecanismos de compreensão e produção da linguagem.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com a concepção teórica enfatizada.

 

Tópicos em cognição e linguagem
Ementa: Estudo de tópico específico sobre inter-relações entre cognição e linguagem
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tipologia linguística
Ementa: Os estudos tipológicos linguísticos: conceitos, objetivos, métodos. Antecedentes históricos desses estudos tipológicos. Tipologia e outras Teorias Linguísticas.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com a concepção teórica enfatizada

 

Tópicos em tipologia linguística
Ementa: Estudo de tópicos e fenômenos linguísticos selecionados.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Descrição e análise linguística
Ementa: Problemas teóricos e práticos na descrição e análise de línguas naturais.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com a concepção teórica enfatizada.

 

Tópicos em descrição e análise linguística
Ementa: Discussão de modelos de descrição e análise linguística.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 5

Tópicos em língua e cultura
Ementa: Problematização e discussão de concepções, princípios e procedimentos que norteiam os estudos sobre língua e cultura de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

 

Aspectos socioculturais da linguagem
Ementa: Aportes teórico-metodológicos de fenômenos linguístico/discursivos/semióticos/ideológicos emergentes na intersecção entre língua, sociedade e cultura em diferentes escalas espaço-temporais.

 

Tópicos em aspectos socioculturais da linguagem
Ementa: Tópicos sobre temas dos estudos culturais contemporâneos (tais como: raça, gênero, classe social, migrações, etc.) em relação à educação linguística, cultura letrada e manifestações culturais.

 

Aspectos interculturais da linguagem
Ementa: Concepções e abordagens aplicadas de interculturalidade na análise e compreensão de fenômenos linguísticos.

 

Tópicos em aspectos interculturais da linguagem
Ementa: Tópicos contemporâneos sobre interculturalidade, multilinguismo, plurilinguismo, bilinguismo e outras abordagens da diversidade linguística e cultural.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 6

Ensino e aprendizagem de línguas
Ementa: Estudo e discussão sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, envolvendo diferentes teorias, métodos e abordagens.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o paradigma enfatizado.

 

Tópicos em ensino e aprendizagem de línguas
Ementa: Estudo de tópico específico envolvendo teorias, métodos e abordagens no ensino e aprendizagem de línguas.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Formação docente no ensino de segundas línguas e línguas estrangeiras
Ementa: Estudo e problematização de teorizações na formação de professoras/es de segundas línguas e línguas estrangeiras.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o paradigma enfatizado.

 

Tópicos em formação docente no ensino de segundas línguas e línguas estrangeiras
Ementa: Estudo e problematização de tópico específico envolvendo a formação de professoras/es de segundas línguas e línguas estrangeiras.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o paradigma enfatizado.

 

Habilidades e competências em contextos de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras
Ementa: Estudo de habilidades e competências e discussão sobre questões culturais e identitárias em contextos de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em habilidades e competências no processo de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras
Ementa: Estudo de tópico específico envolvendo habilidades e competências no processo de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 7

Tópicos em relações língua, texto, discurso no ensino
Ementa: Língua, texto e discurso, teorias e relações com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Formação docente no ensino de línguas naturais
Ementa: Língua, texto e discurso e processos estratégicos fundamentais de ensino-aprendizagem de línguas naturais.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em formação docente no ensino de línguas naturais
Ementa: Discussão de tópicos específicos dos processos estratégicos de ensino-aprendizagem de línguas naturais.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Questões culturais e identitárias no ensino de línguas naturais
Ementa: Teorias sobre questões culturais e identitárias e relações com o ensino-aprendizagem de línguas naturais.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em questões culturais e identitárias no ensino de línguas naturais
Ementa: Discussão de tópicos específicos das questões culturais e identitárias e suas relações com o ensino-aprendizagem línguas naturais.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 8

Relação língua/história/sujeito
Ementa: Discussão e inter-relação de teorias sobre língua, texto e discurso no processo de constituição do sujeito no contexto sócio-histórico.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em relação língua/história/sujeito
Ementa: Tópicos específicos na relação entre teorias sobre língua, texto e discurso no processo de constituição do sujeito no contexto sócio-histórico.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Teorias do texto e do discurso
Ementa: Teorias do texto e do discurso no contexto sócio-histórico e sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em teorias do texto e do discurso
Ementa: Tópicos específicos em teorias do texto e do discurso no contexto sócio-histórico e sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Historiografia linguística
Ementa: A metodologia da historiografia linguística, principais teóricos, princípios epistemológicos: imanência, contextualização, fontes.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em conceitos e métodos dos estudos da linguagem
Ementa: Conceitos e métodos dos estudos da linguagem, sob diferentes perspectivas.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

 

Tópicos em discurso e sociedade
Ementa: Tópicos específicos em teorias do discurso na sua relação com as configurações e o funcionamento da sociedade.
Bibliografia: A ser definida pelo docente de acordo com o tópico a ser estudado.

Listar Todas Voltar