Pontos de Fuga (2023).2.png

Livro organizado por professoras do PPGLL é publicado

Publicação é resultado da sistematização por escrito das discussões promovidas nas Jornadas de Estudos da Linguagem do PPGLL/FL/UFG

Nos últimos dias da era presencial, a professora Tânia Rezende propôs que oferecêssemos juntas uma disciplina na pós para receber mulheres de diferentes áreas das Letras e do Brasil para um “grande encontro”, um encontro intercultural e não apenas multicultural, que nos oferecesse um passo a mais rumo aquilo que Franz Fanon chamou de descolonização do pensamento (Os Condenados da terra, 1961). A disciplina nos exigiria apenas 16 aulas, mas eram tantas pessoas, perspectivas e corpos dispostos ao debate que se transformou em uma Jornada, um evento com 96 horas de atividades e que nos ofereceu um ponto de fuga em plena pandemia de covid-19. A Jornada foi apoiada pelo Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, de que este livro é o resultado.

Apesar das muitas dores e perdas que sofremos ao longo desse período, penso sempre em bell hooks: “Se tivermos medo de nos enganar, de errar, se estivermos a nos avaliar constantemente, nunca transformaremos a academia num lugar culturalmente diverso, onde tanto os acadêmicos quanto aquilo que eles estudam abarquem todas as dimensões dessa diferença” (Ensinando a transgredir, 2017, p. 49).

O livro Pontos de fuga em plena pandemia, que ora vem a público, organizado por nós, Tânia Ferreira Rezende e Tarsilla Couto de Brito, é uma sistematização por escrito das discussões promovidas nas Jornadas de Estudos da Linguagem do Programa de Pós- Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás, evento promovido pelo PPGLL/UFG e coordenado pelas mesmas professoras. As discussões foram realizadas no modo remoto, em forma de lives de curta duração, com diferentes temáticas, e de minicursos sobre escritoras brasileiras, de diversos países latino- - americanos e africanos, com renomadas estudiosas do assunto.

Tarsilla Couto de Brito

Acesse o livro na íntegra aqui

Kategorien: Livro PPGLL