Capturar.PNG

Livro organizado por Professores do PPGLL é publicado pela Cegraf/UFG

Publicação foi financiada com recursos viabilizados pela Direção da Faculdade de Letras, na gestão de Jamesson Buarque de Souza

Intitulado Ensaios sobre Literatura, Estudos de Gênero e Teoria Queer, o livro organizado pelo Coordenador do Programa Pós-Graduação em Letras e Linguística (PPGLL) da UFG, Flávio Pereira Camargo, e pelo Professor Paulo Antônio Vieira Júnior (FL/PPGLL/UFG), foi publicado pela Cegraf UFG.

A obra celebra vinte anos de parceria e colaboração entre os organizadores, cuja trajetória acadêmica se iniciou em 2003, quando ainda eram estudantes de graduação no antigo Campus Avançado da UFG, em Catalão. Desde então, os organizadores mantiveram uma relação contínua, com encontros esporádicos e trocas de conhecimento, que evoluíram ao longo dos anos para colaborações acadêmicas mais profundas, culminando na publicação deste livro.

Ao longo de suas carreiras, os organizadores desenvolveram pesquisas de mestrado e doutorado no PPGLL/UFG, sempre mantendo diálogos sobre temas recorrentes na área dos Estudos Literários, como autoria feminina, erotismo, homoerotismo, teoria queer, autoria negra e reflexões decoloniais e afrocentradas. Essas questões, de grande interesse entre estudantes de graduação e pós-graduação, têm sido abordadas em disciplinas oferecidas pelos organizadores, atraindo um público significativo.

A ideia para o livro surgiu em meados de 2023, a partir da necessidade de aprofundar a discussão sobre esses temas emergentes. Ensaios sobre Literatura, Estudos de Gênero e Teoria Queer não é apenas uma compilação de pesquisas, mas uma obra que reflete o comprometimento dos organizadores com questões literárias contemporâneas e com a formação crítica de novos pesquisadores.

Confira aqui o livro na íntegra.