GLAUCIA VIEIRA CANDIDO

PROJETO 1

TÍTULO: Reconstrução histórica da família pano: uma proposta de Proto-formas fonológicas e lexicais

DOCENTE RESPONSÁVEL: Glaucia Vieira Candido

RESUMO: O projeto de pesquisa focaliza um conjunto de línguas indígenas faladas na América do Sul conhecido como família Pano. Até a década de 70, somente existiam referências na literatura sobre línguas Pano cujos falantes localizam-se no Peru e na Bolívia e pouco se conhecia sobre as línguas faladas no Brasil. Isso muito dificultava a tarefa de classificar tais línguas e tornava praticamente impossível a reconstrução da família agrupada. Ainda assim, a pesquisadora Olive Shell, em 1975, de posse apenas de dados de línguas peruanas e bolivianas, realizou um trabalho de reconstrução do Proto-Pano, advertindo, porém, quanto à sua incompletude devido à ausência de línguas do território brasileiro. A partir dos anos 80, com o aumento no úmero de estudos sobre as línguas brasileiras, novas tentativas de classificar as línguas Pano foram surgindo, dentre as quais aquela feita pelo pesquisador Lincoln Almir Amarante Ribeiro, em 2006. Esta classificação pautou se em critérios estritamente linguísticos e, deles subdivididos em outros grupos e subgrupos menores. Diante desta e de outras classificações, agora já é possível (e imprescindível) reconstruir o passado histórico dessa família determinando-lhe sua proto-língua, ou seja, o Proto-Pano. Todavia, como são muitas as línguas envolvidas nessa empreitada propõe-se que o trabalho de reconstrução seja realizado em etapas. Para tanto, sugere-se reconstruir a proto-língua de conjuntos menores de línguas componentes da família, ou seja, de grupos ou subgrupos. Nessa perspectiva, o presente projeto de pesquisa visa a cumprir todas essas etapas por meio de estudos de reconstrução histórica da proto-língua de cada um dos subgrupos considerados na classificação do pesquisador Amarante Ribeiro como ponto de partida para a reconstrução total da proto-língua da família Pano.

LINHA DE PESQUISA: LP4

DATA DE INÍCIO: 20/10/2021

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 2

TÍTULO: Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás: historiografia-linguística da língua de Goiás na perspectiva da sociolinguística cognitiva

DOCENTE RESPONSÁVEL: Glaucia Vieira Candido

RESUMO: O objeto desta pesquisa é a língua portuguesa trazida para Goiás e aqui desenvolvida nos séculos de sua fermentação. O projeto de Construção do Acervo audiovisual da fala Goiana disponibilizou uma grande quantidade de material gravado de falantes nativos, este será o material a ser estudado neste projeto. A língua é um bem de uma sociedade nacional. Toda nação tem e deve ter só uma língua. A subdivisão linguística em uma nação configura a existência de duas culturas diferentes no mesmo espaço político, portanto, duas nações. Como manifestação nacional, a língua se estabelece como parâmetro para todos os cidadãos em todas as situações de comunicação. Ela desse ponto de vista é um sistema linguístico que se sobrepõe em todo o território nacional. O tempo se configura no melhor elemento de institucionalização normativa. Toda circunstância linguística é fruto de uma manifestação cultural. Se houver língua, há cultura, e vice-versa. A base teórico-metodológica da pesquisa será centrada nos fundamentos da Dialetologia, com seu método de cartografação de dados a Geolinguística, e da Sociolinguística quantitativa e Cognitiva. Esta pesquisa justifica-se, sobretudo, por propor o resgate e o registro da língua falada no estado de Goiás, consolidando as pesquisas no Centro-Oeste e perenizando fenômenos fonético-fonológicos, lexicais e morfossintáticos registrados em mapas linguísticos. Os resultados esperados são estudos que revelem a diacronia da evolução da língua brasileira usada em Goiás. Ao final, a publicação de documentos que possam servir de aprendizado para aqueles que desejem saber da evolução da língua brasileira.

LINHA DE PESQUISA: LP4 e LP5

DATA DE INÍCIO: 13/03/2017

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 3

TÍTULO: Português Indígena do Brasil Central: Documentação e Estudo das Práticas Sociolinguísticas de Aldeamentos Indígenas

DOCENTE RESPONSÁVEL: Glaucia Vieira Candido

RESUMO: O projeto de pesquisa objetiva estudar territórios de colonização que vivem os efeitos das políticas de aldeamentos indígenas, para identificar a situação sociolinguística das comunidades, por meio da documentação das práticas sociolinguísticas cotidianas, e formar um banco de materiais empíricos para estudos linguísticos posteriores. De acordo com os estudos realizados para o Atlas Linguístico de Goiás Alinggo, no Labolinggo, os estudos sobre as práticas sociolinguísticas de Mossâmedes e do Carretão, em Goiás, constatou-se a importância dos estudos sobre as bases linguísticas indígenas na história linguística do Brasil Central. A realização deste estudo está preenchendo uma lacuna na documentação do português brasileiro e nos estudos sobre a linguagem no Brasil Central, além de contribuir com subsídios linguísticos e culturais para o planejamento educacional dessa região, por elucidar os processos epistemológicos refletidos nas práticas sociolinguísticas dos sujeitos dos campos pesquisados. Para a catalogação e a documentação das comunidades e de suas práticas sociolinguísticas, serão realizadas rodas de conversas, entrevistas abertas espontâneas (sem roteiros prévios) e documentação da paisagem local para a descrição e estudo da paisagem sociolinguística. O quadro teórico adotado são os pressupostos básicos de diferentes campos da Linguística Descritiva, da Sociolinguística e da Política Linguística, dentre outras que se fizerem necessárias e importantes.

LINHA DE PESQUISA: LP4 e LP5

DATA DE INÍCIO: 01/04/2018

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa