Logo Letras

Palestra

Learning English as leisure and consumption: an alternative understanding of learner identity

Aprender inglês por prazer e por consumo: uma compreensão alternativa da identidade do aprendiz

Profa.Dra. Ryuko Kubota

(Department of Language and Education da University of British Columbia, em Vancouver, Canadá)

 

Data: 01 de outubro de 2012, às 8h30.

Local: Auditório da Faculdade de Letras (cinema) - UFG / Campus II (Samambaia)

A palestra será proferida em inglês com tradução consecutiva para o português

(Tradutora: Karla Avanço/UFG)

 

Será conferido certificado de participação

Inscrições gratuitas no local do evento

Informações: www.cai.ufg.br/nec / http://pos.letras.ufg.br

 

CONTATO: eventosnecufg@gmail.com TELEFONE: (62) 3521-1165

Secretária NEC-UFG: Júlia Marreto Silva

Coordenadora acadêmica do evento: Profa. Dra. Carla Janaína Figueredo (FL/UFG)

 

Resumo da palestra:

 

Learning English as leisure and consumption: an alternative understanding of learner identity

 

Ryuko Kubota, Ph.D.

University of British Columbia

 

In Applied Linguistics, the notion of investment has been proposed as an alternative to motivation, foregrounding the multiple and fluid nature of learners’ subjectivities and their desire to gain cultural capital. However, some foreign language learners engage in learning not to gain cultural or economic capital but as a hobby. Based on a qualitative study on adult learners of English in non-formal learning settings in Japan, this talk will examine how they learn English to socialize with peer learners and to enjoy the experience, while often seeking sociocultural fantasies. Learning English as leisure reflects and constructs commoditization of English and language ideologies.

 

Aprender inglês por prazer e por consumo: uma compreensão alternativa da identidade do aprendiz

 

Ryuko Kubota, Ph.D.

University of British Columbia

 

Em Linguística Aplicada, a noção de investimento tem sido proposta como uma alternativa à noção de motivação, ressaltando a natureza múltipla e fluida das subjetividades dos aprendizes e seu desejo de obter capital cultural. Entretanto, alguns aprendizes de língua estrangeira se engajam na aprendizagem não para obter capital cultural ou econômico, mas, sim, como um hobby. Com base em um estudo qualitativo com adultos aprendizes de inglês em ambientes informais de aprendizagem no Japão, esta fala irá discutir como esses aprendizes aprendem inglês para se socializarem com seus pares e para apreciar a experiência, enquanto buscam, muitas vezes, fantasias socioculturais. Aprender inglês por prazer reflete e constrói a comoditização do inglês e ideologias linguísticas.