Notícia

Primeira pesquisadora trans do PPGLL defende sua dissertação

A defesa ocorrerá no dia 9 de janeiro de 2023, às 14h30, pelo Google Meet.

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás se orgulha em convidar a comunidade universitária e civil em geral para a DEFESA DE DISSERTAÇÃO DE MESTRADO de nossa primeira pesquisadora trans, Liara Oliveira Magalhães, intitulada: NÓS POR NÓS: REPRESENTAÇÃO E AUTORIA TRANS E TRAVESTI NA ANTOLOGIA SUBVERSIVES, DE DANIELE CAVALCANTE, sob orientação do Prof. Dr. Jorge Alves Santana.

Essa pesquisa de Mestrado trata da análise da coletânea de contos Subversives (2022) organizada por Daniele Cavalcante. Suas linhas de análise apontam para a construção de identidades trans e travestis contando histórias de seus universos de subjetivações, bem como de universos mais amplos, heterogêneos, variados e sempre conectados ao tecido sociocultural da Literatura Brasileira Contemporânea, bem como à sociedade que lhe dá origem.

De acordo com a pesquisadora: “Essas histórias, fugindo do imaginário cisgênero da identidade trans e travesti como uma sentença de morte prematura, constroem mundos nos quais seus personagens existem, resistem e vivem sem, necessariamente, discutir apenas sua transgeneridade.”

Pelo caráter da pesquisa robusta em relação à temática da pluralidade de subjetivações no campo da pesquisa acadêmica, bem como em relação às questões de ordem social, política, cultural e jurídica de nossa sociedade brasileira, contamos com sua presença.

 

Data: 9 de janeiro de 2023, às 14h30.

A defesa ocorrerá de modo online em uma sala do Google Meet. Por questões de segurança, enviaremos o link da sala para quem o solicitar, com a devida identificação prévia.

 

RESUMO: Este trabalho investiga, primordialmente, três frentes: em primeiro lugar, utilizando a pesquisa de Regina Dalcastagnè (2012), é discutido o estado da literatura brasileira contemporânea e quem são aqueles que têm voz dentro de um mercado tão homogêneo. Em segundo lugar, a importância de sujeitos pertencentes a grupos historicamente marginalizados contarem suas próprias histórias e, por fim, a construção de identidades trans e travestis no livro Subversives, lançado pela Editora Triquetra em 2022 e organizado por Daniele Cavalcante. O livro, uma antologia de contos escritos por autores trans e travestis, é uma obra de literatura fantástica, em especial do fantástico urbano. Para a construção e realização deste trabalho os contos do livro foram analisados em três formas diferentes: em sua construção literária, em como as identidades dos personagens e autores dialogam com as identidades dos leitores trans e travestis e em quais referências transmídias as pessoas autoras se apoiam para contar e enriquecer sua história. Como fundamentação teórica para as questões de gênero, foram utilizados Judith Butler (2003) e seu conceito de matriz heterossexual; Stuart Hall (2006), com seu conceito de novas identidades e Berenice Bento (2008), com suas considerações sobre a experiência identitária da transgeneridade. Além de autores como Michel Foucault (2009), Donna Haraway (2009) e Giorgio Agambem (2010) para devidos aprofundamentos nas questões literárias e também nas construções dos textos. Palavras-Chave: Subversives; Daniele Cavalcante; Literatura Trans; Literatura contemporânea brasileira.

Kategorien: Notícias Noticias