MARIA DO SOCORRO PIMENTEL

PROJETO 1

TÍTULO: Projeto educação e cultura indígena Maurehi

DOCENTE RESPONSÁVEL: Maria do Socorro Pimentel

RESUMO: O Projeto Educação e Cultura Indígena Maurehi, que se desenvolve em Buridina, no município de Aruanã-GO, tem por objetivo a revitalizacão da língua e cultura Karajá na referida comunidade. Fazem parte desse projeto várias ações, todas voltadas para a valorização da identidade Karajá e para a melhoria de vida da comunidade. Participam desse projeto os universitarios Karaja de Buridina do Curso de Licenciatura Intercultural - Formacão Superior de Professores Indígena da UFG.

LINHA DE PESQUISA: Linguagem, Sociedade e Cultura

DATA DE INÍCIO: 01/01/2007

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Extensão

 

PROJETO 2

TÍTULO: Saberes Indígenas na Escola

DOCENTE RESPONSÁVEL: Maria do Socorro Pimentel

RESUMO: O projeto ‘Saberes Indígenas na Escola’ da Universidade Federal de Goiás visa promover a formação continuada de professores e professoras indígenas, considerando a realidade sociolinguística dos povos indígenas atendidos, a partir dos seguintes eixos: a) Letramento em Língua Indígena; b) Letramento em Língua Portuguesa como língua materna; c) Letramento em Língua Indígena ou Língua Portuguesa como segunda língua ou língua adicional; e d) Conhecimentos indígenas e artes verbais. A realização desses eixos será feita por meio de eventos que priorizam a formação continuada de professores e professoras indígenas nas seguintes demandas: (1) Cursos de alfabetização pelos conhecimentos indígenas; (2) Políticas de letramento em línguas indígenas; (3) Letramento para atender às demandas comunitárias em língua portuguesa; (4) Acordos ortográficos em línguas indígenas; (5) Políticas linguísticas (familiar, comunitária e escolar) de fortalecimentos das línguas e saberes indígenas; (6) Políticas de atualização cultural; (7) Políticas de publicação para o atendimento das demandas intraculturais e interculturais; (8) produção de material didático de acordo com as demandas pedagógicas dos povos indígenas envolvidos no projeto de formação continuada; e (10) Avaliação e construção de projetos políticos pedagógicos.

LINHA DE PESQUISA: Linguagem, Sociedade e Cultura

DATA DE INÍCIO: 02/01/2013

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Extensão