Curso intensivo Literatura brasileira & tradição clássica, com o prof. Antônio Donizeti Pires (UNESP, CNPq)
DATA/HORÁRIO: 04 a 08/11/2019 (segunda a sexta-feira) – Das 14h às 18h
LOCAL: Faculdade de Letras-UFG
INSCRIÇÕES: 18/10 a 30/10, na secretaria do PPGLL-UFG (das 8:30 às 12:30 e das 13:30 às 17:30)
Carga horária: 32 horas
Vagas limitadas
Programa
Programa de Pós-Graduação em Estudos Literários – UNESP/Araraquara
Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística – UFG/Goiânia
Estágio de pós-doutoramento: Prof. Dr. Antônio Donizeti PIRES (PQ 2 CNPq)
Supervisão: Profa. Dra. Solange Fiuza Cardoso YOKOZAWA (PQ 2 CNPq)
I – Dados sobre a disciplina
DISCIPLINA: Literatura brasileira & tradição clássica
NÚMERO DE CRÉDITOS: 02 (32 h/a – 20 h/a presenciais)
NÍVEL: M/D
DATA e HORÁRIO: 04 a 08/11/2019 (segunda a sexta-feira) – Das 14h às 18h
FREQUÊNCIA: 75% (com direito a certificado)
PROFESSOR RESPONSÁVEL: Antônio Donizeti PIRES
CATEGORIA: Doutor
LINHA DE PESQUISA: História literária e crítica
II – Ementa
Literatura brasileira. Diacronia e sincronia. Tradição clássica. Gêneros e subgêneros literários. Autores e obras significativos. Comparatismo.
III – Objetivos
- A partir da visada diacrônica e sincrônica da literatura brasileira, refletir criticamente sobre a presença de elementos da Antiguidade greco-latina em determinados períodos de nossa prática literária;
- Estudar autores e obras brasileiros significativos, sempre em correlação intertextual com os clássicos e neoclássicos que lhes serviram de “modelo”;
- Aferir e buscar enfatizar a correlação de nossa literatura com a tradição clássica, na contemporaneidade;
- Estudar alguns mitos greco-latinos (sobretudo Orfeu) que gozaram de privilégio entre nossos autores;
- Na medida do possível, trazer para discussão outros mitos formadores da tradição literária e cultural brasileira (indígenas, africanos, bíblicos...);
- Refletir sobre noções básicas de teoria e prática das várias “escolas” de literatura comparada, seja debatendo a noção tradicional de “fontes e influências”, seja ressaltando a “migração” de temas, motivos, mitos e personagens históricas entre as várias literaturas, sobretudo a brasileira.
IV – Conteúdo programático
- Literatura brasileira: diacronia e sincronia; contemporaneidade;
- Antiguidade greco-latina;
- Gêneros e subgêneros literários: tradição e subversão;
- Literatura e mito;
- Estudos de casos: poesia lírica; literatura dramática; narrativa;
- Noções de teoria e prática de literatura comparada.
V – Programa
- 04/11/19 – Apresentação do curso / Literatura brasileira: diacronia e sincronia / Textos de apoio: a) “Por que ler os clássicos” (Italo Calvino); b) “Literatura de dois gumes” (Antonio Candido); c) “Poética sincrônica”, “O samurai e o Kakemono” e “Apostila: diacronia e sincronia” (Haroldo de Campos) / Leitura de textos literários, brasileiros e estrangeiros;
- 05/11/19 – O legado clássico e sua recepção / Textos de apoio: a) “A transmissão da cultura clássica” (Maria Helena da Rocha Pereira); b) “O percurso dos Estudos Clássicos no Brasil” (Zélia de Almeida Cardoso); c) “O lugar dos clássicos hoje: o supercânone e seus desdobramentos no Brasil” (Henrique Cairus); d) “O legado clássico na poesia contemporânea” (Fernando Pinto do Amaral); e) “Lugares-comuns da lírica, ontem e hoje” (Antônio Donizeti Pires); f) “Volta ao mito na ficção brasileira” (Benedito Nunes); g) Metaformose: uma viagem pelo imaginário grego (Paulo Leminski) / Leitura de textos literários, brasileiros e estrangeiros;
- 06/11/19 – Leitura, análise e interpretação de textos: Narrativa curta brasileira (de Machado de Assis aos contemporâneos);
- 07/11/19 – Leitura, análise e interpretação de textos (Teatro): a) Em torno do mito de Medeia: Medeia, de Eurípides; Medeia, de Sêneca etc.; b) Medeia no Brasil: Os encantos de Medeia, de Antônio José da Silva; Além do rio (Medea), de Agostinho Olavo; Gota d’água, de Chico Buarque & Paulo Pontes; c) Duas comédias: Aululária (Comédia da panela), de Plauto; O santo e a porca, de Ariano Suassuna; d) O mito de Orfeu no teatro brasileiro: Orfeu na roça, de Francisco Correia Vasques; Orpheu, de Homero Prates; Orfeu da Conceição, de Vinicius de Moraes / Texto de apoio: “Três personae de Orfeu na cena brasileira” (Antônio Donizeti Pires);
- 08/11/19 – Leitura, análise e interpretação de textos (Poesia lírica): O mito de Orfeu no Brasil / Topoi e lugares-comuns / Encerramento do curso.
VI – Metodologia
- Aula expositiva;
- Debate e discussão de textos crítico-teóricos previamente selecionados;
- Leitura, análise e interpretação de poemas, peças teatrais e narrativas;
- Uso de multimeios.
VII – Avaliação / Certificação
- O aluno será avaliado por sua participação nas atividades desenvolvidas em classe;
- Fará jus a cerificado se tiver frequência de 75%.
VIII – Bibliografia básica
Literatura brasileira
ACHCAR, F. Lírica e lugar-comum: alguns temas de Horácio e sua presença em português. São Paulo: EDUSP, 1994.
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CAMPOS, H. de. Poética sincrônica. O samurai e o kakemono. Apostila: diacronia e sincronia. In:______. A arte no horizonte do provável. São Paulo: Perspectiva, 1977 (Debates, 16). p.205-223.
CANDIDO, A. Literatura de dois gumes. In:______. A educação pela noite & outros ensaios. 2.ed. São Paulo: Ática, 1989. p.162-180.
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Tradição clássica
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Literatura comparada / Literatura e mito / Tópica e tematologia / Outras obras de referência
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______. Dicionário mítico-etimológico da mitologia grega. Petrópolis, RJ: Vozes, 1991 (v.I) e 1992 (v.II).
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Araraquara, 17 de Outubro de 2019.
Prof. Dr. Antônio Donizeti PIRES