
Informação sobre trabalhos do PPGLL com estudantes e egressos surdos
Desde 2019, o Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL/FL/UFG) tem traduzido todos os seus editais para a língua brasileira de sinais (Libras) e ofertado vagas para surdos, atendendo aos princípios trazidos na Resolução Consuni 29/2008, atualizada pela Resolução Consuni/UFG n. 98/2021, que trata do Programa UFG Inclui, e reiterada pela Resolução Consuni/UFG nº 198, de 26 de maio de 2023, que trata especificamente das ações afirmativas para a pós-graduação na UFG.
A realização da tradução do edital e do regimento interno do PPGLL para Libras, bem como a interpretação de todas as atividades, visando garantir a acessibilidade linguística dos pós-graduandos surdos (em disciplinas, reuniões, orientações, qualificações e defesas), são possíveis graças à parceria com a equipe de tradutores e intérpretes de Libras da UFG, que desde julho de 2022, é representada pelo Núcleo de Estudos e Práticas em Tradução e Interpretação de Libras (NEPTILS).
Esta política afirmativa tem proporcionado a formação de pessoas surdas com alta qualidade, tanto para o Mestrado, quanto para o curso de Doutorado na Faculdade de Letras/UFG.
Em 2022, tivemos a primeira Defesa de Dissertação, da Mestre Waléria Corcino de Oliveira, e, em 2023, o PPGLL/FL/UFG está com vários estudantes surdos cumprindo suas etapas de formação exigidas.
No dia 06 de julho de 2023, a mestre Laura de Pina Ferreira Brito defendeu sua Dissertação intitulada “As palavras ficam adormecidas e um dia elas acordam: articulação entre atos e modos de significação de mundo em geo-ontoepistemologias surdas”, a qual foi orientada pela professora Dra. Tânia Ferreira Rezende e Coorientada pelo professor Dr. Hildomar José de Lima.
E, no dia 31 de julho de 2023, a estudante surda Cleidiane Alves da Silva, que é professora da rede estadual de educação em Goiás, defenderá sua dissertação intitulada “A visão de professores surdos sobre o processo de produção de materiais didáticos para o ensino de Libras para ouvintes no formato de vídeos” às 19:00 no miniauditório da Faculdade de Letras. A mestranda é orientada pela professora Dra. Juliana Guimarães Faria.
Ainda, em agosto deste ano, outros estudantes surdos estão com previsão de defesa de mestrado, ou qualificação dos seus trabalhos, como o mestrando Anderson Taveira Santana, orientado pela professora Dra. Mônica Veloso Borges, Carlos Henrique de Souza França, orientado pela Professora Dra. Gláucia Vieira Cândido e coorientado pela professora Dra. Mariângela Estelita Barros, Rayana Nyelle Machado Martins, orientada pela professora Dra. Rosângela Aparecida Ribeiro Carreira e Joanilson Luiz Faleiro da Silva, orientado pela professora Dra. Juliana Guimarães Faria.
Desejamos que os estudantes e egressos surdos do PPGLL/FL/UFG possam desempenhar com qualidade suas atividades profissionais, em prol de uma sociedade mais justa e igualitária. O PPGLL/FL/UFG, e toda a Faculdade de Letras, tem se empenhado para cumprir seu papel social, com ações afirmativas, tão necessárias para a nossa sociedade.