Disciplinas Área de Estudos Linguísticos

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 4

Cognição e linguagem

Ementa: Estudo da aquisição e processamento linguístico considerando processos cognitivos e mecanismos de compreensão e produção da linguagem.

Bibliografia básica

CROFT, William.; CRUSE, D. Alan. Cognitive linguistics. [Cambridge Textbooks in Linguistics]. Cambridge: Cambridge University Press, 2004.

GROSJEAN, F.; LI, P. The psycolinguistics of bilingualism. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.    

ORTEGA, Lourdes. Understanding Second Language Acquisition. London: Hodder Education, 2009.

 

Tópicos em cognição e linguagem

Ementa: Estudo de tópico específico sobre inter-relações entre cognição e linguagem
Bibliografia básica

CUENCA, Maria Josep. e HILFERT, Joseph. Introducción a la lingüística cognitiva. Barcelona, 1999.

GROSJEAN, F.; LI, P. The psycolinguistics of bilingualism. Oxford: Wiley-Blackwell, 2013.    

ORTEGA, Lourdes. Understanding Second Language Acquisition. London: Hodder Education, 2009.

 

Tipologia linguística

Ementa: Os estudos tipológicos linguísticos: conceitos, objetivos, métodos. Antecedentes históricos desses estudos tipológicos. Tipologia e outras Teorias Linguísticas.

Bibliografia básica

COMRIE, Bernard. Language Universals and Linguistic Typology. Syntax and Morphology. 2nd  Edition. Chicago: University of Chicago Press, 1989. 

CROFT, William. Typology and Universals. 2nd Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2003.

SHIBATANI, Masayoshi; BYNON, Theodora. Approaches to Language Typology. Oxford: Claredon Press, 1995.

 

Tópicos em tipologia linguística

Ementa: Estudo de tópicos e fenômenos linguísticos selecionados.

Bibliografia básica

COMRIE, Bernard. Language Universals and Linguistic Typology. Syntax and Morphology. 2nd  Edition. Chicago: University of Chicago Press, 1989. 

SHOPEN, Timothy. Language Typology and Syntactic Description. 2nd Edition. Cambridge: Cambridge University Press, 2007. Vols. I, II e III.

SONG, Jae Jung (ed.). The Oxford Handbook of Linguistic Typology. Oxford: Oxford University Press, 2011.

 

Descrição e análise linguística

Ementa: Problemas teóricos e práticos na descrição e análise de línguas naturais.

 Bibliografia básica

BYBEE, J.  Language change. Cambridge: Cambridge Press, 2015.

GIVON, T. Functionalism and grammar. Amsterdam/Philadelphia: John Benjamins, 1995.

TOMASELLO, M. Constructing a language: a usage-based theory of language acquisition. Cambridge/Longdon: Harvard University Press, 2003.

 

Tópicos em descrição e análise linguística

Ementa: Discussão de modelos de descrição e análise linguística.

Bibliografia básica

ALVES, Ieda Maria et al.. Estudos lexicais em diferentes perspectivas [recurso eletrônico] / organizado por. -- São Paulo: FFLCH/USP, 2009. p. 246-255. Disponível em: <http://www.usp.br/gmhp/publ/IVCOLOQUIO.pdf>.  Acesso em: 19 abr. 2019.

HOFFMANN, T; TROUSDALE, G. The Oxford Handbook of Construction Grammar. Oxford: Oxford University Press, 2013.

GOLDBERG, A.Constructions at work: the nature of generalization in language. Oxford: Oxford University Press, 2006.

SEKI, Lucy F. Gramática do Kamaiúra: Língua Tupi-Gurarani do Alto Xingu. Campinas/SP: Editora da Unicamp; São Paulo/SP: Imprensa Oficial, 2000. Disponível em: <https://amerindias.github.io/referencias/sek00kamaiura.pdf>.

TRAUGOTT, E.; TROUSDALE, G. Constructionalization and Constructional Changes. Oxford: Oxford University Press, 2013.

 

Multilinguismo e línguas em contato

Ementa: Análise de línguas em situação de contato linguístico. Mudanças linguísticas induzidas por contato.

Bibliografia Básica

AIKHENVALD, Alexandra. Language Contact in Amazonia. New York: Oxford University Press, 2010.

MATRAS, Yaron. Language Contact. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

VAN COETSEM, Franz. Loan phonology and the two transfer types in language contact. Dordrecht: Foris. 1988.

 

Tópicos em multilinguismo e línguas em contato

Ementa: Estudo de tópico específico sobre línguas em contato e multilinguismo.

Bibliografia Básica
(Em definição)

 

Seminários sobre Forma e funcionamento de línguas indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas (32h)

Ementa: Estudos sobre tópicos de Forma e funcionamento linguístico sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica
As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo/a docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 5

Tópicos em língua e cultura

Ementa: Problematização e discussão de concepções, princípios e procedimentos que norteiam os estudos sobre língua e cultura de diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica

ALIM, H. S.; RICKFORD, J. R.; BALL, A. F. (eds.). Raciolinguistics: how language shapes our ideas about race. New York: Oxford University Press, 2016

DURANTI, A. (ed.). A companion to Linguistic Anthropology. Oxford: Blackwell Publishing, 2004

SCHIEFFELIN, B.; WOOLARD, K. A.; KROSKRITY, P. V. (eds.). Language Ideologies: practice and theory.New York/Oxford: Oxford University Press, 1998

 

Aspectos socioculturais da linguagem

Ementa: Aportes teórico-metodológicos de fenômenos linguístico/discursivos/semióticos/ideológicos emergentes na intersecção entre língua, sociedade e cultura em diferentes escalas espaço-temporais.

Bibliografia básica

PRATT, Mary Louise. Arts of contact zone. Profession, p. 33-40, 1991.

SCOLLON, Ron; SCOLLON, Suzie Wong. Discourses in place. Language in the material world. London e New York: Routledge, 2003.

SILVERSTEIN, Michael. Indexical order and the dialectics of sociolinguistic life. Language & Communication, n. 23, p. 193-229, 2003. 

 

Tópicos em aspectos socioculturais da linguagem

Ementa: Tópicos sobre temas dos estudos culturais contemporâneos (tais como: raça, gênero, classe social, migrações, etc.) em relação à educação linguística, cultura letrada e manifestações culturais.

Bibliografia básica

COLLIN, James; SLEMBROUCK, Stef; BAYNHAM, Mike (Ed.). Globalization and language in contact. Scale, migration, and communicative practices. London: Continuum, 2009.

HANK, William F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008.

KILOMBA, Grada. Plantation memories – episodes of everyday racismo. Unrast-Verlag, Münster, 2010.

 

Aspectos interculturais da linguagem

Ementa: Concepções e abordagens aplicadas de interculturalidade na análise e compreensão de fenômenos linguísticos.

Bibliografia básica

MIGNOLO, Walter; WALSH, Catherine. On decoloniality – concepts, analytcs, práxis. Durhan/Londom: Duke University Press, 2018.

RESTREPO, Eduardo. Intervenciones en teoria cultural. Popayán-Colombia: Editorial Universidad del Cauca, 2012. Disponível em: <http://www.ram-wan.net/restrepo/documentos/intervenciones%20en%20teoria%20cultural-libro.pdf>.

SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. The Goan Patient (or the Impatient Goan): A Cultural Speculation. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies. V. 7, 2018, pp. 413-433.   

 

Tópicos em aspectos interculturais da linguagem

Ementa: Tópicos contemporâneos sobre interculturalidade, multilinguismo, plurilinguismo, bilinguismo e outras abordagens da diversidade linguística e cultural.

Bibliografia básica

AMAN, Robert. Decolonizing intercultural education: colonial differences, the geopolitics of knowledge, and interepistemic dialogue. New York: Routledge, 2017.

SMITH, Linda Tuhiwai; TUCK, Eve; YANG, K. Wayne. Indigenous and Decolonizing Studies in Education - mapping the LongView. New York/London: Routledge, 2019.

SOUZA, Lynn Mario T. Menezes de. The Goan Patient (or the Impatient Goan): A Cultural Speculation. InterDISCIPLINARY Journal of Portuguese Diaspora Studies. V. 7, 2018, pp. 413-433.   

 

Linguística diacrônica

Ementa: História e mudanças nas línguas.

Bibliografia Básica:

CAMPBELL, Lyle. Historical Linguistics: an Introduction. Cambridge, MASS: MIT Press, 1997

COSERIU, Eugenio. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança linguística. Rio de Janeiro: Presença\EDUSP, 1979. 

WEINREICH, Uriel; LABOV, William & HERZOG, Marvin I (1968). Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2006 (1a ed. 1968). 

 

Tópicos em linguística diacrônica

Ementa: Análise de estudos diacrônicos e sincrônicos das línguas

Bibliografia Básica:

CAMPBELL, Lyle. Historical Linguistics: an Introduction. Cambridge, MASS: MIT Press, 1997

COSERIU, Eugenio. Sincronia, diacronia e história: o problema da mudança linguística. Rio de Janeiro: Presença\EDUSP, 1979. 

WEINREICH, Uriel; LABOV, William & HERZOG, Marvin I (1968). Fundamentos empíricos para uma teoria da mudança linguística. Tradução de Marcos Bagno. São Paulo: Parábola, 2006 (1a ed. 1968).

 

Seminários sobre Linguagem, sociedade e cultura (32h)

Ementa: Estudos sobre tópicos de Linguagem, sociedade e cultura, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica
As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo/a docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 6

Ensino e aprendizagem de línguas adicionais

Ementa: Estudo e discussão sobre processos de ensino e aprendizagem de línguas, envolvendo diferentes teorias, métodos e abordagens.

Bibliografia básica

ELLIS, R. Understanding Second Language Acquisition. Oxford: Oxford University Press, 1985.

MCLAUGHLIN, B. Theories of Second-Language Learning. New York: Edward Arnold, 1987.

SCARCELLA, R. C.; OXFORD, R. L. The Tapestry of Language Learning. Boston: Heinle & Heinle Publishers, 1992.

 

Tópicos em ensino e aprendizagem de línguas adicionais

Ementa: Estudo de tópico específico envolvendo teorias, métodos e abordagens no ensino e aprendizagem de línguas.

Bibliografia básica

FIGUEIREDO, F. J. Q. de. Vygotsky: a interação no ensino/aprendizagem de línguas. São Paulo:
Parábola, 2019.

GASS, Susan; SELINKER, Larry. Second Language Acquisition - an Introductory Course – third edition. New Yourk: Routledge, 2008.

VAN PATTEN, Bill; WILLIAMS, Jessica. Theories in Second Language Acquisition – An Introduction – 2 nd edition. New York: Routledge, 2015.

 

Praxiologias críticas na formação de professoras/es de línguas adicionais

Ementa: Estudo e problematização de praxiologias críticas na formação de professoras/es de línguas adicionais.

Bibliografia básica

KUMARAVADIVELU, Bala. Language teacher education for a global society. New York, Routledge, 2012. 149p.

MATEUS, Elaine; TONELLI, Juliana Reichert Assunção Tonelli. (Org.). Diálogos (im)pertinentes entre formação de professores e aprendizagem de línguas [livro eletrônico]. São Paulo: Blucher, 2017. 224p.

PESSOA, Rosane R.; SILVESTRE, Viviane P. V.; MONTE-MÓR, Walkyria. (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. 280p.


Tópicos em praxiologias críticas na formação de professoras/es de línguas adicionais

Ementa: Estudo e problematização de tópico específico envolvendo praxiologias críticas na formação de professoras/es de línguas adicionais.

Bibliografia básica

APPLE, Michael W.; AU, Wayne; GANDIN, Luis Armando (org.). Educação crítica: uma análise internacional. Porto Alegre: ArtMed, 2011. 548p.

MAGNO-E-SILVA, Walkyria; SILVA, Wagner R.; CAMPOS, Diego M. (Org.). Desafios da formação de professores na Linguística Aplicada. 1 ed. Campinas, SP: Pontes, 2019. 277p.

PESSOA, Rosane R.; SILVESTRE, Viviane P. V.; MONTE-MÓR, Walkyria. (Org.). Perspectivas críticas de educação linguística no Brasil: trajetórias e práticas de professoras(es) universitárias(os) de inglês. São Paulo: Pá de Palavra, 2018. 280p.

SILVA, Kleber A. da; ARAGÃO, Rodrigo C. (Org.). Conversas com formadores de professores de línguas: avanços e desafios. Campinas: Pontes, 2013. 397p.

 

Habilidades e competências em línguas adicionais

Ementa: Estudo de habilidades e competências e discussão sobre questões culturais e identitárias em contextos de ensino-aprendizagem de línguas adicionais

Bibliografia básica

AMAN, Robert. Decolonizing intercultural education: colonial differences, the geopolitics of knowledge, and interepistemic dialogue. New York: Routledge, 2017. 

MACEDO, Donaldo (Ed.).  Decolonizing foreign language education: the misteaching of English and other colonial languages. New York: Routledge, 2019.

RISAGER, Karen. Language and culture; global flows and local complexity. Clevedon: Multilingual Matters, 2006.

 

Tópicos em habilidades e competências em línguas adicionais

Ementa: Estudo de tópico específico envolvendo habilidades e competências no processo de ensino-aprendizagem de línguas adicionais.

Bibliografia básica

LONG, M. H.; DOUGHTY, C.J. (eds.). The handbook of language teaching. Blackwell Publishing Ltd, 2011.

TOKOWICZ, N. Lexical processing and second language acquisition. Invited contribution to P. Robinson (Ed.), Cognitive Science and Second Language Acquisition Book Series. New York: Routledge, 2014.

 

Seminários sobre Ensino e aprendizagem de línguas adicionais (32h)

Ementa: Estudos sobre tópicos de ensino e aprendizagem de línguas adicionais, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica
As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo/a docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 7

Língua, texto, discurso no ensino-aprendizagem de língua portuguesa

Ementa: Língua, texto e discurso, teorias e relações com ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Bibliografia básica

BAKHTIN, M. M. Questões de estilística no ensino da língua. São Paulo, SP: Editora 34, 2014.

MARCUSCHI, L. A. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008.

ORLANDI, E. Interpretação: autoria leitura e efeitos do trabalho simbólico. 5. ed. São Paulo: Pontes, 2020

 

Formação docente em língua portuguesa.

Ementa: Formação docente e processos estratégicos fundamentais de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Bibliografia básica

BAKHTIN, M. Estética da Criação Verbal. Trad. P. Bezerra. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BUNZEN, C. e MENDONÇA, M. Múltiplas Linguagens para o Ensino Médio. São Paulo Parábola, 2013.

SIGNORINI, I. (org.). (re)Discutir texto, gênero e discurso. São Paulo: Parábola, 2008.

 

Tópicos em formação docente no ensino de língua portuguesa

Ementa: Discussão de tópicos específicos dos processos estratégicos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Bibliografia básica

CASSEB-GALVÃO, V.C; NEVES, M. H.M. (Org.). O todo da língua. São Paulo: Parábola, 2017.

ROJO, R. (org).  A prática de linguagem em sala de aula: praticando os PCNs. São Paulo: Educ e Campinas, SP: Mercado de Letras, 2000.

ZABALA, A. A Prática Educativa: Como ensinar. Tradução Ernani F. da Rosa. Porto Alegre: Artmed, 1998.

 

Letramentos em contextos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Ementa: letramentos e multiletramentos em contextos de ensino aprendizagem de língua portuguesa

Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Organização, tradução, posfácio, notas e glossário de Paulo Bezerra; notas da edição russa de Serguei Botcharov. São Paulo, Editora 34, 2016.

ROJO, R; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

DUDENEY; HOCKLY E PEGRUM. Letramentos digitais. Trad: M. Marcionilo. São Paulo: Parábola, 2016.

 

Análise Linguística nos contextos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Ementa: Análise linguística e gramática em contextos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa. Princípios teórico-metodológicos e didatizações.

Bibliografia básica

BEZERRA, M. A.; REINALDO, M. A. Análise Linguística: afinal, a que se refere? São Paulo: Cortez, 2013.

FRANCHI, C. Linguagem- atividade constitutiva. Revista do Gel, n. especial, p. 37-74, 2002. Disponível em: <https://revistadogel.emnuvens.com.br/rg/article/view/280/185>. Acesso em: 2 dez. 2020.

DA SILVA, Alexsandro. Entre "ensino de gramática" e "análise linguística”. Recife/PE: Novas Edições Acadêmicas, 2016.

SOUSA FILHO, S. M. Gêneros Discursivos e Análise Linguística no Ensino de Línguas. Campinas, SP: Pontes, 2015.

 

Questões culturais e identitárias e relações com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa

Ementa: Discussão de questões culturais e identitárias em relações com o ensino-aprendizagem de língua portuguesa.

Bibliografia básica

SIGNORINI, Inês; FIAD, Raquel Salek. (Orgs). Ensino de língua: das reformas, das inquietações e dos desafios. Belo Horizonte: Ed. da UFMG, 2012. 

BURITY, Joanildo (Org.). Cultura e identidade: perspectivas interdisciplinares. Rio de Janeiro: DP&A, 2002.  

HALL, S. Da diáspora: identidades e mediações culturais. Belo Horizonte: EDUFMG, 2003.

HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 1998.

TADEU DA SILVA, T. A produção social da identidade e da diferença. In: TADEU DA SILVA, T. (org.) Identidade e Diferença: a perspectiva dos estudos culturais. Petrópolis: Vozes, 2000, p. 81-102.

  

Seminários sobre ensino-aprendizagem de língua portuguesa (32h)

Ementa: Estudos sobre tópicos de ensino-aprendizagem de língua portuguesa, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica
As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo/a docente no semestre de oferta.

 

DISCIPLINAS DA LINHA DE PESQUISA 8

Língua/história/sujeito

Ementa: Discussão e inter-relação de teorias sobre língua, texto e discurso no processo de constituição do sujeito no contexto sócio-histórico

Bibliografia básica

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. 6. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2012.

PÊCHEUX, M. O discurso: estrutura ou acontecimento. Campinas, SP: Pontes, 2006.

VOLOCHINOV, V. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. Trad. do russo: Sheila Grillo e Ekaterina Vólkova Américo. São Paulo: Editora 34, 2017.

 

Tópicos em língua/história/sujeito

Ementa: Tópicos específicos na relação entre teorias sobre língua, texto e discurso no processo de constituição do sujeito no contexto sócio-histórico.

Bibliografia básica

BAKHTIN, Mikhail. Para uma filosofia do ato responsável. São Carlos: Pedro e João Editora, 2016.

FOUCAULT, M. A ordem do discurso: aula inaugural no Collège de France pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Trad. de Laura Fraga de Almeida Sampaio. 3. ed. São Paulo: Edições Loyola, 1996. Disponível em <https://moodle.ufsc.br/pluginfile.php/1867820/mod_resource/content/1/FOUCAULT%2C%20Michel%20-%20A%20ordem%20do%20discurso.pdf>

PERELMAN Chaïm & OLBRECHT-TYTECA . Tratado da argumentação: A Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

 

Teorias do texto e do discurso

Ementa: Teorias do texto e do discurso no contexto sócio-histórico e sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.

Bibliografia básica

BRANDÃO, H. N. Introdução à Análise do Discurso. 3. ed. Campinas, SP: Unicamp, 2017.

FOUCAULT. M. A arqueologia do saber. 3. ed. Tradução de Luiz Felipe Baeta Neves. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

ORLANDI, E. P. Discurso e texto: formulação e circulação dos sentidos. 4. ed. Campinas, SO: Pontes, 2012.

 

Tópicos em teorias do texto e do discurso

Ementa: Tópicos específicos em teorias do texto e do discurso no contexto sócio-histórico e sua relação com os diversos discursos presentes na sociedade.

Bibliografia básica

BRAIT, B. (org.) Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo, Contexto, 2005.

GREGOLIN, M.R.V. A análise do discurso: conceitos e aplicações. Revista Alfa, São Paulo, v. 39, 1995. Disponível em: <http://alsafi.ead.unesp.br>.

PERELMAN Chaïm e OLBRECHT-TYTECA. Tratado da argumentação: A Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 2014.

 

Historiografia linguística

Ementa: A metodologia da historiografia linguística, principais teóricos, princípios epistemológicos: imanência, contextualização, fontes.

Bibliografia básica

SAUSSURE, Ferdinand de. Cours de linguistique générale. Paris: Payot, 1995.

MEILLET, Antoine. Linguistique historique et linguistique générale. Paris: Edouard Champion, 1921.

HJELMSLEV, Louis. Principes de grammaire générale. Copenhague: Hovedkommissionar, 1928.

BLOOMFIELD, Leonard. Language. Londres: Copton, 1933.

 

Conceitos e métodos dos estudos da linguagem

Ementa: Conceitos e métodos dos estudos da linguagem, sob diferentes perspectivas.

Bibliografia básica

BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I e II. Campinas- SP: Pontes, 1976 e 1989.

GREIMAS, Algisdas Julien. Semântica Estrutural. São Paulo: Cultrix, 1966.

WHITNEY, William D. La vie du langage. Paris: Germer, 1875.

 

Discurso e sociedade

Ementa: Estudo de enunciados em relação com o meio social, histórico e cultural na perspectiva de contextos forenses e/ou ecossistêmicos.

Bibliografia básica

COUTO, Elza Kioko N. N. FERNANDES, Eliane M. da Fonseca. Análise do discurso ecossistêmica: teoria e prática*. Brasília: Universidade de Brasília / Pós-graduação em Linguística, 2021, 79p., ISBN 978-65-994624-0-5. E-book disponível em: http://www.ecoling.unb.br/images/ADE.pdf

DAMASIO, A. A estranha ordem das coisas: As origens biológicas dos sentimentos e da cultura. Trad. Laura Teixeira Mota. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.

MATURANA, H.R. & VARELA, F.J – A Árvore do Conhecimento: as bases biológicas da compreensão humana. Tradução; Humberto Mariotti e Lia Diskin. São Paulo, Pala Athenas, 2001. HALBWACHS, Maurice. A Memória Coletiva. Tradução de Beatriz Sidou. 2ª ed. São Paulo: Ed. Centauro, 2013.

TUAN, Yu-Fu. Espaço e lugar: a perspectiva da experiência. (Trad. Lívia de Oliveira) São Paulo: Difel, 1983.

 

Retórica e Argumentação

Ementa:  Propiciar visão panorâmica das principais perspectivas teóricas ligadas aos estudos da Retórica e da Argumentação, com foco em questões sociais da atualidade.

Bibliografia básica

GRÁCIO, R. A. Teorias da argumentação. Coimbra: Grácio Editor, 2012.
PERELMAN Chaïm & OLBRECHT-TYTECA . Tratado da argumentação: A Nova Retórica. São Paulo: Martins Fontes, 1999.
REBOUL, O. Introdução à retórica. Tradução de I. C. Benedetti. São Paulo: Martins Fontes, 2004.
TOULMIN. S. Os usos do argumento. Tradução de R. Guarany. São Paulo: Martins Fontes, 2001

 

Seminários sobre língua, texto e discurso (32h)

Ementa: Estudos sobre tópicos em língua, texto e discurso, sob diferentes perspectivas teórico-metodológicas.

Bibliografia básica
As referências variam de acordo com o enfoque dado pelo/a docente no semestre de oferta.