Disciplinas Área de Estudos Linguísticos

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 4

Cognição e linguagem

Ementa: Estudo da aquisição e processamento linguístico considerando processos cognitivos e mecanismos de compreensão e produção da linguagem.

Bibliografia básica

CROFT, William.; CRUSE, D. Alan. Cognitive linguistics. [Cambridge Textbooks in Linguistics]. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

GROSJEAN, F.; LI, P. The psycolinguistics of bilingualism. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.    

ORTEGA, Lourdes. Understanding Second Language Acquisition. London: Hodder Education, 2009.

 

Tópicos em cognição e linguagem

Ementa: Estudo de tópico específico sobre inter-relações entre cognição e linguagem
Bibliografia básica

CUENCA, Maria Josep. e HILFERT, Jpseph. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona, 1999.

GROSJEAN, F.; LI, P. The psycolinguistics of bilingualism. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.    

ORTEGA, Lourdes. Understanding Second Language Acquisition. London: Hodder Education, 2009.

 

Tipologia linguística

Ementa: Os estudos tipológicos linguísticos: conceitos, objetivos, métodos. Antecedentes históricos desses estudos tipológicos. Tipologia e outras Teorias Linguísticas.

Bibliografia básica

COMRIE, Bernard. Language Universals and Linguistic Typology. Syntax and Morphology. 2nd  Edition. Chicago: University of Chicago Press, 1989. 

CROFT, William. Typology and Universals. 2nd Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

SHIBATANI, Masayoshi; BYNON, Theodora. Approaches to Language Typology. Oxford: Claredon Press, 1995.

 

 

Tópicos em tipologia linguística

Ementa: Estudo de tópicos e fenômenos linguísticos selecionados.

Bibliografia básica

COMRIE, Bernard. Language Universals and Linguistic Typology. Syntax and Morphology. 2nd  Edition. Chicago: University of Chicago Press, 1989. 

SHOPEN, Timothy. Language Typology and Syntactic Description. 2nd Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. Vols. I, II e III.

 
SONG, Jae Jung (ed.). The Oxford Handbook of Linguistic Typology. Oxford: Oxford University Press, 2011.

 

Descrição e análise linguística

Ementa: Problemas teóricos e práticos na descrição e análise de línguas naturais.

 Bibliografia básica

BYBEE, J.  Language change. Cambridge: Cambridge Press, 2015.

GIVON, T. Functionalism and grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1995.

TOMASELLO, M. Constructing a language: a usage-based theory of language acquisition. Cambridge/Longdon: Harvard University Press, 2003.

 

Tópicos em descrição e análise linguística

Ementa: Discussão de modelos de descrição e análise linguística.

Bibliografia básica

ALVES, Ieda Maria et al.. Estudos lexicais em diferentes perspectivas [recurso eletrônico] / organizado por. -- São Paulo: FFLCH/USP, 2009. p. 246-255. Disponível em: <http://www.usp.br/gmhp/publ/IVCOLOQUIO.pdf>.  Acesso em: 19 abr. 2019.

HOFFMANN, T; TROUSDALE, G. The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2013.

GOLDBERG, A.Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

SEKI, Lucy F. Gramática do Kamaiúra: Língua Tupi-Gurarani do Alto Xingu. Campinas/SP: Editora da Unicamp; São Paulo/SP: Imprensa Oficial, 2000. Disponível em: <https://amerindias.github.io/referencias/sek00kamaiura.pdf>.

TRAUGOTT, E.; TROUSDALE, G. Constructionalization and Constructional Changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 5

 Tópicos em língua e cultura

Ementa: Problematização e discussão de concepções, princípios e procedimentos que norteiam os estudos sobre língua e cultura de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica

ALIM, H. S.; RICKFORD, J. R.; BALL, A. F. (eds.). Raciolinguistics: how language shapes our ideas about race. New York: Oxford University Press, 2016

DURANTI, A. (ed.). A companion to Linguistic Anthropology. Oxford: Blackwell Publishing, 2004

SCHIEFFELIN, B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRITY, P. V. (eds.). Language Ideologies: practice and theory.New York/Oxford: Oxford University Press, 1998

 

 

Aspectos socioculturais da linguagem

Ementa: Aportes teórico-metodológicos de fenômenos linguístico/discursivos/semióticos/ideológicos emergentes na intersecção entre língua, sociedade e cultura em diferentes escalas espaço-temporais.

Bibliografia básica

PRATT, Mary Louise. Arts of contact zone. Profession, p. 33-40, 1991.

SCOLLON, Ron; SCOLLON, Suzie Wong. Discourses in place. Language in the material world. London e New York: Routledge, 2003.

SILVERSTEIN, Michael. Indexical order and the dialectics of sociolinguistic life. Language & Communication, n. 23, p. 193-229, 2003. 

 

Tópicos em aspectos socioculturais da linguagem

Ementa: Tópicos sobre temas dos estudos culturais contemporâneos (tais como: raça, gênero, classe social, migrações, etc.) em relação à educação linguística, cultura letrada e manifestações culturais.

Bibliografia básica

COLLIN, James; SLEMBROUCK, Stef; BAYNHAM, Mike (Ed.). Globalization and language in contact. Scale, migration, and communicative practices. London: Continuum, 2009.

HANK, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.

KILOMBA, Grada. Plantation memories – episodes of everyday racismo. Unrast-Verlag, Münster, 2010.

 

 Aspectos interculturais da linguagem

Ementa: Concepções e abordagens aplicadas de interculturalidade na análise e compreensão de fenômenos linguísticos.

Bibliografia básica

MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. On decoloniality – concepts, analytcs, práxis. Durhan/Londom: Duke University Press, 2018.

RESTREPO, Eduardo. Intervenciones en teoria cultural. Popayán-Colombia: Editorial Universidad del Cauca, 2012. Disponível em: <http://www.ram-wan.net/restrepo/documentos/intervenciones%20en%20teoria%20cultural-libro.pdf>.

SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. The Goan Patient (or the Impatient Goan): A Cultural Speculation. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies. V. 7, 2018, pp. 413-433.   

 

 

Tópicos em aspectos interculturais da linguagem

Ementa: Tópicos contemporâneos sobre interculturalidade, multilinguismo, plurilinguismo, bilinguismo e outras abordagens da diversidade linguística e cultural.

Bibliografia básica

AMAN, Robert. Decolonizing intercultural education: colonial differences, the geopolitics of knowledge, and interepistemic dialogue. New York: Routledge, 2017.

SMITH, Linda Tuhiwai; TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Indigenous and Decolonizing Studies in Education - mapping the LongView. New York/London: Routledge, 2019.

SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. The Goan Patient (or the Impatient Goan): A Cultural Speculation. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies. V. 7, 2018, pp. 413-433.   

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 6

Ensino e aprendizagem de línguas

Ementa: Estudo e discussão sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, envolvendo diferentes teorias, métodos e abordagens.

Bibliografia básica

BAKHTIN, M.M. Speech Genres & Other Late Essays. Translated by Vern W. McGee. Edited by Caryl Emerson and Michael Holquist. Austin: University of Texas Press, 1986.

HALL, J. K.; VITANOVA, G.; MARCHENKOVA, L. (Eds.) Dialogue with Bakhtin on Second and Foreign Language Learning: New Perspectives. New Jersey: Lawrence Erlbaum Associates, 2005.

VOLOSINOV, V. N. Marxism and the Philosophy of Language. Translated by Ladislav Matejka and I. R. Titunik. Cambridge: Harvard University Press, 1973.

 

 

Tópicos em ensino e aprendizagem de línguas

Ementa: Estudo de tópico específico envolvendo teorias, métodos e abordagens no ensino e aprendizagem de línguas.

Bibliografia básica

VAN PATTEN, Bill; WILLIAMS, Jessica. Theories in Second Language Acquisition – An Introduction – 2 nd edition. New York: Routledge, 2015.

GASS, Susan; SELINKER, Larry. Second Language Acquisition - an Introductory Course – third edition. New Yourk: Routledge, 2008.

 

Formação docente no ensino de segundas línguas e línguas estrangeiras

Ementa: Estudo e problematização de teorizações na formação de professoras/es de segundas línguas e línguas estrangeiras.

 Bibliografia básica

KUMARAVADIVELU, Bala. Language teacher education for a global society.New York, Routledge, 2012. 149p.

MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção Tonelli. (Org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas [livro eletrônico].São Paulo: Blucher, 2017. 224p. 

PESSOA, Rosane R.; SILVESTRE, Viviane P. V.; MONTE-MÓR, Walkyria. (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. 280p.

 

 

Tópicos em formação docente no ensino de segundas línguas e línguas estrangeiras

Ementa: Estudo e problematização de tópico específico envolvendo a formação de professoras/es de segundas línguas e línguas estrangeiras.

Bibliografia básica

MATEUS, Elaine; OLIVEIRA, Nilceia B. de. (Org.). Estudos críticos da linguagem e formação de professores/as de línguas: contribuições teórico-metodológicas. Campinas, SP: Pontes Editora, 2014. 432p.

SILVA, Kleber A. da; ARAGÃO, Rodrigo C. (Org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Pontes, 2013. 397p.

SILVESTRE, Viviane P. V. Colaboração e crítica na formação de professores de línguas: teorizações construídas em uma experiência com o Pibid. Campinas: Pontes, 2017. 289p.

 

 

Habilidades e competências em contextos de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras

Ementa: Estudo de habilidades e competências e discussão sobre questões culturais e identitárias em contextos de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras

Bibliografia básica

AMAN, Robert. Decolonizing intercultural education: colonial differences, the geopolitics of knowledge, and interepistemic dialogue. New York: Routledge, 2017. 

MACEDO, Donaldo (Ed.).  Decolonizing foreign language education: the misteaching of English and other colonial languages. New York: Routledge, 2019.

RISAGER, Karen. Language and culture; global flows and local complexity. Clevedon: Multilingual Matters, 2006.

 

Tópicos em habilidades e competências no processo de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras

Ementa: Estudo de tópico específico envolvendo habilidades e competências no processo de ensino-aprendizagem de segundas línguas e línguas estrangeiras.

Bibliografia básica

LONG, M. H.; DOUGHTY, C.J. (eds.). The handbook of language teaching. Blackwell Publishing Ltd, 2011.

TOKOWICZ, N. Lexical processing and second language acquisition. Invited contribution to P. Robinson (Ed.), Cognitive Science and Second Language Acquisition Book Series. New York: Routledge, 2014.

 

 

(Applied Linguistics: Foreign Languages Teaching and Learning)

Linguística Aplicada: Ensino e Aprendizagem de Línguas Estrangeiras

Ementa: Estudo e discussão sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, envolvendo diferentes teorias, métodos e abordagens.

Bibliografia básica

ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.

MCLAUGHLIN, B. Theories of Second-Language Learning. New York: Edward Arnold, 1987.

SCARCELLA, R. C.; OXFORD, R. L. The Tapestry of Language Learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1992.

 

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 7

Tópicos em relações língua, texto, discurso no ensino

Ementa: Língua, texto e discurso, teorias e relações com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

 Bibliografia básica

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo, SP: Editora 34, 2014.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

ORLANDI, E.  Interpretação: autoria leitura e efeitos do trabalho simbólico. São Paulo: Pontes, 2007.

 

 

Formação docente no ensino de línguas naturais

Ementa: Língua, texto e discurso e processos estratégicos fundamentais de ensino-aprendizagem de línguas naturais.

Bibliografia básica

CASSEB-GALVÃO, V.C; NEVES, M. H.M. (Org.). O todo da língua. São Paulo: Parábola, 2017.

ROJO, R.  e  CORDEIRO, G. (org.) Gêneros orais e escritos na escola. Tradução R. Rojo e G. Cordeiro. Campinas, SP: Mercado de Leras, 2004.

SIGNORINI, I. (org.).  (re)Discutir texto, gênero e discurso. São Paulo Parábola, 2008.

 

 

Tópicos em formação docente no ensino de línguas naturais

Ementa: Discussão de tópicos específicos dos processos estratégicos de ensino-aprendizagem de línguas naturais.


Bibliografia básica

CASSEB-GALVÃO, V.C; NEVES, M. H.M. (Org.). O todo da língua. São Paulo: Parábola, 2017.

ROJO, R. (org).  A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Educ e Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Tradução Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

 

Questões culturais e identitárias no ensino de línguas naturais

Ementa: Teorias sobre questões culturais e identitárias e relações com o ensino-aprendizagem de línguas naturais.

 Bibliografia básica

1) SIGNORINI, Inês; FIAD, Raquel Salek. (Orgs). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012. 

2) BURITY, Joanildo (Org.). Cultura e identidade: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.  

3) HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EDUFMG, 2003.

4) HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

5) TADEU DA SILVA, T. A produção social da identidade e da diferença. In: TADEU DA SILVA, T. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 81-102.

 

 

Tópicos em questões culturais e identitárias no ensino de línguas naturais

Ementa: Discussão de tópicos específicos das questões culturais e identitárias e suas relações com o ensino-aprendizagem línguas naturais.

Bibliografia básica

1) PRADO SOARES, I. V.; CUREAU, S. (Orgs.) Bens Culturais e Direitos humanos. São Paulo: SESC, 2015.

2) OLIVEIRA, R. R. R. de; OLIVEIRA, S. L. de; RODRIGUES, M. L.; KARIM, T. M. (Orgs.) Linguagem e Significação: sujeitos indígenas. Volume I. Campinas, SP: Pontes, 2018. 

3) BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998. 

 

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 8

 Relação língua/história/sujeito

Ementa: Discussão e inter-relação de teorias sobre língua, texto e discurso no processo de constituição do sujeito no contexto sócio-histórico

Bibliografia básica

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2006.

VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. do russo: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

 

 

Tópicos em relação língua/história/sujeito

Ementa: Tópicos específicos na relação entre teorias sobre língua, texto e discurso no processo de constituição do sujeito no contexto sócio-histórico.

Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editora, 2016.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996. Disponível em <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1867820/mod_resource/content/1/FOUCAULT%2C%20Michel%20-%20A%20ordem%20do%20discurso.pdf>

PERELMAN Chaïm & OLBRECHT-TYTECA . Tratado da argumentação: A Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

 

 

Teorias do texto e do discurso

Ementa: Teorias do texto e do discurso no contexto sócio-histórico e sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.

Bibliografia básica

BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. 3. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

FOUCAULT. M. A arqueologia do saber. 3. ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SO: Pontes, 2012.

 

 

Tópicos em teorias do texto e do discurso

Ementa: Tópicos específicos em teorias do texto e do discurso no contexto sócio-histórico e sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.

Bibliografia básica

BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo, Contexto, 2005.

GREGOLIN, M.R.V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Revista Alfa, São Paulo, v. 39, 1995. Disponível em: <http://alsafi.ead.unesp.br>.

PERELMAN Chaïm e OLBRECHT-TYTECA. Tratado da argumentação: A Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

 

 

Historiografia linguística

Ementa: A metodologia da historiografia linguística, principais teóricos, princípios epistemológicos: imanência, contextualização, fontes.

Bibliografia básica

SAUSSURE, Ferdinand de. Cours de linguistique générale. Paris: Payot, 1995.

MEILLET, Antoine. Linguistique historique et linguistique générale. Paris: Edouard Champion, 1921.

HJELMSLEV, Louis. Principes de grammaire générale. Copenhague: Hovedkommissionar, 1928.

BLOOMFIELD, Leonard. Language. Londres: Copton, 1933.

  

 

Tópicos em conceitos e métodos dos estudos da linguagem
Ementa: Conceitos e métodos dos estudos da linguagem, sob diferentes perspectivas.
Bibliografia básica

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I e II. Campinas- SP: Pontes, 1976 e 1989.

GREIMAS, Algisdas Julien. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix, 1966.

WHITNEY, William D. La vie du langage. Paris: Germer, 1875.

 

 

Tópicos em discurso e sociedade

Ementa: Tópicos específicos em teorias do discurso na sua relação com as configurações e o funcionamento da sociedade.

Bibliografia básica

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni P. Orlandi. 5.ed. Campinas: Editora da UNICAMP, 2018.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do Poder. Tradução de Roberto Machado. São Paulo: Ed. Graal, 1979.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.