Código |
Disciplina |
Carga Horária |
Ementa |
PRA-29 |
Pragmática |
60h |
Estudos introdutórios das teorias pragmáticas contemporâneas. |
LC-2-01 |
A interculturalidade na aprendizagem de uma L2 |
60h |
Estudo da aprendizagem da LC-2 focalizando aspectos socioculturais que decorrem da relação de pertença das diferentes comunidades lingüísticas-culturais. |
ALE-02 |
Aquisição da língua escrita. |
60h |
Traçar o panorama dos paradigmas de aquisição da língua oral e escrita, as relações entre língua oral e escrita, tanto em L1 para crianças não indígenas, como em L1 e L2 para crianças indígenas, focalizando o Paradigma Indiciário e Dialógico como proposta de compreensão dos processos de aquisição da língua escrita. |
EBA-04 |
Bilingüismo e aquisição de segunda língua. |
60h |
Compreender como se processam as línguas no cérebro bilíngüe e de como podem ser adquiridas de acordo com as teorias de bilingüismo e L2. |
CL-05 |
Contato entre línguas |
60h |
Estudos sociolingüísticos das línguas indígenas em contato e suas implicações para a educação escolar indígena. |
DLS-06 |
Discurso e leitura – Seminários Tópicos em Lingüística Aplicada. |
60h |
Concepções de leitura e práticas de leitura. As condições de produção da leitura. Modos de ler. Texto e discurso. Discurso e ideologia. Heterogeneidades intersubjetivas no ato de leitura. |
DSP-42 |
Discurso, sujeito e poder |
60h |
A constituição da disciplina Análise do Discurso na Lingüística. A elaboração e as transformações dos dispositivos teóricos da AD. O papel de Michel Pêcheux e Michel Foucault na construção das concepções de discurso, sujeito e poder. A relação entre poder e verdade; sujeito e poder; poder e saber. As práticas de subjetivação. O cuidado de si, a estética da existência e a ética. A língua nas relações de poder. |
EBI-42 |
Educação bilíngüe e intercultural |
60h |
Estudo de conceitos básicos, mitos e preconceitos na área de bilingüismo. Educação bilíngüe. Políticas lingüísticas de revitalização de línguas ameaçadas e planejamento lingüístico. Modelos e programas de educação bilíngüe. Contextos bilíngües, minoritários e indígenas. |
EA-40 |
Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem sociocultural |
60h |
Exame e discussão de pesquisas sobre fatores socioculturais nos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Reflexões sobre o papel da interação e da aprendizagem colaborativa no processo ensino-aprendizagem. |
EC-08 |
Etnografia da comunicação |
60h |
Estudo do uso da língua e seus efeitos no contexto social e cultural. |
FII-10 |
Fonologia |
60h |
Aprofundamento do estudo da fonologia gerativa padrão; modelo linear, estendendo-se também aos modelos não-lineares. |
FFI-09 |
Fonética e fonologia |
60h |
Fundamentação teórica nas áreas de Fonética Articulatória/Acústica e Fonologia Funcional nas línguas. |
FPL-11 |
Formação do professor de língua estrangeira |
60h |
Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor línguas. |
LDS-14 |
Leitura e discurso – Seminários Tópicos em Lingüística Aplicada |
60h |
Concepções de leitura. Práticas de leitura. As condições de produção da leitura. Modos de ler. Texto e discurso. Gêneros discursivos. Discurso e ideologia. Heterogeneidades intersubjetivas no ato de leitura. |
LXL-16 |
Lexicologia e lexicografia |
60h |
As teorias do léxico e suas relações com a construção de dicionários. |
LAL-18 |
Lingüística Aplicada: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras |
60h |
Reflexões sobre o papel da língua materna na aquisição de uma língua estrangeira; discussão das teorias de aquisição de línguas estrangeiras e suas aplicações aos processos de ensino e aprendizagem. |
LA-17 |
Lingüística antropológica |
60h |
Apresentação e debates de estudos antropológicos e lingüísticos que possam contribuir com o desenvolvimento da educação em contextos bi/multilingües e monolíngües de minorias no Brasil, principalmente dos povos indígenas, bem como para a realização de pesquisas voltadas para uma política de revitalização das línguas indígenas. |
LXS-15 |
Léxico e Sintaxe |
60h |
Abordagem de teorias que tratam das relações existentes entre léxico e sintaxe. |
M-43 |
Morfologia |
60h |
Trabalhar conceitos da subárea de conhecimento da lingüística, a morfologia, procurando confrontar alguns deles. Dentre tais conceitos, verificar as várias definições para o termo palavra. A partir dessas definições, estudar os processos de formação do que se reconhece por palavra. |
MOF-24 |
Morfologia II |
60h |
Estudo da estrutura da palavra dentro das abordagens estruturalista e gerativa, o que inclui morfologia lexical e flexional. |
MTA-25 |
Morfologia Tópicos Avançados |
60h |
Abordagens atuais (gerativistas e pós-gerativistas) para a descrição morfológica do português e de línguas indígenas. |
PR-44 |
Pragmática |
60h |
Estudos introdutórios das teorias pragmáticas contemporâneas. |
RC-41 |
Reflexão crítica na formação do professor de língua estrangeira |
60h |
Estudo da reflexão crítica na área de formação do professor de língua estrangeira no Brasil, bem como de pesquisas que se inserem no paradigma da reflexão crítica. |
SAD-31 |
Seminário avançado de tese de doutorado |
60h |
Oportunizar a discussão de teses em andamento e da relação entre aquelas e as teorias e metodologias utilizadas, levando ao questionamento, pelo estudante, de suas possibilidades, limitações e aperfeiçoamentos. |
STD-46 |
Seminário de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado |
60h |
Verticalizar o estudo das teorias que dão suporte às diversas áreas de conhecimento de dissertações em andamento, oportunizando a discussão da relação entre aquelas e as das metodologias utilizadas pelos pesquisadores, de suas análises, de suas possibilidades e limitações. Levar ao conhecimento, pelo estudante, de outras áreas da lingüística que não a sua e ao aprofundamento em sua própria área. |
SE-30 |
Semântica |
60h |
O estudo das categorias, das dêixis e de sentido e referência nas línguas. |
TIF-32 |
Tendências investigativas na formação do professor de língua estrangeira |
60h |
Estudo das tendências investigativas na área de formação do professor de língua estrangeira no Brasil. |
TS-35 |
Teorias da Sintaxe |
60h |
Apresentar, em caráter introdutório, as principais Teorias da Sintaxe e, mais especificamente, os princípios regentes e os postulados da Teoria da Gramática Funcional e a aplicabilidade desse instrumento teórico no que diz respeito à descrição e à análise de fenômenos lingüísticos. |
TD-37 |
Texto e discurso |
60h |
Texto e contexto. Intertextualidade e interdiscursividade. As estratégias de organização textual na produção do sentido. Análise discursiva. A enunciação e o enunciado. As condições de produção do discurso, história e ideologia. A subjetividade e suas marcas. Discurso e gêneros textuais. |
TDP-38 |
Texto, discurso e poder |
60h |
Texto e contexto. Intertextualidade e interdiscursividade. As condições de produção do discurso, história e ideologia. As formações discursivas e o poder. O sujeito, a subjetividade, a construção da identidade e o poder. Os discursos institucionalizados e as relações de poder. |
TC-40 |
Trabalho de Campo |
60h |
Preparar o aluno para realizar pesquisa de campo junto a grupos humanos – indígenas, rural e/ou urbano – socialmente organizados. |
TAS-47 |
Tópicos avançados em Sintaxe do Português |
60h |
O estudo de fenômenos envolvidos na organização gramatical a partir de uma perspectiva discursiva. A atualização lingüística dessa organização a partir de descrições de situações reais de uso da língua portuguesa. |
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Estudos críticos em Lingüística Aplicada |
60h |
Epistemologia e identidade disciplinar dos estudos críticos em Lingüística Aplicada. |
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O discurso na análise arqueológica de Michel Foucault
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60h |
Leitura de "A arqueologia do saber" de Michel Foucault. Discussão da obra com apoio de outros textos de Foucault e de outros autores que comentam o método de análise arqueológica dos enunciados. A descrição dos enunciados como acontecimentos; a descontinuidade e a ruptura na história; a dispersão do sujeito; os saberes nas práticas discursivas e na ciência. Estudo das regularidades discursivas na dispersão dos acontecimentos (a formação discursiva, dos objetos, das modalidades enunciativas, dos conceitos, das estratégias), utilizando exemplos de análises de Foucault em obras anteriores a sua explicitação do método arqueológico: "O nascimento da clínica", "História da loucura" e "As palavras e as coisas". |
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Produção escrita em língua materna:tópicos em lingüística aplicada
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60h |
Produção escrita em Língua Materna: confrontos e implicações. Perspectivas de pesquisa a partir da consideração do modo heterogêneo de constituição da escrita. Estudo e discussão de concepções teórico-metodológicas, advindas de diferentes áreas do conhecimento, que embasam o ensino de escrita no contexto-escolar. |
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Etnografia
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60h |
Introdução à pesquisa etnográfica que se caracteriza pelo estudo e descrição de um sistema de significados culturais de um grupo social em ambiente natural. |
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Seminário Temático de Etnossintaxe |
60h |
Oportunizar o conhecimento e a discussão pelos alunos das recentes abordagens sobre as relações entre gramática e cultura (etnossintaxe) nas diferentes línguas e etnias (inclusive ocidentais).
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