ALEXANDRE FERREIRA DA COSTA

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

Portos: Estudos Transdisciplinares e Aplicados à Formação de Educadores

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5553

PROJETO 1

TÍTULO:  Ancoragens: ações de formação, assessoria e produção de material para a educação

DOCENTE RESPONSÁVEL:  Alexandre Ferreira da Costa

RESUMO: Este Projeto destina-se a estabelecer relações de colaboração de assessoria, formação de educadores e produção de material didático com entidades dos sistemas públicos e privados de ensino, organizações sociais e comunitárias e organizações do terceiro setor como atividade de aplicação de pesquisa do Grupo de Estudos Transdisciplinares e Aplicados à Formação de Educadores (CNPq/UFG). Pertence ao Programa de Extensão Mais Educadores da UFG.

LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Línguas; Ensino e Aprendizagem de Línguas Naturais com Ênfase em Língua Portuguesa, Línguas Indígenas e Língua de Sinais

DATA DE INÍCIO: 04/01/2015

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO:  Extensão

PROJETO 2

TÍTULO: Reconstituição dos processos da formação docente e do trabalho escolar na etapa de implementação da educação integral de tempo integral da nova ordem de discurso da educação brasileira

DOCENTE RESPONSÁVEL: Alexandre Ferreira da Costa

RESUMO: Estudo transdisciplinar e aplicado sobre processos de formação de educadores e reconstituição do trabalho escolar no escopo da implementação da educação de integral de tempo integral no Brasil. Avaliação de práticas, sistemas de conhecimento e crença, e identidades dos sujeitos envolvidos, sejam professores da educação formal, sejam agentes dos movimentos populares e da sociedade civil organizada. Compilação, interpretação e crítica de documentos relativos aos macroprocessos discursivos de regulamentação, institucionalização, implementação e avaliação da nova ordem de discurso da Educação brasileira, nos diferentes níveis e poderes do Estado, estabelecida a partir da década de 1990.

LINHA DE PESQUISA: Língua, Texto e Discurso

DATA DE INÍCIO: 01/09/2015