ANDRÉ MARQUES DO NASCIMENTO

PROJETO 1

TÍTULO: Letramentos acadêmicos em zonas de contato: trajetórias de estudantes indígenas na pós-graduação

DOCENTE RESPONSÁVEL: André Marques do Nascimento

RESUMO: A presença recente de estudantes indígenas nos Programas de Pós-Graduação da UFG motiva e define o campo desta pesquisa, primeiro por se constituir numa realidade nova no contexto da universidade e dos próprios programas e, por isso, não ter sido ainda analisada de maneira sistematizada e aprofundada e, segundo, por propiciar situações importantes para investigações no campo dos estudos da linguagem (bem como em muitos outros), especialmente no que diz respeito às práticas de letramentos acadêmicos que se emergem na zona de contato, definida por Pratt (1991, p.34) como os espaços sociais onde as ?culturas se encontram, se chocam e lutam umas com as outras, sempre em contextos de relações de poder altamente assimétricas, como o colonialismo, a escravidão, ou suas consequências, como vivenciadas hoje em muitas partes do mundo?. Nesta direção, o intuito principal desta pesquisa é acompanhar, desde os sentidos dados por elas próprias às suas experiências, as trajetórias de estudantes indígenas nos Programas de Pós-Graduação da Universidade Federal de Goiás, desde uma perspectiva teórico-analítica que intersecciona epistemologia, produção de conhecimento e práticas de letramentos no contexto acadêmico, inevitavelmente perpassada pela complexidade que se configura na/a partir das diferenças raciais e socioculturais, buscando elucidar e problematizar se e em que dimensões o contato entre diferentes genealogias epistemológicas e diferentes posicionamentos geo e corpo-políticos impactam a produção de conhecimento e as práticas de letramentos dessas estudantes na universidade.

LINHA DE PESQUISA: Linguagem, Sociedade e Cultura

DATA DE INÍCIO: 01/01/2018

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa