Atualizado em 19/11/14 09:37.

O Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Letras e Linguística (PPGLL) da Universidade Federal de Goiás (UFG), constituído pelo ciclo de estudos regulares em seguimento ao de Graduação, funciona em nível de Mestrado e Doutorado, nas áreas de concentração em Estudos Linguísticos e Estudos Literários. O PPGLL tem por objetivo a formação de pessoal qualificado técnica e cientificamente para o exercício de atividades profissionais de ensino e pesquisa, visando ao avanço do conhecimento nas áreas em que se concentram suas atividades.

O PPGLL começou como curso de Pós-Graduação – Mestrado em Letras e atuou inicialmente, entre 1972 e 1974, em regime de convênio com a Universidade de São Paulo (USP), nas áreas de História e Letras. Professores daquela instituição ministraram disciplinas e realizaram a orientação dos primeiros alunos. Em 1974, o curso de Pós-Graduação em Letras da UFG tornou-se autônomo por meio da Resolução 077/74 do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa (CCEP).

Em 1985, por meio da Resolução no. 240, o CCEP alterou a denominação do curso para Pós-Graduação em Letras e Linguística. O Mestrado em Letras e Linguística funcionou até 1995 com três áreas de concentração: Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Linguística. Houve, então, uma reformulação para as duas áreas de concentração, Estudos Linguísticos e Estudos Literários, que continuam em vigência.

Nos anos seguintes, o PPGLL foi consolidando as atuações em cada área de conhecimento, com projetos de pesquisa, disciplinas, dissertações, produções acadêmicas, bem como ampliando o quadro permanente de professores. Em 1999, o Programa definiu melhor suas linhas de pesquisa e, a partir de então, buscou otimizá-las de modo a fazer convergir projetos de pesquisa, orientação, produção e publicação.

Em julho de 2002, a CAPES/MEC aprovou a criação do nível de Doutorado no PPGLL, atendendo a um anseio institucional e a uma demanda regional. O Doutorado tem dado mostras de fortalecimento do Programa, buscando manter o seu destaque como centro de referência no Centro-Oeste, por meio da formação de quadros para a docência, pesquisa, extensão e produção intelectual nas Áreas de Letras e Linguística. O PPGLL tem capacitado docentes da própria Faculdade de Letras da UFG, da Universidade Estadual de Goiás (UEG) e também de outras instituições de ensino superior ou médio, não apenas de Goiás, mas de outros estados brasileiros, recebendo alunos de Mato Grosso, Minas Gerais, Pará, Tocantins e Distrito Federal.