ELENA ORTIZ PREUSS

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

LAPROLIN: Laboratório de Processamento da Linguagem da UFG

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/645767

 

PROJETO 1

TÍTULO: Aquisição e processamento linguístico: uma pesquisa na interface entre Psicolinguística e Educação 

DOCENTE RESPONSÁVEL: Elena Ortiz Preuss

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objetivos: 1) Investigar processos cognitivos subjacentes ao desempenho linguístico em primeira língua (L1) e/ou em língua adicional (LA); 2) Identificar efeitos de intervenções pedagógicas no desempenho linguístico em L1 e/ou LA; 3) Analisar se há interferências entre os sistemas durante o processamento linguístico; e 4) Verificar se há associações entre o tipo de exposição (in/formal) e diferenças individuais. O estudo fundamentado na Psicolinguística apresenta como hipóteses gerais que: 1) os sistemas linguísticos dos bilíngues estão sempre ativos, por isso há interferências entre os sistemas durante o processamento linguístico; e 2) o tipo de exposição (in/formal) está relacionado com diferenças individuais (histórico linguístico, nível de proficiência e funções executivas como memória de trabalho, controle inibitório e atencional). A pesquisa de base quantitativa e semi-experimental se fundamenta em tarefas linguísticas (compreensão e produção oral e/ou escrita de palavras, frases e/ou textos) e cognitivas (testes de memória, de atenção e de controle inibitório), nas quais os participantes devem responder a estímulos e comandos e o seu desempenho será avaliado, por meio do tempo de reação, medido em milésimos de segundos, e pela acurácia das respostas. O estudo será realizado com pelo menos 90 participantes, divididos em 3 grupos: 1) 30 participantes que realizarão tarefas linguísticas e cognitivas de modo presencial, sem receber intervenção pedagógica específica; 30 participantes que realizarão tarefas linguísticas e cognitivas de modo presencial e receberão intervenção pedagógica específica; e 30 participantes que realizarão tarefas linguísticas de modo remoto, sem receber intervenção pedagógica específica. Todos os participantes responderão ao questionário de histórico linguístico para bilíngues, no qual será informada a sua autoavaliação de proficiência e demais dados necessários para traçar o seu perfil.

LINHA DE PESQUISA: LP4-Forma e funcionamento de línguas indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas; LP6-Ensino e aprendizagem de línguas adicionais

DATA DE INÍCIO: 01/08/2024

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 2

TÍTULO: Processamento de frases com o verbo gustar por brasileiros aprendizes de espanhol como L2 

DOCENTE RESPONSÁVEL: Elena Ortiz Preuss

RESUMO: Esta pesquisa visa a analisar o processamento de frases com o verbo gustar por aprendizes brasileiros de espanhol como L2. O estudo se fundamenta no MPI e objetiva também: 1) observar se os aprendizes brasileiros de espanhol como L2 processam frases com o verbo gustar, utilizando a estratégia do primeiro nome prevista no MPI; 2) verificar se o nível de proficiência em espanhol como L2 afeta o processamento de frases com o verbo gustar; 3) avaliar se a intervenção pedagógica com instrução de processamento do input pode ser mais eficaz na aprendizagem do verbo gustar por aprendizes brasileiros de espanhol como L2; 4) analisar se há correlação entre capacidade de memória de trabalho dos participantes e o seu desempenho no processamento de frases com o verbo gustar. Esta pesquisa irá testar as seguintes hipóteses: 1) os tempos de reação serão maiores e haverá menor acurácia no processamento de frases com a estrutura objeto-verbo-sujeito do que com a estrutura sujeito-objeto-verbo; 2) os participantes com maior nível proficiência apresentam menores tempos de reação e maior acurácia nas tarefas, ou seja, respondem mais rápido e de forma correta; 3) a intervenção pedagógica com instrução de processamento será mais eficaz na aprendizagem da estrutura sintático-semântica do verbo gustar, reduzindo os tempos de reação e aumentando a acurácia no pós-teste; e 4) aprendizes com maior capacidade de memória de trabalho respondem mais rápido e de forma correta. O estudo experimental será realizado com 3 grupos: a) 100 participantes que não receberão intervenção pedagógica durante esta pesquisa; b) 20 participantes que receberão intervenção pedagógica com instrução de processamento; e c) 20 participantes que receberão intervenção pedagógica sem instrução de processamento. Os resultados deste estudo podem trazer importantes contribuições para as áreas de processamento

bilíngue de frases, aquisição de segunda língua e ensino formal de espanhol como L2.

LINHA DE PESQUISA: LP4-Forma e funcionamento de línguas indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas; LP6-Ensino e aprendizagem de línguas adicionais

DATA DE INÍCIO: 01/03/2023

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa