FRANCISCO JOSÉ QUARESMA DE FIGUEIREDO

PROJETO 1

TÍTULO: A teoria sociocultural e o ensino de línguas estrangeiras: investigações temáticas e metodológicas

DOCENTE RESPONSÁVEL: Francisco José Quaresma de Figueiredo

RESUMO: A teoria sociocultural e o ensino de línguas estrangeiras: investigações temáticas e metodológicas

LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras

DATA DE INÍCIO: 02/05/2017

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

PROJETO 2

TÍTULO: Estudo sobre os efeitos da colaboração no processo de ensino-aprendizagem de línguas em contextos presenciais e virtuais

DOCENTE RESPONSÁVEL: Francisco José Quaresma de Figueiredo

RESUMO: Este estudo tem por objetivo fornecer subsídios teóricos para melhor compreender os benefícios ou não da abordagem colaborativa de línguas, através das reflexões de alunos e professores sobre essa forma interativa de aprendizagem, tanto no ambiente presencial quanto no virtual. Como arcabouço teórico, serão utilizadas a teoria sociocultural e estudos a respeito da aprendizagem colaborativa de línguas. Participarão do estudo alunos do curso de Letras da UFG, maiores de idade. Para a coleta de dados serão utilizados questionários, entrevistas, gravações em áudio e em vídeo, material produzido pelos alunos. Os resultados serão publicados em forma de artigos e de capítulos de livros.

DATA DE INÍCIO: 03/08/2018

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento