ELZA KIOKO NAKAYAMA NENOKI DO COUTO

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

NELIM - Núcleo de Estudos de Linguagens e Imaginário

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/29960

PROJETO 1

TÍTULO: Núcleo de estudos de ecolinguística e imaginário

DOCENTE RESPONSÁVEL: Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto

RESUMO: Criação do Núcleo de Estudos de Linguagens e Imaginário, NELIM, em 2008, é o resultado da busca de uma meta: efetivar as perspectivas de estudos criadas durante anos de pesquisas e trabalhos centrados em duas abordagens teórico-metodológicas para fundamentar a prática de análise do discurso. A primeira foi a semiótica discursiva, norteada por A. J. Greimas e seus seguidores, empregada para examinar a língua e as linguagens como sistema de significação que pode, em um mesmo esquema explicativo, demonstrar a articulação das dimensões sensível-expressivas (a prática lingüística) com as dimensões inteligível-conteudísticas (os valores discursivos). A segunda foi a antropologia do imaginário de G. Durand, cujas diretrizes metodológicas apontam como encontrar na inteligência narrativa ou narratividade (organização do caos que possibilita a enunciação) descrita na análise greimasiana os movimentos do imaginário que podem iluminar a compreensão das estruturas discursivas. O que possibilita reunir as duas abordagens, greimasiana e durandiana, na análise dos vários tipos de corpus, não é a materialidade de suas categorias, mas a homologia reconhecida na manifestação destas, visto que ambas possuem equivalência estrutural, ou seja, apresentam semelhanças nos modos e nas condições de a primeira realizar o ato enunciativo, a segunda, o ato imaginário. A produção de sentido, em ambos os campos, segue, por conseguinte, direções semânticas paralelas devido a focalizarem o mesmo princípio metodológico: exame dos predicados e predicativos. O NELIN mantém intercâmbio com centros que focalizam o imaginário, como o Núcleo Interdisciplinar de Estudos sobre o Imaginário, UFPE, Centro de Estudos do Imaginário, Culturanálise de Grupos e Educação, CICE, FEUSP, Laboratório de Estudos do Imaginário do Instituto de Psicologia da USP e Grupo LISE, UFRJ, além dos que integram os Centres de Recherches sur l Imaginaire, CRI. França.

LINHA DE PESQUISA: Linguagem, Sociedade E Cultura; Língua, Texto e Discurso

DATA DE INÍCIO: 01/01/2008

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

PROJETO 2

TÍTULO: NELIM: Estudos de linguagem, ecolinguística e a língua como interação, imaginário, memória, nas modalidades do texto literário, midiático, didático, oral e coloquial

DOCENTE RESPONSÁVEL: Elza Kioko Nakayama Nenoki do Couto

RESUMO: Este projeto é Inter institucional entre pesquisadores de Universidades brasileiras e estrangeiras. A partir das posturas teóricas da antropologia do imaginário, semiótica discursiva e ecolinguística procedemos à descrição e análise de textos orais e/ou escritos. Este projeto faz parte das linhas de pesquisa da UFG: Linha de pesquisa: L.P.5. Linguagem, sociedade e cultura: Estudo dos fenômenos linguísticos orais e escritos.

LINHA DE PESQUISA: Linguagem, Sociedade e Cultura

DATA DE INÍCIO: 01/01/2018