Ementas

Ementas das Disciplinas

Estudos Lingüísticos

Código Disciplina Carga Horária Ementa
PRA-29 Pragmática 60h Estudos introdutórios das teorias pragmáticas contemporâneas.
LC-2-01 A interculturalidade na aprendizagem de uma L2 60h Estudo da aprendizagem da LC-2 focalizando aspectos socioculturais que decorrem da relação de pertença das diferentes comunidades lingüísticas-culturais.
ALE-02 Aquisição da língua escrita. 60h Traçar o panorama dos paradigmas de aquisição da língua oral e escrita, as relações entre língua oral e escrita, tanto em L1 para crianças não indígenas, como em L1 e L2 para crianças indígenas, focalizando o Paradigma Indiciário e Dialógico como proposta de compreensão dos processos de aquisição da língua escrita.
EBA-04 Bilingüismo e aquisição de segunda língua. 60h Compreender como se processam as línguas no cérebro bilíngüe e de como podem ser adquiridas de acordo com as teorias de bilingüismo e L2.
CL-05 Contato entre línguas 60h Estudos sociolingüísticos das línguas indígenas em contato e suas implicações para a educação escolar indígena.
DLS-06 Discurso e leitura – Seminários Tópicos em Lingüística Aplicada. 60h Concepções de leitura e práticas de leitura. As condições de produção da leitura. Modos de ler. Texto e discurso. Discurso e ideologia. Heterogeneidades intersubjetivas no ato de leitura.
DSP-42 Discurso, sujeito e poder 60h A constituição da disciplina Análise do Discurso na Lingüística. A elaboração e as transformações dos dispositivos teóricos da AD. O papel de Michel Pêcheux e Michel Foucault na construção das concepções de discurso, sujeito e poder. A relação entre poder e verdade; sujeito e poder; poder e saber. As práticas de subjetivação. O cuidado de si, a estética da existência e a ética. A língua nas relações de poder.
EBI-42 Educação bilíngüe e intercultural 60h Estudo de conceitos básicos, mitos e preconceitos na área de bilingüismo. Educação bilíngüe. Políticas lingüísticas de revitalização de línguas ameaçadas e planejamento lingüístico. Modelos e programas de educação bilíngüe. Contextos bilíngües, minoritários e indígenas.
EA-40 Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem sociocultural 60h Exame e discussão de pesquisas sobre fatores socioculturais nos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Reflexões sobre o papel da interação e da aprendizagem colaborativa no processo ensino-aprendizagem.
EC-08 Etnografia da comunicação 60h Estudo do uso da língua e seus efeitos no contexto social e cultural.
FII-10 Fonologia 60h Aprofundamento do estudo da fonologia gerativa padrão; modelo linear, estendendo-se também aos modelos não-lineares.
FFI-09 Fonética e fonologia 60h Fundamentação teórica nas áreas de Fonética Articulatória/Acústica e Fonologia Funcional nas línguas.
FPL-11 Formação do professor de língua estrangeira 60h Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor línguas.
LDS-14 Leitura e discurso – Seminários Tópicos em Lingüística Aplicada 60h Concepções de leitura. Práticas de leitura. As condições de produção da leitura. Modos de ler. Texto e discurso. Gêneros discursivos. Discurso e ideologia. Heterogeneidades intersubjetivas no ato de leitura.
LXL-16 Lexicologia e lexicografia 60h As teorias do léxico e suas relações com a construção de dicionários.
LAL-18 Lingüística Aplicada: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras 60h Reflexões sobre o papel da língua materna na aquisição de uma língua estrangeira; discussão das teorias de aquisição de línguas estrangeiras e suas aplicações aos processos de ensino e aprendizagem.
LA-17 Lingüística antropológica 60h Apresentação e debates de estudos antropológicos e lingüísticos que possam contribuir com o desenvolvimento da educação em contextos bi/multilingües e monolíngües de minorias no Brasil, principalmente dos povos indígenas, bem como para a realização de pesquisas voltadas para uma política de revitalização das línguas indígenas.
LXS-15 Léxico e Sintaxe 60h Abordagem de teorias que tratam das relações existentes entre léxico e sintaxe.
M-43 Morfologia 60h Trabalhar conceitos da subárea de conhecimento da lingüística, a morfologia, procurando confrontar alguns deles. Dentre tais conceitos, verificar as várias definições para o termo palavra. A partir dessas definições, estudar os processos de formação do que se reconhece por palavra.
MOF-24 Morfologia II 60h Estudo da estrutura da palavra dentro das abordagens estruturalista e gerativa, o que inclui morfologia lexical e flexional.
MTA-25 Morfologia Tópicos Avançados 60h Abordagens atuais (gerativistas e pós-gerativistas) para a descrição morfológica do português e de línguas indígenas.
PR-44 Pragmática 60h Estudos introdutórios das teorias pragmáticas contemporâneas.
RC-41 Reflexão crítica na formação do professor de língua estrangeira 60h Estudo da reflexão crítica na área de formação do professor de língua estrangeira no Brasil, bem como de pesquisas que se inserem no paradigma da reflexão crítica.
SAD-31 Seminário avançado de tese de doutorado 60h Oportunizar a discussão de teses em andamento e da relação entre aquelas e as teorias e metodologias utilizadas, levando ao questionamento, pelo estudante, de suas possibilidades, limitações e aperfeiçoamentos.
STD-46 Seminário de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado 60h Verticalizar o estudo das teorias que dão suporte às diversas áreas de conhecimento de dissertações em andamento, oportunizando a discussão da relação entre aquelas e as das metodologias utilizadas pelos pesquisadores, de suas análises, de suas possibilidades e limitações. Levar ao conhecimento, pelo estudante, de outras áreas da lingüística que não a sua e ao aprofundamento em sua própria área.
SE-30 Semântica 60h O estudo das categorias, das dêixis e de sentido e referência nas línguas.
TIF-32 Tendências investigativas na formação do professor de língua estrangeira 60h Estudo das tendências investigativas na área de formação do professor de língua estrangeira no Brasil.
TS-35 Teorias da Sintaxe 60h Apresentar, em caráter introdutório, as principais Teorias da Sintaxe e, mais especificamente, os princípios regentes e os postulados da Teoria da Gramática Funcional e a aplicabilidade desse instrumento teórico no que diz respeito à descrição e à análise de fenômenos lingüísticos.
TD-37 Texto e discurso 60h Texto e contexto. Intertextualidade e interdiscursividade. As estratégias de organização textual na produção do sentido. Análise discursiva. A enunciação e o enunciado. As condições de produção do discurso, história e ideologia. A subjetividade e suas marcas. Discurso e gêneros textuais.
TDP-38 Texto, discurso e poder 60h Texto e contexto. Intertextualidade e interdiscursividade. As condições de produção do discurso, história e ideologia. As formações discursivas e o poder. O sujeito, a subjetividade, a construção da identidade e o poder. Os discursos institucionalizados e as relações de poder.
TC-40 Trabalho de Campo 60h Preparar o aluno para realizar pesquisa de campo junto a grupos humanos – indígenas, rural e/ou urbano – socialmente organizados.
TAS-47 Tópicos avançados em Sintaxe do Português 60h O estudo de fenômenos envolvidos na organização gramatical a partir de uma perspectiva discursiva. A atualização lingüística dessa organização a partir de descrições de situações reais de uso da língua portuguesa.
  Estudos críticos em Lingüística Aplicada 60h Epistemologia e identidade disciplinar dos estudos críticos em Lingüística Aplicada.
 

O discurso na análise arqueológica de Michel Foucault

60h Leitura de "A arqueologia do saber" de Michel Foucault. Discussão da obra com apoio de outros textos de Foucault e de outros autores que comentam o método de análise arqueológica dos enunciados. A descrição dos enunciados como acontecimentos; a descontinuidade e a ruptura na história; a dispersão do sujeito; os saberes nas práticas discursivas e na ciência. Estudo das regularidades discursivas na dispersão dos acontecimentos (a formação discursiva, dos objetos, das modalidades enunciativas, dos conceitos, das estratégias), utilizando exemplos de análises de Foucault em obras anteriores a sua explicitação do método arqueológico: "O nascimento da clínica", "História da loucura" e "As palavras e as coisas".
 

Produção escrita em língua materna:tópicos em lingüística aplicada

60h Produção escrita em Língua Materna: confrontos e implicações. Perspectivas de pesquisa a partir da consideração do modo heterogêneo de constituição da escrita. Estudo e discussão de concepções teórico-metodológicas, advindas de diferentes áreas do conhecimento, que embasam o ensino de escrita no contexto-escolar.
 

Etnografia

60h Introdução à pesquisa etnográfica que se caracteriza pelo estudo e descrição de um sistema de significados culturais de um grupo social em ambiente natural.
  Seminário Temático de Etnossintaxe 60h
Oportunizar o conhecimento e a discussão pelos alunos das recentes abordagens sobre as relações entre gramática e cultura (etnossintaxe) nas diferentes línguas e etnias (inclusive ocidentais).

Estudos Literários

Código Disciplina Carga Horária Ementa
POL-43 A poética de Osman Lins 60h Estudos de diferentes estratégias da narrativa, sobretudo as de natureza metaficcional, a partir de manifestações literárias da modernidade. Implicações estéticas e estruturais dessas estratégias para a teoria da narrativa.
RCC-03 As representações da cidade na cont.séc. XX 60h Mudança e afirmação do gênero conto e representação das cidades, dentro dessa modalidade artística, no século XX.
EN-07 Estratégias da narrativa 60h Estudo de diferentes estratégias da narrativa, sobretudo as de natureza metaficcional a partir de manifestações literárias da modernidade. Implicações estéticas e estruturais dessas estratégias para a teoria da narrativa.
INL-45 Imagens de índios e negros na literatura brasileira 60h Fazer inventário e leitura crítica de algumas das representações dos índios brasileiros e dos afro-brasileiros.
LP-13 Leitura de poesia: entre a teoria e a prática 60h Abordagens teórico-críticas da poesia moderna e contemporânea, enfocando a questão da interpretação numa perspectiva de leitura prática.
LBC Lírica brasileira contemporânea: indagações teóricas e críticas 60h Estudo, sob uma perspectiva descritiva, analítica e crítico-interpretativa, da lírica brasileira contemporânea que possibilite dimensionamento de aspectos teóricos para verificar recorrências, constantes e possíveis tendências da produção lírica atual. Especial enfoque será dado à subjetividade, ao lirismo, à tensão poesia-pensamento, à memória de leitura.
LM-19 Literatura e mitologia: a mitologia da memória e do esquecimento 60h Estudo do mito na literatura ocidental através da abordagem de momentos significativos que forneçam uma visão abrangente de determinado ... possibilitem a investigação de um processo de desmitificação na literatura contemporânea, ou investigação de sua ocorrência numa determinada tradição, época ou escritor.
LHP-21 Literatura e História na narrativa de língua portuguesa 60h Estudos comparados de literatura de língua portuguesa com enfoque nas relações entre Literatura e História, atentando para a ficcionalização de elementos históricos e sua parodização.
BML-26

O bestiário medieval na literatura colonial brasileira

60h Estudo de temas, formas e motivos do bestiário medieval que, figurativamente compuseram um conjunto de idéias e formas de expressão construídas para a representação da fauna na literatura brasileira colonial.
DGC-27 O discurso do gênero na cronística colonial brasileira 60h Estudo das influências, figurações, ordem política, ideológica e promocionalidade do discurso do gênero na representação cronística da realidade animal e etno-antropológica do Brasil colonial.
FEM-47 O fantástico, o estranho e o mítico simbólico em narrativas 60h Estudo do fantástico, do maravilhoso, do estranho e do mítico simbólico em narrativas brasileiras dos séculos XIX e XX.
PTM-28 Poéticas: da tradição à (pós)modernidade 60h A relação paradoxal de representatividade nos discursos da ficção e da história, com ênfase no estudo da metaficção historiográfica na pós-modernidade, aplicado a produções literárias de autores da literatura goiana.
TL-33 Teorias da Lírica 60h Estudo da Lírica, sob uma perspectiva teórico-crítica aplicada às obras poéticas, com especial enfoque à sua configuração na Modernidade.
TN-34 Teorias da Narrativa: literatura e cinema 60h Confronto entre obras fundadoras da tradição literária ocidental e de outras representativas da literatura moderna e contemporânea, como procedimento para o estudo de teorias da narrativa.
LAI-36 Teorias do Imaginário e Literatura 60h Estudos avançados das teorias do imaginário na perspectiva da crítica literária. Os procedimentos simbólicos como elementos determinantes da criação literária e artística, no imaginário de uma cultura, de uma época, ou de um criador.
TRL-41 Tradução e Literatura 60h Exame de diferentes vertentes teóricas da tradução, surgidas em conexão com as diversas correntes da crítica literária e da Lingüística do século XX, incluindo as abordagens mais recentes, vinculadas aos estudos culturais.
TLC-39 Tópicos de Literatura Comparada 60h Estudos de diferentes domínios da Literatura Comparada, dos pontos de vista teórico e aplicado.
  Teoria do texto dramático 60h
Estudo da teoria aristotélica e das formas clássicas do drama, seu desdobramento nos aspectos religioso e o profano do drama medieval, até a renovação clássica, a ruptura romântica e o drama burguês, a vanguarda moderna e as várias tendências do drama contemporâneo.
  Teorias da narrativa: literatura e cinema 60h Confronto entre obras fundadoras da tradição literário-ocidental e de outras representativas da literatura e contemporânea, como procedimento para o estudo da teoria da narrativa.

 

Related Url: /p/306-ementas