Ação de Internacionalização do PPGLL (Universitat Oberta da Catalunya)

Nos dias 10 a 19 de janeiro de 2024, o PPGLL/UFG recebeu a professora visitante Inés Martíns da Universitat Oberta da Catalunya (UOC) – Barcelona/Espanha a partir de recursos do PPGLL/FL/UFG oriundos do Proex/Capes.

A professora visitante ministrou a disciplina condensada “Seminários sobre ensino e aprendizagem de língua adicionais”, com 32 horas, em colaboração com a professora Juliana Guimarães Faria, entre os dias 15 e 19 de janeiro de 2024. A disciplina contou não só com alunos do PPGLL/FL/UFG, mas também atraiu a participação de pós-graduandos de outras universidades.

IMG_8036.JPG      IMG_8044.JPG

Fonte: Arquivo pessoal da professora Juliana com estudantes matriculados na disciplina “Seminários sobre ensino e aprendizagem de línguas adicionais” – 2024.

Além de ministrar a disciplina de forma colaborativa, a professora Dra. Inés Martíns também participou de reuniões com a chefia do Departamento de Libras e Tradução da FL/UFG e com Secretaria de Inclusão da UFG, com a intenção de abertura de diálogo sobre a viabilidade de celebração de um convênio futuro com a UFG, para desenvolvimento de projetos de pesquisa e de transferência de conhecimento.

IMG_8031.JPG      IMG_7946.JPG

Fonte: Arquivo pessoal da professora Juliana Guimarães Faria, com a professora Inés Martins, Layane Rodrigues de Lima, Hildomar José de Lima e Luciana de Oliveira Dias.

A colaboração estabelecida entre o PPGLL/FL/UFG e a Dra. Inés Martins não é recente, visto que desde 2019 tem publicado artigos em conjunto com a professora Juliana Guimarães Faria, e, em 2023, o PPGLL apoiou a publicação de um livro pela editora Cegraf UFG, que foi organizado pelas duas professoras, intitulado “Relatos e reflexões sobre a educação a distância: um diálogo entre Brasil e Espanha”.

Ainda, a visita já tem trazido resultados para o PPGLL/FL/UFG, visto que as professoras produziram um artigo científico relatando a experiência vivida na disciplina, que foi ofertada em Janeiro/2024, o qual foi submetido e já obteve aprovação (aguardando publicação) na Revista Revelli (ISSN 1984-6576), intitulado “Uso da cartografia visual como estratégia de coleta de dados com participantes surdos em pesquisas qualitativas”. Ainda, a professora Juliana Guimarães Faria foi convidada pela UOC para participar de uma mesa redonda virtual, em que proferiu uma comunicação no dia 15 de março de 2024, para professores e servidores da UOC, intitulada “Atención a estudiantes con discapacidades en la universidad”. Nesta mesa redonda virtual, aproveitaram para também tratarem da viabilidade da celebração de um convênio entre as duas instituições.