| Código | Disciplina | Carga Horária | Ementa | 
                    
                        | PRA-29 | Pragmática | 60h | Estudos introdutórios das teorias pragmáticas contemporâneas. | 
                    
                        | LC-2-01 | A interculturalidade na aprendizagem de uma L2 | 60h | Estudo da aprendizagem da LC-2 focalizando aspectos socioculturais que decorrem da relação de pertença das diferentes comunidades lingüísticas-culturais. | 
                    
                        | ALE-02 | Aquisição da língua escrita. | 60h | Traçar o panorama dos paradigmas de aquisição da língua oral e escrita, as relações entre língua oral e escrita, tanto em L1 para crianças não indígenas, como em L1 e L2 para crianças indígenas, focalizando o Paradigma Indiciário e Dialógico como proposta de compreensão dos processos de aquisição da língua escrita. | 
                    
                        | EBA-04 | Bilingüismo e aquisição de segunda língua. | 60h | Compreender como se processam as línguas no cérebro bilíngüe e de como podem ser adquiridas de acordo com as teorias de bilingüismo e L2. | 
                    
                        | CL-05 | Contato entre línguas | 60h | Estudos sociolingüísticos das línguas indígenas em contato e suas implicações para a educação escolar indígena. | 
                    
                        | DLS-06 | Discurso e leitura – Seminários Tópicos em Lingüística Aplicada. | 60h | Concepções de leitura e práticas de leitura. As condições de produção da leitura. Modos de ler. Texto e discurso. Discurso e ideologia. Heterogeneidades intersubjetivas no ato de leitura. | 
                    
                        | DSP-42 | Discurso, sujeito e poder | 60h | A constituição da disciplina Análise do Discurso na Lingüística. A elaboração e as transformações dos dispositivos teóricos da AD. O papel de Michel Pêcheux e Michel Foucault na construção das concepções de discurso, sujeito e poder. A relação entre poder e verdade; sujeito e poder; poder e saber. As práticas de subjetivação. O cuidado de si, a estética da existência e a ética. A língua nas relações de poder. | 
                    
                        | EBI-42 | Educação bilíngüe e intercultural | 60h | Estudo de conceitos básicos, mitos e preconceitos na área de bilingüismo. Educação bilíngüe. Políticas lingüísticas de revitalização de línguas ameaçadas e planejamento lingüístico. Modelos e programas de educação bilíngüe. Contextos bilíngües, minoritários e indígenas. | 
                    
                        | EA-40 | Ensino e aprendizagem de línguas: uma abordagem sociocultural | 60h | Exame e discussão de pesquisas sobre fatores socioculturais nos processos de ensino e aprendizagem de línguas. Reflexões sobre o papel da interação e da aprendizagem colaborativa no processo ensino-aprendizagem. | 
                    
                        | EC-08 | Etnografia da comunicação | 60h | Estudo do uso da língua e seus efeitos no contexto social e cultural. | 
                    
                        | FII-10 | Fonologia | 60h | Aprofundamento do estudo da fonologia gerativa padrão; modelo linear, estendendo-se também aos modelos não-lineares. | 
                    
                        | FFI-09 | Fonética e fonologia | 60h | Fundamentação teórica nas áreas de Fonética Articulatória/Acústica e Fonologia Funcional nas línguas. | 
                    
                        | FPL-11 | Formação do professor de língua estrangeira | 60h | Estudo das correntes teóricas e tendências investigativas na área de formação do professor línguas. | 
                    
                        | LDS-14 | Leitura e discurso – Seminários Tópicos em Lingüística Aplicada | 60h | Concepções de leitura. Práticas de leitura. As condições de produção da leitura. Modos de ler. Texto e discurso. Gêneros discursivos. Discurso e ideologia. Heterogeneidades intersubjetivas no ato de leitura. | 
                    
                        | LXL-16 | Lexicologia e lexicografia | 60h | As teorias do léxico e suas relações com a construção de dicionários. | 
                    
                        | LAL-18 | Lingüística Aplicada: ensino/aprendizagem de línguas estrangeiras | 60h | Reflexões sobre o papel da língua materna na aquisição de uma língua estrangeira; discussão das teorias de aquisição de línguas estrangeiras e suas aplicações aos processos de ensino e aprendizagem. | 
                    
                        | LA-17 | Lingüística antropológica | 60h | Apresentação e debates de estudos antropológicos e lingüísticos que possam contribuir com o desenvolvimento da educação em contextos bi/multilingües e monolíngües de minorias no Brasil, principalmente dos povos indígenas, bem como para a realização de pesquisas voltadas para uma política de revitalização das línguas indígenas. | 
                    
                        | LXS-15 | Léxico e Sintaxe | 60h | Abordagem de teorias que tratam das relações existentes entre léxico e sintaxe. | 
                    
                        | M-43 | Morfologia | 60h | Trabalhar conceitos da subárea de conhecimento da lingüística, a morfologia, procurando confrontar alguns deles. Dentre tais conceitos, verificar as várias definições para o termo palavra. A partir dessas definições, estudar os processos de formação do que se reconhece por palavra. | 
                    
                        | MOF-24 | Morfologia II | 60h | Estudo da estrutura da palavra dentro das abordagens estruturalista e gerativa, o que inclui morfologia lexical e flexional. | 
                    
                        | MTA-25 | Morfologia Tópicos Avançados | 60h | Abordagens atuais (gerativistas e pós-gerativistas) para a descrição morfológica do português e de línguas indígenas. | 
                    
                        | PR-44 | Pragmática | 60h | Estudos introdutórios das teorias pragmáticas contemporâneas. | 
                    
                        | RC-41 | Reflexão crítica na formação do professor de língua estrangeira | 60h | Estudo da reflexão crítica na área de formação do professor de língua estrangeira no Brasil, bem como de pesquisas que se inserem no paradigma da reflexão crítica. | 
                    
                        | SAD-31 | Seminário avançado de tese de doutorado | 60h | Oportunizar a discussão de teses em andamento e da relação entre aquelas e as teorias e metodologias utilizadas, levando ao questionamento, pelo estudante, de suas possibilidades, limitações e aperfeiçoamentos. | 
                    
                        | STD-46 | Seminário de Dissertação de Mestrado e Tese de Doutorado | 60h | Verticalizar o estudo das teorias que dão suporte às diversas áreas de conhecimento de dissertações em andamento, oportunizando a discussão da relação entre aquelas e as das metodologias utilizadas pelos pesquisadores, de suas análises, de suas possibilidades e limitações. Levar ao conhecimento, pelo estudante, de outras áreas da lingüística que não a sua e ao aprofundamento em sua própria área. | 
                    
                        | SE-30 | Semântica | 60h | O estudo das categorias, das dêixis e de sentido e referência nas línguas. | 
                    
                        | TIF-32 | Tendências investigativas na formação do professor de língua estrangeira | 60h | Estudo das tendências investigativas na área de formação do professor de língua estrangeira no Brasil. | 
                    
                        | TS-35 | Teorias da Sintaxe | 60h | Apresentar, em caráter introdutório, as principais Teorias da Sintaxe e, mais especificamente, os princípios regentes e os postulados da Teoria da Gramática Funcional e a aplicabilidade desse instrumento teórico no que diz respeito à descrição e à análise de fenômenos lingüísticos. | 
                    
                        | TD-37 | Texto e discurso | 60h | Texto e contexto. Intertextualidade e interdiscursividade. As estratégias de organização textual na produção do sentido. Análise discursiva. A enunciação e o enunciado. As condições de produção do discurso, história e ideologia. A subjetividade e suas marcas. Discurso e gêneros textuais. | 
                    
                        | TDP-38 | Texto, discurso e poder | 60h | Texto e contexto. Intertextualidade e interdiscursividade. As condições de produção do discurso, história e ideologia. As formações discursivas e o poder. O sujeito, a subjetividade, a construção da identidade e o poder. Os discursos institucionalizados e as relações de poder. | 
                    
                        | TC-40 | Trabalho de Campo | 60h | Preparar o aluno para realizar pesquisa de campo junto a grupos humanos – indígenas, rural e/ou urbano – socialmente organizados. | 
                    
                        | TAS-47 | Tópicos avançados em Sintaxe do Português | 60h | O estudo de fenômenos envolvidos na organização gramatical a partir de uma perspectiva discursiva. A atualização lingüística dessa organização a partir de descrições de situações reais de uso da língua portuguesa. | 
                    
                        |  | Estudos críticos em Lingüística Aplicada | 60h | Epistemologia e identidade disciplinar dos estudos críticos em Lingüística Aplicada. | 
                    
                        |  | O discurso na análise arqueológica de Michel Foucault | 60h | Leitura de "A arqueologia do saber" de Michel Foucault. Discussão da obra com apoio de outros textos de Foucault e de outros autores que comentam o método de análise arqueológica dos enunciados. A descrição dos enunciados como acontecimentos; a descontinuidade e a ruptura na história; a dispersão do sujeito; os saberes nas práticas discursivas e na ciência. Estudo das regularidades discursivas na dispersão dos acontecimentos (a formação discursiva, dos objetos, das modalidades enunciativas, dos conceitos, das estratégias), utilizando exemplos de análises de Foucault em obras anteriores a sua explicitação do método arqueológico: "O nascimento da clínica", "História da loucura" e "As palavras e as coisas". | 
                    
                        |  | Produção escrita em língua materna:tópicos em lingüística aplicada | 60h | Produção escrita em Língua Materna: confrontos e implicações. Perspectivas de pesquisa a partir da consideração do modo heterogêneo de constituição da escrita. Estudo e discussão de concepções teórico-metodológicas, advindas de diferentes áreas do conhecimento, que embasam o ensino de escrita no contexto-escolar. | 
                    
                        |  | Etnografia | 60h | Introdução à pesquisa etnográfica que se caracteriza pelo estudo e descrição de um sistema de significados culturais de um grupo social em ambiente natural. | 
                    
                        |  | Seminário Temático de Etnossintaxe | 60h | Oportunizar o conhecimento e a discussão pelos alunos das recentes abordagens sobre as relações entre gramática e cultura (etnossintaxe) nas diferentes línguas e etnias (inclusive ocidentais). |