JULIANA GUIMARÃES FARIA

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

FORTRAD - Formação de Tradutores e Intérpretes de Língua de Sinais

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/338031

PROJETO 1

TÍTULO: Formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais - língua portuguesa

DOCENTE RESPONSÁVEL: Juliana Guimarães Faria

RESUMO: O tema é a formação de tradutores e intérpretes de língua brasileira de sinais (Libras) - língua portuguesa. Tem como justificativa o aumento significativo da demanda de profissionais tradutores e intérpretes de Libras - português (TILSP) induzido pelas conquistas sociais da comunidade surda brasileira e pelas políticas afirmativas e linguísticas. Além disso, pode ser caracterizado como um campo emergente, com poucos estudos na área da didática da tradução de línguas de sinais, sobretudo no Brasil. O objetivo geral é identificar, compreender e analisar a formação de tradutores e intérpretes de Libras - português e compará-la à formação de tradutores e intérpretes de línguas orais a partir da sua política, estado do conhecimento, estratégias de ensino-aprendizagem, materiais didáticos, perfil do docente e visão do tradutor-intérprete e do próprio surdo. A metodologia utilizada é de pesquisa exploratória com uma abordagem qualitativa. Prevê-se análise de documentos, aplicação de questionários e realização de entrevistas com docentes, estudantes e egressos dos cursos de formação de tradutores e intérpretes de línguas de sinais e de línguas orais. O universo de pesquisa é a Universidade Federal de Goiás e Universidade Autônoma de Barcelona (UAB). Como resultado, espera-se que o projeto possibilite consolidar parcerias internacionais e desenvolver produtos, ações formativas e de gestão, contribuindo com a formação de tradutores e intérpretes de língua de sinais.

LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras

DATA DE INÍCIO: 01/01/2018

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento