Disciplinas Área de Estudos Literários

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 1

Estudos autorais de poesia I
Ementa: Estudo monográfico de obras de poeta de língua portuguesa ou de língua estrangeira.
Bibliografia básica

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. [organizador Teixeira Coelho]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ELIOT, T.S. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

HAMBUGER, Michael. A verdade da poesia. Tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. 

 

Estudos autorais de poesia II

Ementa: Estudo monográfico de obras de poeta de língua portuguesa ou de língua estrangeira.

Bibliografia básica

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. [organizador Teixeira Coelho]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ELIOT, T.S. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

HAMBUGER, Michael. A verdade da poesia. Tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. 

 

Estudos sobre narrativa brasileira contemporânea
Ementa: Estudo de obras representativas de diferentes tendências estéticas e ideológicas da narrativa brasileira contemporânea.
Bibliografia básica

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

CARNEIRO, Flávio. No país do presente: ficção brasileira no início do século XXI. Rio de Janeiro: Rocco, 2005.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de J2014.aneiro, Rocco,

RESENDE, Beatriz. Contemporâneos: expressões da literatura brasileira no século XXI. Rio de Janeiro: Casa da Palavra; Biblioteca Nacional, 2008.

SCHØLLAMMER, Karl Erik. Ficção brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2009.

 

Estudos sobre subjetividade lírica

Ementa: Estudos sobre subjetividade lírica, na perspectiva teórica e crítica, face à obra de poetas modernos e contemporâneos.

Bibliografia básica

ADORNO, Theodor. Notas de Literatura I. Tradução de Jorge de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.

COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Zênia Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. In: Signótica, Goiânia, vol 25, n° 1, p. 221-241, 2013.

COMBE, D. A referência desdobrada. O sujeito lírico entre a ficção e a autobiografia. In: Revista USP, 84, 2009-2010, p. 112-128.

GARRAMUÑO, Florência. Expansões contemporâneas. Literatura e outras formas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2014.

PADILHA, Fabíola. Que rest-t-il du sujet? Performances subjetivas na poesia brasileira contemporânea. In: CURTISS, Alexandre; CARVALHO, Raimundo; SALGUEIRO, Wilberth. (Orgs).  Todos os poemas o poema. Vitória, EDUFES, 2014.

SUSSEKIND, Flora. Ego trip. Uma pequena história da metamorfose do sujeito lírico. In: ___ Papéis colados. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2003.p 305-318. 

 

Tópicos de narrativa I
Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto narrativo, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re) pensadas a partir de obras ficcionais específicas.
Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.

CALVINO, Italo. Seis propostas para o próximo milênio. São Paulo: Companhia das Letras, 1990.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ROBERT, Marthe. Romance das origens, origens do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

 

Tópicos de narrativa II
Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto narrativo, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re) pensadas a partir de obras ficcionais específicas.

Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.

MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ROBERT, Marthe. Romance das origens, origens do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: ______. Texto/ contexto. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 75-97. (Debates)

WATT, Ian.  A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

 

Tópicos de poesia I

Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto poético, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras poéticas específicas.

Bibliografia básica

BERARDINELLI, A. Da poesia à prosa. Trad. Maurício Santana. São Paulo: Cosac Naify, 2007.    

BOSI, A. O Ser e o Tempo da poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. 

Collot, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Zênia de Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. Signótica. Goiânia, v. 25, p. 221-241, janeiro/junho 2013. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/0. Acesso em: 02 set. 2016.    

HEGEL, G.W.F. II. Curso de estética: o sistema das artes. Trad. Álvaro Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.   

 

Tópicos de poesia II

Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto poético, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras poéticas específicas.

Bibliografia básica

AUERBACH, E. Ensaios de literatura ocidental: filologia e crítica. Trad. Samuel Titan Jr. e José M. M. de Macedo. 2.ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1983.

COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Zênia de Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. In: Signótica. Goiânia, v. 25, p. 221-241, janeiro/junho 2013. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/0. Acesso em: 25 nov. 2019.

CANDIDO, A. O estudo analítico do poema. 5.ed. São Paulo: Humanitas, 2006.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna. Trad. Marisa Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

HEGEL, F. Curso de Estética. Trad. Oliver Toller e Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2004.

 

Seminários sobre poéticas da modernidade e da contemporaneidade
Ementa: Estudo das poéticas da modernidade e/ou da contemporaneidade em suas variadas manifestações e configurações.

Bibliografia básica

As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 2

Configurações críticas: literatura e homoerotismo
Ementa: Estudo de aspectos teóricos e críticos de textos da literatura brasileira marcados pela autoria, pela subjetividade e/ou pela temática gay.
Bibliografia básica

BARCELLOS, José Carlos. Literatura e homoerotismo em questão. Rio de Janeiro: Dialogarts, 2006.

BATAILLE, Georges. O erotismo. Porto Alegre: L&PM, 1987.

COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.

ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

SEDGWICK, Eve Kosofsky. Between men. English literature and male homossocial desire. New York: Columbia University Press, 2000.

 

Configurações de gênero: a mulher no pensamento e na tradição literária
Ementa: Estudo teórico e crítico de textos configuradores da imagem da mulher no pensamento e na tradição literária medieval.

Bibliografia básica

Bloch, R. Howard. Misoginia medieval e a invenção do amor romântico ocidental. Trad. Claudia Morais. Rio de Janeiro: Editora 34, 1995

Donke, Peter. Women Writers of the Middle Ages. Cambridge University Press, 1984

Fonseca, Pedro Carlos Louzada. Introdução à misoginia medieval: de Tertuliano a Chaucer. New York: Peter Lang Publishing, Inc.: 2020

Fonseca, Pedro Carlos Louzada. Mulher e misoginia na visão dos Padres da Igreja e do seu legado medieval. Puc - Goiás, 2017

Wilson, Katharina M. (Ed.). Medieval Women Writers. Athens, Georgia: The University of Georgia Press, 1984

 

Estudos autorais comparados
Ementa: Estudo, numa clave comparativa, de obras de dois ou mais autores.
Bibliografia básica

BUESCU, Helena C. Grande angular: comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 

CARVALHAL, Tânia.  O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. 

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.  

PAGEAUX, Daniel-Henri. Musas na encruzilhadaensaios de Literatura Comparada. Trad. Marcelo Marinho et alii. São Paulo: Hucitec; Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.  

SCHIMIDT, Rita Terezinha (Org.) Sob o signo do presente: intervenções comparatistas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010. 

 

Literatura, cinema e artes afins 
Ementa: Estudo dos aspectos teóricos, críticos e analíticos do campo literário em contato com o campo cinematográfico e outras artes, em perspectiva transdisciplinar e transcultural.
Bibliografia básica
CAHIERS DU CINÉMA. Site do Cahiers du Cinéma. In: <https://www.cahiersducinema.com/>. Acesso em 15 de abril de 2019.
EAGLETON, Terry.  Literary Theory. Oxford: Blackwell Publisher Limited, 1983. 
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Précis d'analyse filmique. Paris: Éditions Nathan, 1992.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 1983. 

 

Tópicos de Literatura Comparada I
Ementa: Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada dos pontos de vista teóricos e aplicados.
Bibliografia básica

CARVALHAL, Tânia.  O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.  

CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. Tradução Maria Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

DAMROSCH, David. World Literature in Theory (ed.). New York, United States: John Wiley & Sons, 2014.

MORETTI, Franco. Distant Reading. London; New York: Verso, 2013.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 2010.

 

Tópicos de Literatura Comparada II
Ementa: Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada dos pontos de vista teóricos e aplicados.

Bibliografia básica
CARVALHAL, Tânia.  O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.  

CHEVREL, YVES. La littérature comparée. 4.ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

COUTINHO, E. F.; CARVALHAL, T. F. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.  

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica. Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2014.

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia da Letras, 2011. 

 

Seminários sobre Literatura Comparada
Ementa: Estudos sobre tópicos de Literatura Comparada em suas múltiplas vertentes e dimensões.

Bibliografia básica

As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 3

Estudos de criação escrita e poética
Ementa: Estudo das condições de criação poética, dos procedimentos empregados na criação escrita e dos fundamentos históricos da Poética.

Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. O discurso na poesia e o discurso no romance. In: ___. Teoria do romance I: a estilística. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2015.

BOILEAU-DESPRÉAUX, Nicolas. A Arte Poética. Trad. Cecília Barrettini. Editora Perspectiva: São Paulo, 1979.

LONGINO. Do sublime. Trad. Filomena Hirata. São Paulo: Martins Fontes, 1996.

SALLES, Cecilia Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: Iluminuras, 2004.

WILLIAMS. Raymond. A produção social da escrita. São Paulo: Unesp, 2014.

 

Literatura e políticas socioculturais
Ementa: Estudo do campo literário ampliado. Intersecções artísticas. Políticas em torno da produção cultural e do pensamento sociocultural contemporâneo.

Bibliografia básica
BOSI, Alfredo. Dialética da colonização. São Paulo: Companhia das Letras, 1992.
BOURDIEU, Pierre. Les règles de l'art: genèse et structure du champ littéraire. Paris: Seuil, 1992.
EAGLETON, Terry.  Literary Theory. Oxford: Blackwell Publisher Limited, 1983. 
JAMESON, Fredric. A Singular Modernity - Essay on the Ontology of the Present. London/New York: Verso, 2002.
SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

 

Tópicos de literatura, história e sociedade I
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social.
Bibliografia básica

ADORNO, T. W. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.    

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996. 

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001.   

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. História, memória, literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.  

 

Tópicos de literatura, história e sociedade II
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social.
Bibliografia básica

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura 1. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2003.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Obras escolhidas III).

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 11965.

LUKÁCS, György. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. Organização, introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Neto. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

 

Seminários sobre literatura, história e sociedade

Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social. A estrutura social, os valores e ideologias e as formas estéticas. Relação entre o autor, a obra e o público.

Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.