Área de Estudos Linguísticos
AGOSTINHO POTENCIANO DE SOUZA
Doutor em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professor Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Leitura: práticas de leitura escolares e não-escolares, formação de leitores; Escrita: práticas de escrita escolares e não-escolares; formação para a produção de textos.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6) e Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: Leitura e escrita: urgências de ensino.
Publicações relevantes:
SOUZA, Agostinho Potenciano de. Um olhar crítico sobre o nosso tempo. Campinas-SP: Editora da Unicamp, 1990. v. 600. 135 p.
SOUZA, Agostinho Potenciano de. Leitura de imagens fotográficas. In: Interação em linguagens verbal e não verbal: linguagens e cultura. João Pessoa: Ideia, 2011. p. 1-12.
SOUZA, Agostinho Potenciano de. A leitura no Ensino Médio: o ethos de professores e alunos em polos opostos. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL SOBRE ANÁLISE DO DISCURSO, 3., 2008, Belo Horizonte. Anais... Belo Horizonte, 2008.
ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2007). Professor Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Formação do professor e trabalho escolar; O discurso religioso e seus campos de exterioridade.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6) e Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: Arqueologia da formação do professor: a estabilização da nova ordem de discurso da educação brasileira (Coordenador); Estudos críticos e aplicados ao discurso religioso.
Publicações relevantes:
COSTA, Alexandre . Ensaio sobre a desrazão dialógica: apontamentos sobre uma ontologia da compreensão. Via Litterae, v. 4, p. 183-190, 2012.
COSTA, Alexandre ; GERALDI, João Wanderley . O paradoxo aplicado. Signotica (UFG), v. 19, p. 157-175, 2007.
COSTA, Alexandre . A crítica do documento de Michel Foucault: apontamentos sobre modalização empírica. In: aronas, R.L & Miotello, V. (Org.). Análise do discurso: teorizações e métodos. 1ed.São Carlos, SP: Pedro & João Editores, 2011, v. , p. 31-50.
COSTA, Alexandre ; QUINTELA, A. C. . A modernidade assustadora: o pesadelo goiano de Lévi-Strauss. In: Ofir Bergmann de Aguiar. (Org.). Região, Nação e Identidade. 1ed.Goiânia: AGEPEL, 2005, v. 1, p. 15-32.
CARLA JANAÍNA FIGUEREDO
Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007). Professora Adjunto da Área de Inglês da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: O papel da interação social no processo de aprendizagem de línguas estrangeiras (LEs) com base no sociointeracionismo de Vygotsky; O princípio dialógico bakhtiniano e suas perspectivas para o processo ensino-aprendizagem de LEs; A construção das múltiplas identidades culturais nas práticas discursivas de aprendizes brasileiros de LEs; Estudos interculturais com ênfase no desenvolvimento da competência intercultural do sujeito-aprendiz de LE; Formação de professores de LEs pelo viés da pedagogia crítica e dialógica da apropriação.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: ELADIS - Grupo de Estudos e Pesquisas em Ensino/Aprendizagem de Línguas: Afetividade, Discurso, Identidade e Sociedade (Integrante); Diálogos interculturais em sala de aula de inglês: por uma pedagogia crítica e dialógica da apropriação (Coordenadora).
Publicações relevantes:
FIGUEREDO, Carla Janaína. A alteridade constitutiva em aulas de inglês como língua-cultura estrangeira: a perspectiva do princípio dialógico bakhtiniano. Bakhtiniana. Revista de Estudos do Discurso, v. 7, p. 68-87, 2012.
FIGUEREDO, Carla Janaína. O falante nativo de inglês versus o falante não-nativo: representações e percepções em uma sala de aula de inglês. Linguagem & Ensino (UCPel. Impresso), v. 14, p. 67-92, 2011.
FIGUEREDO, Carla Janaína. Interação e Diálogo no "Terceiro Lugar": a formação da esfera de interculturalidade em aulas de inglês como L2/LE. Signótica (UFG), v. 22, p. 231-255, 2010.
DILYS KAREN REES
Doutora em Estudos Lingüísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2003). Professora Adjunto III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Linguística aplicada/análise de textos literários pós coloniais, textos de ‘pop fiction’, textos eletrônicos, livros didáticos, focalizando a mundialização da cultura e a interculturalidade; Linguística aplicada/ interculturalidade no ensino de L2 em situações sociolinguisticamente complexas, estudos etnográficas da sala de aula de L2, a identidade sócio-cultural do professor e do aprendiz de L2.
Linha(s) de pesquisa: Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5) e Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: A porosidade das fronteiras culturais: a dialogia nas produções textuais produtos da mundialização da cultura (Coordenadora); Múltiplas vozes: língua e linguagem em contextos sociolinguisticamente complexos (Integrante).
Publicações relevantes:
REES, Dilys Karen. Canadian Poetry and the Brazilian Students: What are the challenges?. The Especialist (PUC-SP), v. 32, p. 25-47, 2011.
MELLO, H. A. B.; REES, Dilys Karen. A investigação etnográfica em sala de aula de segunda língua/língua estrangeira. Cadernos do IL (UFRGS), v. 1, p. 30-50, 2011.
FERREIRA, M. C. F. D. (Org.); REES, Dilys Karen (Org.); MELLO, H. A. B. (Org.). Múltiplas vozes: estudos interculturais, estudos de bilinguismo e estudos da sala de aula de língua estrangeira. Goiânia: Cegraf/UFG, 2008.
ELIANE MARQUEZ DA FONSECA FERNANDES
Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007). Fez Estágio de Pós-doutoramento em Educação pela Universidade de Brasília (2009). Coordenadora do Grupo Goiano de Pesquisa (FAPEG) “Texto, discurso e ensino”. Professora Adjunto III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Linguística Textual e Análise do Discurso, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino/aprendizagem da Língua Portuguesa, texto, gêneros do discurso, leitura/escrita, análise do discurso com ênfase nas concepções de Bakhtin, Pêcheux e Foucault.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6) e Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: Leitura e Escrita: ações de mediação pedagógica (Coordenadora); CRIARCONTEXTO: estudos linguísticos nas interfaces do texto, discurso e ensino (Coordenadora).
Publicações relevantes:
FERNANDES, Eliane Marquez Fernandes. Pichações: discursos de resistência conforme Foucault. Acta Scientiarum. Language and Culture (Impresso), v. 33, p. 231-240, 2011.
FERNANDES, Eliane Marquez Fernandes. Leitura e Mediação pedagógica junto a alunos de Letras. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; RODRIGUES, Caroline; SILVA, Cláudia Heloisa Schmeiske da; COBUCCI, Paula; MACHADO, Veruska Ribeiro (Org.). Leitura e Mediação Pedagógica. São Paulo, SP: Parábola, 2012. p. 205-220.
ELZA KIOKO NAKAYAMA NENOKI DO COUTO
Doutora em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004). Fez Estágio de Pós-doutoramento em Linguística pela Universidade de Brasília (2009-2010). Professora Adjunto III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Estudo acerca da Teoria da Antropologia do Imaginário, da Semiótica Discursiva de Greimas, da Ecolinguística e da Análise do Discurso. Aplicação das teorias estudadas no desenvolvimento de estratégias de análise, interpretação e compreensão de diferentes gêneros orais e/ou escritos; Estudo ecolinguístico: línguas minoritárias, línguas em contato.
Linha(s) de pesquisa: Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5) e Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: NELIM: língua, narratividade e imaginário nos discursos escrito e oral da perspectiva ecolinguística (Coordenadora).
Publicações relevantes:
COUTO, Elka Kioko Nakayama Nenoki do. Ecolinguística e Imaginário. 1. ed. Brasília: Thesaurus, 2012. 94 p.
COUTO, Elka Kioko Nakayama Nenoki do. Pedagogia da narrativa e narratividade. Travessias (UNIOESTE. Online), v. 5, p. 10-25, 2011.
COUTO, Elka Kioko Nakayama Nenoki do. Em busca da casa perdida: vozes e imaginário de meninos de rua. 1. ed. São Paulo: Anna Blume, 2005. v. 500. 218 p.
FRANCISCO JOSÉ QUARESMA DE FIGUEIREDO
Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Professor Associado II da Língua Inglesa da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Interação em sala de aula e no ambiente virtual; Erro, correção e avaliação; Aprendizagem colaborativa; Ensino e aprendizagem de línguas; Crenças; Estratégias comunicativas.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Os efeitos da colaboração na aprendizagem de línguas - estudos em ambientes presenciais e virtuais.
Publicações relevantes:
FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma (Org.). Formação de Professores de Línguas Estrangeiras: Princípios e Práticas. 1. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2012. v. 1. 232 p.
FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. Semeando a interação: a revisão dialógica de textos escritos em língua estrangeira. 1. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2005. 251 p.
FIGUEIREDO, Francisco José Quaresma. Aprendendo com os erros: uma perspectiva comunicativa de ensino de línguas – 2. Edição Revista e Ampliada. Goiânia: Editora da UFG, 2002. 146 p.
HELOÍSA AUGUSTA BRITO DE MELLO
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Fez Estágio Doutoral na University of New Mexico, NM, Estados Unidos (2001). Professora Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Estudos sobre ensino-aprendizagem de LE/L2. Aquisição de LE/L2; Bilinguismo em contextos minoritários, de imigração e de elite; Educação bilíngue.
Linha(s) de pesquisa: Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5) e Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Múltiplas Vozes - 2a. etapa: língua e linguagem em contextos sociolinguisticamente complexos (Coordenadora).
Publicações relevantes:
MELLO, Heloísa Augusta Brito de. Educação bilíngue: uma breve discussão. Horizontes (UnB), v. 9, p. 118-140, 2010.
MELLO, Heloísa Augusta Brito de. Examinando a relação L1-L2 na pedagogia de ensino de ESL. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte: MG: FL/UFMG, v. 5, n. 1, p. 161-184, 2005.
MELLO, Heloísa Augusta Brito de. O Falar Bilíngue. 1. ed. Goiânia: Editora UFG/CEGRAF, 1999. v. 1. 178 p.
JOANA PLAZA PINTO
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (2002). Fez parte do doutorado na École des Hautes Études en Sciences Sociales, Paris (1999-2000). Professora Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Bolsista de Produtividade do CNPQ.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Atos de fala, performatividade, metapragmáticas das línguas, regimes metadiscursivos, identidade e corpo (relações entre linguagem e gênero, raça, sexualidade e outros marcadores identitários).
Linha(s) de pesquisa: Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5) e Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: Linguajamentos, corpos em crise e crítica do conhecimento: contra-hegemonias epistêmicas contemporâneas sobre linguagem (Coordenadora); Múltiplas Vozes: língua e linguagem em contextos sociolinguisticamente complexos (Integrante).
Publicações relevantes:
PINTO, Joana Plaza. Da língua-objeto à práxis linguística: desarticulações e rearticulações contra hegemônicas. Linguagem em Foco, v. 2, p. 69-83, 2011.
PINTO, Joana Plaza. Práticas contra-disciplinares na produção do conhecimento linguístico. In: MAGALHÃES, José Sueli de; TRAVAGLIA, Luiz Carlos (Org.). Múltiplas perspectivas em Linguística. 1. ed. Uberlândia, MG: Edufu, 2008. p. 1459-1464.
PINTO, Joana Plaza. Conexões teóricas entre performatividade, corpo e identidades. DELTA. Documentação de Estudos em Linguística Teórica e Aplicada, v. 23, p. 1-26, 2007.
PINTO, Joana Plaza. Pragmática. In: MUSSALIN, Fernanda; BENTES, Anna Christina. (Org.). Introdução à linguística: domínios e fronteiras. 1. ed. São Paulo: Cortez, 2001. v. 2. p. 47-68.
KÁTIA MENEZES DE SOUZA
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2002). Professora Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Análise do discurso de linha francesa; Análise de temas da atualidade em sua relação com a história, os sujeitos e os discursos; e Análise de práticas discursivas diversas, considerando-se os enunciados, os saberes e as relações de poder.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6) e Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: Práticas Discursivas da Contemporaneidade: os enunciados, os saberes e as relações de poder.
Publicações relevantes:
SOUSA, Kátia Menezes de. A história da sexualidade e outras histórias do presente. In: FERNANDES, C. A.; CONTI, M. A.; MARQUES, W. Michel Foucault e o Discurso: aportes teóricos e metodológicos. Uberlândia: EDUFU, 2012.
SOUSA, Kátia Menezes de. Discurso e biopolítica na sociedade de controle. In: TASSO, I.; NAVARRO, P. Produção de identidades e processos de subjetivação em práticas discursivas. Maringá: Eduem, 2012.
SOUSA, Kátia Menezes de. Análise do discurso: para além das vertentes sociológica e formalista da linguística. BARONAS, R. L.; MIOTELLO, V. Análise de discursos: teorizações e métodos. São Carlos: Pedro e João Ed., 2011.
SOUSA, Kátia Menezes de. O corpo enunciado e os movimentos de subjetivação e objetivação no reino do virtual. In: SANTOS, J. B. C. Sujeito e subjetividade: discursividades contemporâneas. Uberlândia: EDUFU, 2009.
SOUSA, Kátia Menezes de. “Os homens loucos por sua língua” e a sexualidade transformada em textualidade. In: INDURSKY, F. FERREIRA, M. C. L. O Discurso na contemporaneidade: materialidades e fronteiras. São Carlos: Claraluz, 2009.
LUCIELENA MENDONÇA DE LIMA
Doutora em Filología Hispánica pela Universidad de Oviedo, Asturias, Espanha (1998), título revalidado pela Universidade Federal de Santa Catarina. Faz Estágio de Pós-doutoramento em no Programa de Pós-graduação em Linguística Aplicada da Universidade de Brasília e no Programa de Ensino e Pesquisa em Português para Falantes de Outras Línguas (PEPPFOL). Professora Associado III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Programa de Parcerias Universitárias MERCOSUL entre Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás e a Universidad Nacional de Córdoba.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Processos de ensino-aprendizagem e formação de professores de espanhol e português como línguas estrangeiras; e Perspectiva intercultural de ensino e formação de professores de línguas estrangeiras.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Relações interculturais no ensino e formação de professores no âmbito do Mercosul (Coordenadora); Relação sujeito/línguas-culturas e a formação de falantes e professores brasileiros de espanhol (Coordenadora).
Publicações relevantes:
LIMA, Lucielena Mendonça; SILVA, C. A. M. Compreensão oral. In: FIGUEIREDO, Fransciso José Quaresma de (Org.). Formação de professores de línguas estrangeiras: princípios e práticas. Goiânia: Editora da UFG, 2012. v. 1. p. 136-156.
LIMA, Lucielena Mendonça. Reconhecer-se como brasileiro ao conhecer a heterogeneidade linguístico-cultural hispano-americana. Trabalhos em Linguística Aplicada (UNICAMP), v. 50.1, p. 45-53, 2011.
LIMA, Lucielena Mendonça; ALVAREZ, M. L. O. O ensino das expressões idiomáticas em língua espanhola e suas equivalências em língua portuguesa. Horizontes (UnB), v. 10, p. 69-90, 2011.
MARIA CRISTINA FARIA DALACORTE FERREIRA
Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (1999). Fez Estágio de Pós-doutoramento no Communication Studies Department da University of Texas em Austin, Estados Unidos (2011). Professora Associado II da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Linguística aplicada; Análise da conversação; Etnografia da fala.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Centro de estudos do discurso em contextos de mediação.
Publicações relevantes:
DALACORTE, Maria Cristina Faria. English and Portuguese closings: a contrastive study. RASK, International journal of language and communication, v. 29, p. 85-116, 2009.
DALACORTE, Maria Cristina Faria (Org.); MELLO, H. A. B. (Org.); REES, D. K. (Org.). Múltiplas vozes: estudos interculturais, estudos de bilinguismo e estudos da sala de aula de língua estrangeira. 1. ed. Goiânia: Editora da UFG, 2008. v. 1. 233 p.
DALACORTE, Maria Cristina Faria (Org.). Traduzindo Goiás. Goiânia: Faculdade de Letras da UFG, 2000. 96 p.
MARIA DE LOURDES FARIA DOS SANTOS PANIAGO
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2005). Professora Adjunto da Universidade Federal de Goiás – Campus Jataí.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Análise do discurso de linha francesa.
Linha(s) de pesquisa: Língua, texto e discurso (L.P. 7).
Projeto(s) de pesquisa: A produção de identidades na mídia: a intericonicidade disciplinando corpos femininos (Coordenadora).
Publicações relevantes:
PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos; NOGUEIRA, P. A. C. E. Memória discursiva e práticas de subjetivação na mídia: Mens's Health x Women Health. Estudos Linguísticos (São Paulo. 1978), v. 39, p. 832-844, 2010.
PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos. Aimer sévèrement: pratiques discursives scolaires de subjetivation au Centre-Ouest du Bresil. In: TEISSERENC, Pierre; MILANEZ, Nilton;
MAGALHÃES, Sônia (Org.). Le Bresil à épreuve de la modernité: discours, savoir et povoir. 1. ed. Paris: L'Harmattan, 2007. v. 1. p. 207-219.
PANIAGO, Maria de Lourdes Faria dos Santos. O uso da língua na escola. In: FRANÇA, Ângela (Org.). Afinal, já sabemos para que serve a linguística? 1. ed. São Paulo: SDI / FFLCH / USP, 2002. p. 199-209.
MARIA DO SOCORRO PIMENTEL DA SILVA
Doutora em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2001). Professora Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Coordenadora do Curso de Licenciatura Intercultural de Formação Superior de Professores Indígenas - da UFG. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Descrição e documentação de línguas; Bilinguismo em contexto minoritário (indígena); Aquisição de línguas indígenas em situação de morte ou de revitalização; Políticas linguísticas; Ensino e aprendizagem de línguas indígenas; Bilinguismo e educação escolar indígena; Descrever línguas da família Karajá: fonética, fonologia, morfologia, semântica e léxico; Estudos sociolinguísticos de sociedades indígenas da região Araguaia-Tocantins.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4); Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5) e Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: O impacto das línguas indígenas na formação superior de docentes indígenas; A função social das línguas indígenas na educação bilíngue intercultural; e Políticas de revitalização de línguas indígenas ameaçadas de extinção e educação bilíngue e intercultural indígena.
Publicações relevantes:
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro; BORGES, M. V. Políticas linguísticas e pedagógicas em práticas de educação bilíngue intercultural. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, p. 249-273, 2012.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro (Org.); BORGES, M. V. (Org.). Cidadania, interculturalidade e formação de docentes indígenas. Goiânia: UCG, 2010. v. 1. 170 p.
PIMENTEL DA SILVA, Maria do Socorro. Da sociolinguística a educação intercultural: uma experiência com ensino de língua étnica como segunda língua étnica meio de jogos e brincadeiras. 1. ed. Goiânia: Ed. UCG, 2008. v. 1. 150 p.
MARIA SUELÍ DE AGUIAR
Doutora em Linguística pela Universidade Estadual de Campinas (1994). Fez Estágio de Pós-doutoramento pela Universiteit Leiden (2005). Professora Associado III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Descrever línguas da família Páno: fonética, fonologia, morfologia e léxico; Descrever diacronicamente a língua portuguesa; Estudos onomásticos.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4) e Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5)
Projeto(s) de pesquisa: Estudos das línguas Páno (Coordenadora); e A linguística e a história de colonização de Goiás (Coordenadora).
Publicações relevantes:
AGUIAR, Maria Suelí de. Names of Pano group andings -BO, NAWA and HUACA. UniverSOS, València, año 5, p. 09-36, 2008.
AGUIAR, Maria Suelí de. Aprender Nukini. 1. ed. Rio Branco: Secretaria de Estado de Educação-AC, 2004. v. 1. 102 p.
AGUIAR, Maria Suelí de. Fontes de pesquisa e estudos da família Pano. Campinas: UNICAMP, 1994. 282 p.
MÔNICA VELOSO BORGES
Doutora em Linguística (Línguas Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas (2006). Professora Adjunto III da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Documentação, descrição e análise de línguas, especialmente indígenas; Análise de fenômenos fonético-fonológicos, morfossintáticos e semânticos de línguas, especialmente indígenas; Estudos lexicográficos de línguas, especialmente indígenas; Língua, cultura e sociedade; Línguas em contato; Bilinguismo em contextos minoritários (indígenas); Educação escolar indígena; Formação de professores indígenas.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4) e Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5).
Projeto(s) de pesquisa: Documentação de saberes tradicionais: subsídios para a formação prática de docentes indígenas para o exercício do magistério em educação bilíngue intercultural; A função social das línguas indígenas na educação bilíngue intercultural (Integrante).
Publicações relevantes:
SILVA, M. S. P.; BORGES, Mônica Veloso. Políticas Linguísticas e Pedagógicas em Práticas de Educação Bilíngue Intercultural. RBPG. Revista Brasileira de Pós-Graduação, v. 8, p. 249-273, 2011.
BORGES, Mônica Veloso (Org.); BRUNO, T. N. R. (Org.); FERREIRA, Rogério (Org.). Apyãwa Ywypypiãra – a riqueza da terra indígena Tapirapé: animais, peixes e aves. Goiânia: Editora da UFG, 2011. v. 1. 83 p.
BORGES, Mônica Veloso; ROCHA, L. M. As relações entre Ciências e Saberes Locais e suas implicações para a prática do professor indígena: relato de uma experiência junto aos alunos do Curso de Licenciatura Intercultural. In: Pimentel da Silva, Maria do Socorro; Rocha, Leandro Mendes; Borges, Mônica Veloso (Org.). Cidadania, interculturalidade e formação de docentes indígenas. Goiânia-GO: Editora da PUC Goiás, 2010. p. 59-74.
ROSANE ROCHA PESSOA
Doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Federal de Minas Gerais (2002). Professora Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Ensino crítico de língua estrangeira, formação crítica de professores/as, pesquisa colaborativa e mudança de professores/as.
Linha(s) de pesquisa: Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Linguística Aplicada Crítica: Linguística Aplicada Crítica: Estudos sobre Ensino e Formação de Professoras/es de Língua Estrangeira; Múltiplas vozes: língua e linguagem em contextos sociolinguisticamente complexos (Integrante).
Publicações relevantes:
PESSOA, Rosane Rocha; BORELLI, Julma Dalva V. Pereira. (Org.). Reflexão e crítica na formação de professores de língua estrangeira. 1. ed. Goiânia: Editora UFG, 2011. 168 p.
PESSOA, Rosane Rocha. Formação crítica de professores de línguas estrangeiras. In: SILVA, Kleber Aparecido da; DANIEL, Fátima de Gênova; KANEKO-MARQUES, Sandra Mari; SALOMÃO, Ana Cristina Biondo (Org.). A formação de professores de línguas: novos olhares. Volume I. 1. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2011. v. 11. p. 31-47.
PESSOA, Rosane Rocha; URZÊDA-FREITAS, Marco Túlio de. Challenges in Critical Language Teaching. TESOL Quarterly (Print), v. 46, p. 753-776, 2012.
SEBASTIÃO ELIAS MILANI
Doutor em Semiótica e Linguística geral (Historiografia Linguística) pela Universidade de São Paulo (2000). Professor Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Coordenador da Rede de Pesquisa LINGGO cadastrada na FAPEG.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Sociolinguística, Linguística diacrônica, Linguística Sincrônica, Historiografia Linguística.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4) e Ensino e aprendizagem de línguas.
Projeto(s) de pesquisa: Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás e execução do Atlas linguístico de Goiás - ALINGGO.
Publicações relevantes:
MILANI, Sebastião Elias. Aspectos Historiográficos-Linguísticos do século XIX: Humboldt, Whitney e Saussure. Jundiaí: Paco editorial, 2012. v. 1. 160 p.
MILANI, Sebastião Elias. Platão: nomear é uma ação. Signo (UNISC. Online), v. 36, p. 31-40, 2011.
MILANI, Sebastião Elias. Historiografia Linguística de Ferdinand de Saussure. 1. ed. Goiânia: Kelps, 2011. v. 1000. 128 p.
SÍLVIA LÚCIA BIGONJAL BRAGGIO
Doutora em Linguística pela University of New Mexico (1986). Fez Estágio de Pós-doutoramento na mesma universidade (2001-2002). Professora Titular da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Possui Bolsa de Pesquisa do CNPq, como Pesquisadora 1D.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Sociolinguística, etnossintaxe: línguas indígenas, línguas em contato, bilinguismo e aquisição de L1 e L2 oral e escrita, variedades étnicas português-língua indígena.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4) e Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5).
Projeto(s) de pesquisa: Sociolinguística e Bilinguismo em Xerente Akwén: as relações marcação de posse; a estrutura de parentesco inscrita na língua e as estratégias de elaboração dos empréstimos do tipo loanblend no cérebro/mente bilíngue (Coordenadora); LIBA: Línguas Indígenas Brasileiras Ameaçadas de Extinção: documentação (descrição e análise) e tipologias sociolinguísticas (Coordenadora).
Publicações relevantes:
BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Reflexões sobre os empréstimos do tipo loanblend e direto na língua Xerente Akwén. Revista de Estudos da Linguagem, v. 18, p. 87-100, 2011.
BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Indícios sobre a situação do léxico na língua Xerente Akwén: uma reflexão sobre os empréstimos e sua relação com a dispersão areal, a migração e a escolarização. Revista UniverSOS, Universidade de València, Espanha, no. 5, p. 193-215, 2008.
BRAGGIO, Silvia Lúcia Bigonjal. Leitura e Alfabetização: da concepção mecanicista à sociopsicolinguística. 3. impressão. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. v. 1000. 102 p.
SINVAL MARTINS DE SOUSA FILHO
Doutor em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (2007). Professor Adjunto II da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Estudos sobre documentação linguística (análise e descrição de línguas), línguas em contato, bi(multilinguismo), especialmente das Línguas Indígenas Brasileiras; Aquisição de línguas (oral e escrita); Ensino e aprendizagem da produção textual; Os gêneros discursivos; Análise e produção de materiais didáticos e paradidáticos das disciplinas Linguística e Língua Portuguesa; Estudos sobre os processos de leitura.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4) e Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Leitura e escrita: ações de mediação pedagógica (Coordenador); Aquisição da língua Xerente (Coordenador).
Publicações relevantes:
SOUSA FILHO, Sinval Martins de. Padrões de alinhamento morfossintáticos em Akwe-Xerente (Jê). Liames (UNICAMP), v. 1, p. 115-128, 2012.
SOUSA FILHO, Sinval Martins de. Aspectos Morfossintáticos da Língua Akwe-Xerente (Jê). 1. ed. Jundiaí: Paco editorial, 2010. v. 1. 216 p.
SOUSA FILHO, Sinval Martins de. Formas curtas e longas de verbos em Akwe-Xerente (Jê). In: AMADO, Rosane de Sá (Org.). Estudos em Línguas e Culturas Macro-Jê. 1. ed. São Paulo: Paulistana, 2010. v. 1. p. 181-188.
TÂNIA FERREIRA REZENDE SANTOS
Doutora em Estudos Linguísticos (Variação e Mudança Linguística no Brasil) pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Professora Adjunto da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Linguística histórica e Estudos sociolinguísticos de comunidades rurais minorizadas, tais como as afro-brasileiras, as ex-colônias de imigrantes e as indígenas; Constituição socio-histórico-linguística do português brasileiro; Ensino de língua portuguesa; Estudos diacrônicos da língua portuguesa.
Linha(s) de pesquisa: Linguagem, sociedade e cultura (L.P. 5) e Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Situação sociolinguística da comunidade Tapuia do Carretão-GO (Coordenadora); Variação e mudança linguística na região Araguaia-Tocantins (Coordenadora); Ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa em uma perspectiva sócio-histórico-cultural (Coordenadora).
Publicações relevantes:
REZENDE SANTOS, Tânia Ferreira. Experiência de escrita e reescrita de textos em português por alunos indígenas da Licenciatura Intercultural da UFG. In: ROCHA , Leandro Mendes; SILVA, Maria do Socorro Pimentel da; BORGES, Mônica Veloso (Org.). Cidadania, interculturalidade e formação de docentes indígenas. Goiânia: Editora da PUC Goiás, 2010. p. 119-132.
REZENDE SANTOS, Tânia Ferreira. Falares rurais brasileiros. Extensão e Cultura (UFG), Goiânia-GO, p. 58-60, 2005.
VÂNIA CRISTINA CASSEB GALVÃO
Doutora em Linguística e Língua Portuguesa pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (2001). Professora Associado da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPQ.
Áreas de interesse de pesquisa e orientação: Descrição e análise do português brasileiro, Gramaticalização e Cognição; Funcionalismo aplicado ao ensino.
Linha(s) de pesquisa: Descrição e análise de línguas indígenas e demais línguas naturais (L.P. 4) e Ensino e aprendizagem de línguas (L.P. 6).
Projeto(s) de pesquisa: Fala goiana - O português contemporâneo falado em Goiás (Coordenadora); O Ensino de Língua Portuguesa no Brasil e em Portugal: bases epistemológicas, objetivos e conteúdos (Coordenadora).
Publicações relevantes:
GALVÃO, Vânia Cristina Casseb. Um exemplo de avaliação em língua portuguesa a partir da noção de gêneros. Interacções (Portugal), v. 19, p. 156-173, 2011.
GALVÃO, Vânia Cristina Casseb. O componente evidencial da linguagem. In: NOGUEIRA; M. T; LOPES, M. F. V. (Org.). Modo e modalidade: gramática, discurso e interação. Fortaleza: Edições UFC, 2011. v. 1. p. 41-58.
GONÇALVES, S. C. L. (Org.); HERNANDES, M. C. (Org.); GALVÃO, Vânia Cristina Casseb (Org.). Introdução à Gramaticalização: princípios teóricos e aplicação. 1. ed. São Paulo: Parábola, 2007. v. 1. 207 p.
URL relacionada: /p/6783-area-de-estudos-linguisticos |
---|