APRESENTAÇÃO

O Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás funcionou, entre os anos de 1972 e 1974, com o nome de Curso de Pós-Graduação - Mestrado em Letras da Faculdade de Letras da Universidade Federal de Goiás. Esse período de funcionamento do Programa ocorreu em regime de convênio estabelecido com a Universidade de São Paulo, cobrindo duas áreas, História e Letras, para as quais a docência e a orientação de alunos ficaram sob a responsabilidade dos professores dessa Universidade.

No ano de 1974, o Curso veio a se tornar autônomo através da Resolução no. 077/74, do Conselho Coordenador de Ensino e Pesquisa e, no ano de 1985, a Resolução no. 240/85/CCEP/UFG alterou a denominação do Curso para Curso de Pós-Graduação em Letras e Linguística, nomenclatura que conserva até o presente. Com esse novo nome, o Programa ficou estruturado com três áreas de concentração, a saber, Literatura Brasileira, Teoria da Literatura e Linguística, sendo essa estrutura mantida até o ano de 1995.

A partir de 1995, o Colegiado do Programa, atendendo a sugestões feitas em avaliações anteriores da CAPES, reformulou as áreas de concentração do Programa, reduzindo-as de três para duas, a saber, Estudos Linguísticos e Estudos Literários, divisão que o Programa ainda conserva em vigência. Essa reformulação, visando à consecução de níveis melhores e mais elevados de desempenho em consonância com os parâmetros da Área a que pertence o Programa, veio a proporcionar melhor adequação, consistência e abrangência à proposta do Programa.

Ao longo dos anos, o Programa, com essa nova estruturação, foi consolidando as suas atuações nas várias áreas de conhecimento que lhe correspondem academicamente, desde a sua atuação consistente em atividades e projetos de pesquisa, orientações e demais produções acadêmicas até a ampliação e capacitação do seu quadro permanente de professores.

A partir de 1999, o Programa reelaborou as linhas de pesquisa das suas duas áreas de concentração, de forma a funcionalizar uma convergência entre tais linhas de pesquisa, as disciplinas ministradas, os projetos de pesquisa dos docentes e discentes, as orientações, as publicações e as demais produções acadêmicas, sempre tendo em vista a excelência dos estudos e ações envolvidos.

Em julho de 2002, apostando no desenvolvimento otimizado, ao longo dos anos, das metas e diretrizes conseguidas pelo Programa, atendendo a um anseio institucional e da comunidade acadêmica e a uma expressiva solicitação de demanda regional, a CAPES/MEC aprovou a criação do nível de doutorado a integrar o Programa, o qual foi implementado a partir de 2003. Estando no seu décimo primeiro ano de funcionamento, o curso de doutorado tem dado visíveis mostras de fortalecimento e consolidação dos estudos de pós-graduação do Programa, mantendo o seu destaque como centro de referência na região Centro-Oeste do país e promovendo a formação de profissionais de nível pós-superior preparados para a atuação docente, para o desenvolvimento da pesquisa, extensão e produção intelectual nas áreas de letras e linguística.