JAMESSON BUARQUE DE SOUZA
PROJETO 1
TÍTULO: Apresentação da poesia goiana: de 1948 aos dias atuais
DOCENTE RESPONSÁVEL: Jamesson Buarque de Souza
RESUMO: O presente projeto de pesquisa visa a investigar a poesia goiana produzida de 1948 aos dias atuais. O campo de pesquisa abrange estudos bibliográficos do objeto e do corpus a ser investigado. Nos três anos de duração da pesquisa serão catalogados poetas com publicação no período, selecionados poemas representativos para compor uma antologia da poesia goiana, produzidos artigos e outros textos que expressem os estudos realizados e atividades de ensino e de extensão. Com estofo de análise crítico-interpretativa articuladas à base teórico-crítica, que forma a área de atuação dos integrantes, assim se organiza a pesquisa: (a) quanto aos tópicos da lírica, com o objetivo de análise do percurso das obras poéticas à luz das referências teóricas mais recentes serão feitos estudos da subjetividade, da autoria, das formalidades estilísticas e imagéticas do poema, da relação poesia, vida e sociedade; (b) quanto à recepção os estudos da formação de leitor e do mediador, do ensino de poesia; (c) quanto à autoria: estudos das fontes, influências e outros elementos do processo de criação; (d) quanto aos aspectos formais dos poemas: estudos da estilística, do verso, da imagem, do ritmo; (e) quanto à historiografia literária: estudos da identidade, estética, relação sociedade e obra. Pari passu, para que subsidie as discussões e encorpe o lastro de um conjunto de ideias sobre a poesia goiana, serão feitos estudos de ordem teórica e crítica, que instituam um campo de pensamento sólido, considerando as reflexões de Williams (2013; 2011) sobre região e modernismo, Adorno (2012) sobre lírica e sociedade, as de Bourdieu (2002) sobre campo (literário e de poder), as de Bakhtin (2006) sobre autor e responsabilidade do artista, as de Candido (2006) sobre estímulos da criação literária e sistema, as de Hegel (2006) sobre subjetividade.
LINHA DE PESQUISA: Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade; Literatura, História e Sociedade
DATA DE INÍCIO: 01/01/2016
SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento
NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa
PROJETO 2
TÍTULO: Modelos de criação poética
DOCENTE RESPONSÁVEL: Jamesson Buarque de Souza
RESUMO: Este projeto pretende seguir um caminho diferente do que em geral se adota a respeito dos estudos sobre criação literária, a saber: daquilo que fazem a Crítica Psicanalítica, a Crítica Genética, a Crítica Biográfica e as orientações de formação de escritores. Fundamentado mais especificamente nos estudos de Bakhtin sobre autoria e estilo e também na Teoria da Restrição, de Jon Elster, pretende-se apresentar uma teoria sobre modelos de criação poética, a partir de certos autores da poesia brasileira do início do século XX à atualidade. A distinção de Bakhtin entre autor-pessoa e autor-criador, ainda que a princípio pareça outra forma da dicotomia sujeito da enunciação e sujeito do enunciado, parte do princípio de que a figura semântica que é o autor-criador, análoga à expressão da linguagem, modela a figura empírica que é o autor-pessoa, que, neste projeto, tem como referente o poeta no mundo. Queremos demonstrar que os fundamentos bakhtinianos sobre o autor embora sejam concernentes ao romancista e ao narrador, não se distanciam no que diz respeito à criação verbal do poeta e do sujeito lírico, embora esta dupla e aquelas se distingam respectivamente por monofonia e polifonia. Os estudos de Bakhtin sobre autoria e estilo serão operacionados para observar modelos de inscrição de poetas e sujeitos líricos na poesia. Estes modelos, uma vez teoricamente descritos, ampliam a compreensão da criação poética sem tomar como aporte a afecção, a escritura, o perfil intelectual e a orientação de escrita de poemas. Essa observação de modelos, já previamente pré-investigada em nossa prática de pesquisa, estudos e ensino, demonstra que os poetas trabalham com ênfase sobre o material (a linguagem verbal), sobre o discurso (incluindo um acervo especificado de conteúdo) e sobre as formas da tradição poética. Embora não pretendamos ignorar estes dois últimos modelos, é particularmente sobre o primeiro que este projeto de pesquisa se apresenta. Entendemos que apenas os estudos bakhtinianos sobre autoria e estilo não bastam para esclarecer o que são cada um daqueles modelos de criação poética, até mesmo porque não foi apenas por tais estudos que se chegou àquela inferência. A Teoria da Restrição, de Jon Elster, corresponde ao subsídio que auxiliará a atender este projeto em relação àquilo que se disse a respeito dos estudos bakhtinianos sobre a criação literária. À parte que em muitos aspectos toda criação artística está submetida a uma variedade de restrições (sobretudo pessoais, contingenciais, materiais e instrumentais), são as restrições do tipo essenciais, pelas quais um agente impõe a si mesmo limites em nome de algum benefício, que interessam a este projeto. Esse tipo de restrição, quando criada, é chamada de auto-restrição, e conforme se buscará defender, o modelo de criação poética que trabalha com ênfase sobre o material é exemplar. Tal investigação permitirá discutir por que o modelo de criação poética que trabalha com ênfase sobre o material denominado neste projeto "poética formular" é caracterizador mais evidente de estilo e permitirá discutir como é formado. Para atender a isso, concentrar-se-á na descrição como "poética formular" da poesia de Marcus Accioly, de Gerardo Mello Mourão, de Dantas Mota e de Heleno Godoy, antecipando que são, respectivamente, casos de restrição forte, restrição moderada forte, restrição moderada fraca e restrição fraca. Faça-se saber que essa gradação em nada tem relação com a qualidade literária dos poetas relacionados, logo, não implica um escalonamento do excelente ao bom poeta, no sentido de quem é melhor e por quê.
LINHA DE PESQUISA: Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade
DATA DE INÍCIO: 01/03/2013
SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento
NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa