GOIANDIRA DE FÁTIMA ORTIZ DE CAMARGO

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

Leitura e Literatura

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1426

PROJETO 1

TÍTULO: A poesia em Goiás nas décadas de 1980 e 1990

DOCENTE RESPONSÁVEL: Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo

RESUMO: O presente projeto de pesquisa visa a investigar a poesia goiana produzida nas décadas de 1980 e 1990. Serão investigados poetas que estrearam em livro nas décadas referidas. O campo de pesquisa abrange estudos bibliográficos do objeto e do corpus a ser investigado. Nos três anos de duração da pesquisa serão catalogados poetas com publicação no período para posteriormente serem selecionados três poetas representativos de cada década, visando ao estudo verticalizado. Com estofo de análise crítico-interpretativa articuladas à base teórico-crítica, que forma a área de atuação da proponente, assim se organiza a pesquisa: (a) quanto aos tópicos da lírica, com o objetivo de análise do percurso das obras poéticas à luz das referências teóricas mais recentes serão feitos estudos da subjetividade, da autoria, das formalidades estilísticas e imagéticas do poema, da relação poesia, vida e sociedade; (b) quanto à historiografia literária: estudos da identidade, estética, relação sociedade e obra. Pari passu, para que subsidie as discussões e encorpe o lastro de um conjunto de ideias sobre a poesia goiana, serão feitos estudos de ordem teórica e crítica, que instituam um campo de pensamento sólido, considerando as reflexões de Williams (2013; 2011) sobre “região e modernismo”, Adorno (2012) sobre “lírica e sociedade”, as de Bourdieu (2002) sobre “campo (literário e de poder)”, as de Bakhtin (2006) sobre “autor e responsabilidade do artista”, as de Candido (2006) sobre “estímulos da criação literária e sistema”, as de Hegel (2006) sobre “subjetividade”.

DATA DE INÍCIO: 01/02/2019

PROJETO 2

TÍTULO: Organização da obra poética e historiográfica de A. G. Ramos Jubé

DOCENTE RESPONSÁVEL: Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo

RESUMO: O projeto de pesquisa Organização da obra poética e historiográfica de A. G. Ramos Jubé consiste no levantamento da produção poética, historiográfica e crítica do poeta e estudioso Antônio Geraldo Ramos Jubé, cuja relevância para a literatura goiana é reconhecida por Gilberto Mendonça Teles, Carlos Drummond de Andrade, Bernardo Élis, Heleno Godoy, Coelho Vaz, dentre outros autores. Pretendemos reunir toda a obra poética, historiográfica e crítica do autor éditas, inéditas e dispersas, com vistas a uma edição crítica por meio de estudos introdutórios e notas explicativas, bibliográficas ou de outra natureza, que comporão os dois livros a serem publicados até junho de 2018. Nossa pesquisa será feita em arquivos públicos e privados, em instituições culturais e no acervo do autor de posse de sua família. O resultado da pesquisa será organizado em dois volumes independentes, sendo o primeiro intitulado Poesia completa e o segundo Síntese da história literária de Goiás seguida de textos críticos dispersos. As publicações já asseguraram financiamento.

DATA DE INÍCIO: 01/01/2017

PROJETO 3

TÍTULO: Rede goiana de pesquisa em leitura e ensino de poesia

DOCENTE RESPONSÁVEL: Goiandira de Fátima Ortiz de Camargo

RESUMO: A Rede Goiana de Pesquisa em Leitura e Ensino de Poesia tem como objetivos: 1) Associar pesquisadores em rede, fortalecendo e consolidando pesquisas sobre lírica brasileira atual; 2)Criar, a partir da Rede, um núcleo de pesquisa em leitura e ensino de poesia, visando à produção científica de excelência e transferência de conhecimento que instrumentalizem a recepção da poesia em geral e nas escolas.

DATA DE INÍCIO: 01/01/2007