Profa. Dra.  Maria do Socorro Pimentel

Docente do PPGLL é mais uma vítima fatal da Covid 19

A Profa. Maria do Socorro Pimentel da Silva não resistiu a complicações da covid e nos deixou hoje, 03 de maio de 2021, após semanas de muita luta.

O PPGLL, o  Núcleo Takinahakỹ, a Faculdade de Letras e a Universidade Federal de Goiás perdem uma pesquisadora de renome internacional, responsável por pesquisas inovadoras e fundamentais na área de formação intercultural de docentes indígenas.

Mas isso, sendo muito, é pouco a dizer a respeito de Socorro. Uma pessoa queridíssima que formou turmas e turmas de professoras e professores, que aliou pesquisa, pedagogia e intervenção concreta na vida daqueles que tiveram a grande oportunidade de tê-la como professora.

Poucos/as são aqueles/as que aliaram tão bem e com tanto vigor concepção teórica, pedagógica e humana como fez Socorro. Defendeu ativamente a autonomia dos povos indígenas, colaborou para a transmissão e expansão do conhecimento entre diferentes populações, fomentou iniciativas voltadas à organização e comercialização da produção artesanal e agrícola que geram renda, aumentando as possibilidades de escolha das comunidades a respeito de que aspectos de suas vidas desejam melhorar.

Socorro realizou um trabalho intenso, vigoroso, essencial e inspirador. Será uma referência para todos nós sempre! Que seus parentes, amigas e amigos recebam o abraço fraterno e os mais sinceros sentimentos deste Programa de Pós-Graduação que ela, ao lado de outros e outras colegas, ajudou a construir e consolidar.