Notícia

Professora do PPGLL lança livro sobre o Nheengatu e divulga em Belém, Tefé e no Museu Antropológico

Considerada a língua de maior expansão territorial no Amazonas, o Nheengatu foi usado até o século XIX em diversos rios da bacia Amazônica, espalhando-se pelo rio Amazonas, Tapajós, Solimões, e Rio Negro

Para se ter uma ideia, a língua até meados do século XIX, o Nheengatu era a língua mais falada em cidades como Belém e Manaus. No entanto, no século XIX, o Nheengatu perdeu espaço para o Português como língua franca, e agora resiste no Alto do Rio Negro, com uma população de mais de 5.000 falantes.

Em Variedades de Nheengatu no Amazonas | Cegraf UFG, as professoras Raynice Silva (UFSC/UFAM), Aline Cruz (UFG) e Michelle Lima-Schwade (UFAM) descobriram variedades de Nheengatu que, até então, pareciam estar extintas, como o Nheengatu do Médio Amazonas, que conta com uma família de falantes idosos, e o Nheengatu do Solimões, que conta com alguns lembradores. No livro, as professoras contam um pouco sobre a história das variedades de Nheengatu, com foco na descrição de cada variedade. 

Para divulgar o livro, a Professora Aline Cruz realizou a conferência de encerramento do Simpósio Língua e Sociedade, no X Amazônicas, realizado entre os dias 11 e 15 de agosto de 2025, na UFPA, em Belém, onde ocorreu o lançamento do livro. Para Aline Cruz, foi bastante significativo poder lançar o livro em Belém, cidade que ao ser fundada em 1616, marca também o início da expansão da língua geral amazônica (que depois passa a ser chamada de Nheengatu) pelos rios amazônicos. 

aline2
Professora Aline Cruz em conferência do Simpósio Língua e Sociedade, realizado na UFAM

 

Em seguida, ministrou uma palestra “Um Nheengatu para cada região”, na cidade de Tefé, no coração do Rio Solimões no Estado do Amazonas,  a convite do Comitê Organizador do II SINELL - Simpósio Nacional de Estudos Linguístico e Literários, realizado entre os dias 02 e 04 de setembro, na Universidade do Estado do Amazonas. Ainda durante sua estada em Tefé, Aline Cruz participou da mesa redonda “Diversidade(s) Linguística(s) em Foco” no Congresso Nacional de Ligua[gens] e Diversidades: repensando ensino, pesquisa e extensão, realizado de forma online pela UFAC – Campus Floresta (Cruzeiro do Sul), em parceria com a UFRJ.

 


aline1
Professora Aline Cruz durante a palestra na UEA, em Tefé, no Amazonas

Agora, chega a vez da nossa cidade também conhecer o livro Variedades de Nheengatu no Amazonas | Cegraf UFG. No dia 23 de setembro, durante a Primavera dos Museus, a Professora Aline Cruz participará da cerimônia de lançamento de livros do Museu Antropológico, e logo em seguida, apresentará um pouquinho da história do Nheengatu em mesa redonda sobre línguas indígenas na história do Brasil. 

资源: Aline da Cruz

类别: Evento Científico Livro línguas indígenas