Disciplinas Área de Estudos Literários

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 1

Estudos autorais de poesia I
Ementa: Estudo monográfico de obras de poeta de língua portuguesa ou de língua estrangeira.
Bibliografia básica

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. [organizador Teixeira Coelho]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ELIOT, T.S. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

HAMBUGER, Michael. A verdade da poesia. Tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. 

 

Estudos autorais de poesia II

Ementa: Estudo monográfico de obras de poeta de língua portuguesa ou de língua estrangeira.

Bibliografia básica

BAUDELAIRE, Charles. Sobre a modernidade. [organizador Teixeira Coelho]. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1996.

BERARDINELLI, Alfonso. Da poesia à prosa. Trad. Maria Betânia Amoroso. São Paulo: Companhia das Letras, 2007.

ELIOT, T.S. Ensaios. Tradução de Ivan Junqueira. São Paulo: Art Editora, 1989.

HAMBUGER, Michael. A verdade da poesia. Tensões na poesia modernista desde Baudelaire. Trad. Alípio Correia de Franca Neto. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

PAZ, Octavio. Os filhos do barro. Do romantismo à vanguarda. Trad. Olga Savary. Rio de Janeiro: Editora Nova Fronteira, 1984. 

 

Estudos de narrativa moderna e contemporânea I

Ementa: Estudos de obras representativas de diferentes tendências estéticas e ideológicas da narrativa moderna e contemporânea.

Bibliografia básica

AGAMBEN, Giorgio. O que é contemporâneo? e outros ensaios. Chapecó: Argos, 2010.

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.

GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.

MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ROBERT, Marthe. Romance das origens, origens do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2007.

 

Estudos de narrativa moderna e contemporânea II

Ementa: Estudos de obras representativas de diferentes tendências estéticas e ideológicas da narrativa moderna e contemporânea.

Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. Questões de literatura e de estética. A teoria do romance. São Paulo: Ed. da Unesp, 1998.

HUTCHEON, Linda. Poética do pós-modernismo: história, teoria, ficção. Rio de Janeiro: Imago, 1991.

MORETTI, Franco (Org.). A cultura do romance. São Paulo: Cosac Naify, 2009.

ROSENFELD, Anatol. Reflexões sobre o romance moderno. In: ______. Texto/ contexto. 2 ed. São Paulo: Perspectiva, 1973. p. 75-97. (Debates)

WATT, Ian.  A ascensão do romance: estudos sobre Defoe, Richardson e Fielding. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.

 

Tópicos de poesia I

Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto poético, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras poéticas específicas.

Bibliografia básica

BERARDINELLI, A. Da poesia à prosa. Trad. Maurício Santana. São Paulo: Cosac Naify, 2007.    

BOSI, A. O Ser e o Tempo da poesia. São Paulo: Cia. das Letras, 2000. 

Collot, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Zênia de Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. Signótica. Goiânia, v. 25, p. 221-241, janeiro/junho 2013. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/0. Acesso em: 02 set. 2016.    

HEGEL, G.W.F. II. Curso de estética: o sistema das artes. Trad. Álvaro Ribeiro. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

PAZ, Octavio. O Arco e a Lira. São Paulo: Cosac & Naify, 2014.   

 

Tópicos de poesia II

Ementa: Estudo de questões fundamentais para o exame e a compreensão do texto poético, em suas múltiplas dimensões, por meio da leitura e discussão de obras teórico-críticas (re)pensadas a partir de obras poéticas específicas.

Bibliografia básica

AUERBACH, E. Ensaios de literatura ocidental: filologia e crítica. Trad. Samuel Titan Jr. e José M. M. de Macedo. 2.ed. São Paulo: Duas Cidades; Editora 34, 2012.

BOSI, A. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix, 1983.

COLLOT, Michel. O sujeito lírico fora de si. Trad. Zênia de Faria e Patrícia Souza Silva Cesaro. In: Signótica. Goiânia, v. 25, p. 221-241, janeiro/junho 2013. Disponível em: http://www.revistas.ufg.br/sig/article/view/25715/0. Acesso em: 25 nov. 2019.

CANDIDO, A. O estudo analítico do poema. 5.ed. São Paulo: Humanitas, 2006.

FRIEDRICH, H. Estrutura da lírica moderna. Trad. Marisa Curioni. São Paulo: Duas Cidades, 1978.

HEGEL, F. Curso de Estética. Trad. Oliver Toller e Marco Aurélio Werle. São Paulo: Edusp, 2004.

 

Seminários sobre poéticas da modernidade e da contemporaneidade
Ementa: Estudo das poéticas da modernidade e/ou da contemporaneidade em suas variadas manifestações e configurações.

Bibliografia básica

As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 2

Configurações críticas: literatura e homoerotismo

Ementa: Estudo de aspectos teóricos e críticos de textos da literatura brasileira marcados pela autoria, pela subjetividade e/ou pela temática homoerótica.

Bibliografia básica

BUTLER, Judith. Corpos que pesam: os limites discursivos do "sexo". São Paulo: N-1 edições, 2020.

COSTA, Jurandir Freire. A inocência e o vício: estudos sobre o homoerotismo. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 1992.

ERIBON, Didier. Reflexões sobre a questão gay. Rio de Janeiro: Companhia de Freud, 2008.

SANTOS, Rick; GARCIA, Wilton (Org.). A escrita de Adé: perspectivas teóricas dos estudos gays e lésbic@s no Brasil. São Paulo: Xamã: NCC/Suny, 2002.

TREVISAN, João Silvério. Devassos no paraíso: a homossexualidade no Brasil, da colônia à atualidade. Rio de Janeiro: Record, 2007.

 

Literatura e estudos de gênero

Ementa: Estudo da literatura a partir de teorias feministas e de gênero, articuladas com dimensões histórico-sociais, de classe, raça, etnia e sexualidade.

Bibliografia básica

BRANDÃO, Izabel et al (Org.). Traduções da cultura: perspectivas críticas feministas (1970-2010). Florianópolis: EDUFAL, Editora da UFSC, 2017.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Tendências e impasses: o feminismo como crítica da cultura. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Pensamento feminista brasileiro: formação e contexto. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2019.

HOLLANDA, Heloísa Buarque de (Org.). Pensamento feminista hoje: perspectivas decoloniais. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2020.

BUTLER, Judith. Problemas de gênero: feminismo e subversão da identidade. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2008.

 

Estudos autorais comparados
Ementa: Estudo, numa clave comparativa, de obras de dois ou mais autores.
Bibliografia básica

BUESCU, Helena C. Grande angular: comparatismo e práticas de comparação. Lisboa: Fundação Calouste Gulbenkian, 2001. 

CARVALHAL, Tânia.  O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003. 

HUTCHEON, Linda. Uma teoria da paródia: ensinamentos das formas de arte do século XX. Trad. Teresa Louro Pérez. Lisboa: Edições 70, 1989.  

PAGEAUX, Daniel-Henri. Musas na encruzilhadaensaios de Literatura Comparada. Trad. Marcelo Marinho et alii. São Paulo: Hucitec; Santa Maria: Ed. UFSM, 2011.  

SCHIMIDT, Rita Terezinha (Org.) Sob o signo do presente: intervenções comparatistas. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010. 

 

Literatura, cinema e artes afins 
Ementa: Estudo dos aspectos teóricos, críticos e analíticos do campo literário em contato com o campo cinematográfico e outras artes, em perspectiva transdisciplinar e transcultural.
Bibliografia básica
CAHIERS DU CINÉMA. Site do Cahiers du Cinéma. In: <https://www.cahiersducinema.com/>. Acesso em 15 de abril de 2019.
EAGLETON, Terry.  Literary Theory. Oxford: Blackwell Publisher Limited, 1983. 
HAUSER, Arnold. História social da literatura e da arte. São Paulo: Martins Fontes, 2000. 
VANOYE, Francis; GOLIOT-LÉTÉ, Anne. Précis d'analyse filmique. Paris: Éditions Nathan, 1992.
XAVIER, Ismail. A experiência do cinema. São Paulo: Graal, 1983. 

 

Tópicos de Literatura Comparada I
Ementa: Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada dos pontos de vista teóricos e aplicados.
Bibliografia básica

CARVALHAL, Tânia.  O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.  

CASANOVA, Pascale. A República Mundial das Letras. Tradução Maria Appenzeller. São Paulo: Estação Liberdade, 2002.

DAMROSCH, David. World Literature in Theory (ed.). New York, United States: John Wiley & Sons, 2014.

MORETTI, Franco. Distant Reading. London; New York: Verso, 2013.

NITRINI, Sandra. Literatura comparada: história, teoria e crítica. São Paulo: Edusp, 2010.

 

Tópicos de Literatura Comparada II
Ementa: Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada dos pontos de vista teóricos e aplicados.

Bibliografia básica
CARVALHAL, Tânia.  O próprio e o alheio: ensaios de literatura comparada. São Leopoldo: UNISINOS, 2003.  

CHEVREL, YVES. La littérature comparée. 4.ed. Paris: Presses Universitaires de France, 1997.

COUTINHO, E. F.; CARVALHAL, T. F. Literatura comparada: textos fundadores. Rio de Janeiro: Rocco, 1994.  

MIGNOLO, Walter. Desobediencia epistémica. Retórica de la modernidad, lógica de la colonialidad y gramática de la descolonialidad. Ciudad Autonoma de Buenos Aires: Ediciones del Signo, 2014.

SAID, Edward. Cultura e imperialismo. São Paulo: Companhia da Letras, 2011. 

 

Tópicos de Literatura e Estudos Culturais

Ementa: Estágios iniciais, desdobramentos internacionais e nacionais, e perspectivas atuais das teorias dos Estudos Culturais no campo literário e artístico em geral. Análise de obras literárias e afins.

Bibliografia básica

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. Trad. Sandra Vasconcelos. São Paulo: Beca produções culturais, 1999.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. Kafka: para uma literatura menor. Tradução de Rafael Godinho. Lisboa: Assírio & Alvim, 2003.

EAGLETON, Terry. Teoria da literatura: uma introdução. Tradução de Waltensir Dutra. 6 ed. São Paulo: Marins Fontes, 2006.

SANTIAGO, Silviano. Uma literatura nos trópicos: ensaios sobre dependência cultural. 2a ed. Rio de Janeiro: Rocco, 2000.

SILVA, Tomaz Tadeu da (org.). Identidade e diferença. A perspectiva dos Estudos Culturais. Tradução de Tomaz Tadeu da Silva. Petrópolis: Vozes, 2000.

 

Seminários sobre Literatura Comparada e Estudos Culturais
Ementa: Estudos sobre tópicos de Literatura Comparada e/ou Estudos Culturais em suas múltiplas vertentes e dimensões.

Bibliografia básica

As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 3

Estudos Temáticos de Literatura, História e Sociedade
Ementa: Estudo de temáticas pertinentes às inter-relações entre literatura, história e sociedade.

Bibliografia básica

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura 1. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2003.

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

LIMA, Luiz Costa. História, ficção, literatura. São Paulo: Companhia das Letras, 2006.

LUKÁCS, György. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. Organização, introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Neto. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

SELIGMANN-SILVA, Márcio. História, memória, literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.  

 

Tópicos de literatura, história e sociedade I
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social.
Bibliografia básica

ADORNO, T. W. Notas de literatura I. Trad. Jorge M. B. de Almeida. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2003.    

BENJAMIN, W. Magia e técnica, arte e política. Trad. Sergio Paulo Rouanet. São Paulo: Brasiliense, 1996. 

BHABHA, Homi K. O local da cultura. Trad. Myriam Ávila, Eliana Lourenço de Lima Reis e Gláucia Renate Gonçalves. Belo Horizonte: UFMG, 2001.   

CANDIDO, A. Literatura e sociedade. 9. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2006.

SELIGMANN-SILVA, Marcio. História, memória, literatura. O testemunho na era das catástrofes. Campinas: Ed. Unicamp, 2003.  

 

Tópicos de literatura, história e sociedade II
Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social.
Bibliografia básica

ADORNO, Theodor W. Notas de Literatura 1. Trad. Jorge de Almeida. São Paulo: Editora 34; Duas Cidades, 2003.

BENJAMIN, Walter. Charles Baudelaire: um lírico no auge do capitalismo. Tradução de José Carlos Martins Barbosa e Hemerson Alves Baptista. 3.ed. São Paulo: Brasiliense, 2000. (Obras escolhidas III).

CANDIDO, Antonio. Literatura e sociedade. Rio de Janeiro: Companhia Editora Nacional, 11965.

LUKÁCS, György. Arte e sociedade: escritos estéticos 1932-1967. Organização, introdução e tradução de Carlos Nelson Coutinho e José Paulo Neto. 2.ed. Rio de Janeiro: Editora UFRJ, 2011.

SCHWARZ, Roberto. Sequências brasileiras: ensaios. São Paulo: Companhia das Letras, 1999.

 

Leitura, literatura e formação de leitores

Ementa: Estudo das práticas históricas de leitura.  Diferentes perspectivas teóricas sobre leitura literária e seus desdobramentos no ensino de literatura. A literatura para jovens leitores e a formação do gosto. Problematizações sobre recepção, mediação e circulação do livro.

Bibliografia básica

BORDINI, Maria da Glória & AGUIAR, Vera Teixeira de. Literatura: a formação do leitor – alternativas metodológicas. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1993.

CHARTIER, Roger. (org.) Práticas da leitura. São Paulo: Estação Liberdade, 2000.

HUNT, Peter. Crítica, teoria e literatura infantil. Tradução de Cid Knipel. Ed. rev. São Paulo: Cosac Naify, 2010.

ISER, Wolfgang. O ato de leitura. São Paulo: 34, 1999.

ROUXEL, Annie; LAGLADE, Gérard; REZENDE, Neide Luzia de. (org.). Leitura subjetiva e ensino de literatura. São Paulo: Alameda, 2013.

 

Seminários sobre literatura, história e sociedade

Ementa: Estudo das relações entre forma literária, história e processo social. A estrutura social, os valores e ideologias e as formas estéticas. Relação entre o autor, a obra e o público.

Referências: As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo(a) docente no semestre de oferta.