ELENA ORTIZ PREUSS

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

LAPROLIN: Laboratório de Processamento da Linguagem da UFG

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/645767

 

PROJETO 1

TÍTULO: Interação entre diferenças individuais e intervenções pedagógicas na aquisição de segunda língua

DOCENTE RESPONSÁVEL: Elena Ortiz Preuss

RESUMO: Partindo do pressuposto de que a variabilidade nos níveis de proficiência alcançados na aquisição tardia de L2 está relacionada com interações entre efeitos de intervenções pedagógicas e diferenças individuais nos processos de ensino-aprendizagem, o presente projeto visa a pesquisar inter-relações entre diferenças ou variáveis individuais e condições pedagógicas na aquisição formal de L2 (ORTIZ-PREUSS; SANZ, 2016; SANZ, 2005; SANZ; SERAFINI, 2018). O estudo será realizado a partir de experimentos criados à luz da psicolinguística do bilinguismo e aplicados em contextos formais de aquisição de espanhol por falantes de português brasileiro. Nos experimentos serão observadas variáveis individuais (idade, conhecimento linguístico prévio, capacidade de memória de trabalho, atenção e controle inibitório) e contextuais (abordagens implícita ou explícita de ensino). Esta pesquisa de natureza quantitativa e experimental aplicará testes linguísticos e cognitivos para avaliar o desempenho dos participantes em tarefas de responder a estímulos e comandos. Os dados serão analisados, considerando-se a acurácia e o tempo de resposta aos testes. Espera-se que os resultados alcançados permitam compreender melhor as interações entre instrução pedagógica e fatores individuais na aquisição de línguas, bem como desenvolver intervenções pedagógicas mais eficazes.

LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras

DATA DE INÍCIO: 01/03/2020

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 2

TÍTULO: Interação entre funções executivas e desenvolvimento linguístico típico e atípico de L1 e/ou L2.

DOCENTE RESPONSÁVEL: Elena Ortiz Preuss

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo geral identificar e analisar interações entre funções executivas (FEs) e desenvolvimento linguístico (DL) típico e atípico. Este estudo também visa avaliar o impacto dessas relações nas abordagens de ensino de línguas; apresentar um panorama de estudos relacionando DL às FEs; reconhecer o papel da estimulação cognitiva no desenvolvimento linguístico e cognitivo; observar o DL correlacionado com o desempenho em tarefas de atenção, memória de trabalho e controle inibitório; analisar efeitos diferenciados de FEs nas habilidades de compreensão e produção oral e escrita; e verificar se efeitos de intervenções pedagógicas sobre tópicos linguísticos estão associados ao desenvolvimento de FEs. O estudo apresenta como hipóteses gerais que o desenvolvimento das funções executivas contribui para o desenvolvimento linguístico típico e atípico, que o desempenho em atividades linguísticas está relacionado com o desenvolvimento das funções executivas do participante e que a estimulação cognitiva é também benéfica para o desenvolvimento linguístico. Com vistas a testar tais hipóteses e alcançar os objetivos supracitados, a pesquisa segue uma abordagem metodológica semi-experimental, estabelecendo correlações de desempenho dos participantes em tarefas linguísticas (compreensão e produção oral e/ou escrita de frases e/ou textos) e cognitivas (testes de memória e atenção, teste de controle inibitório e de flexibilidade cognitiva). Espera-se que os resultados possibilitem ampliar a compreensão sobre as relações entre o desenvolvimento linguístico típico e atípico e funções executivas, bem como sobre o impacto dessas relações nas abordagens de ensino de línguas.

LINHA DE PESQUISA: Forma e Funcionamento de Línguas Naturais com Ênfase em Língua Portuguesa, Línguas Indígenas e Língua de Sinais; Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras

DATA DE INÍCIO: 01/07/2019

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa