MÔNICA VELOSO BORGES
GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)
Grupo de Estudos de Tipologia Linguística de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais
Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/648127
PROJETO 1
TÍTULO: Documentação e análise de línguas indígenas brasileiras: estudos lexicais
DOCENTE RESPONSÁVEL: Mônica Veloso Borges
RESUMO: Este projeto, que dá continuidade a outras pesquisas que vêm sendo realizadas por mim principalmente no âmbito do projeto “Estudos Lexicais sobre Línguas Indígenas Brasileiras: Documentação e Análises” (2015-2019), sob minha coordenação, tem por objetivo a documentação e a análise do léxico das línguas Tapirapé, Xavante e Xerente, faladas por professores/as alunos/as do Curso de Graduação em Educação Intercultural da UFG, desenvolvido pelo ‘Grupo de Estudos de Tipologia Linguística de Línguas Indígenas e Línguas de Sinais’ (Diretório CNPq), do ‘Centro de Estudos de Línguas e Saberes Indígenas’ (CELSIN), do Núcleo Takinahaky) de Formação Superior Indígena (cf. Borges, 2012;2016). Serão documentados e analisados neste estudo sobre as línguas Tapirapé, Xavante e Xerente, temas como: 1) Palavras antigas, palavras atuais e palavras em desuso; 2) Empréstimos do Português e Processos de Formação de novas palavras nessas línguas indígenas; 3) Palavras distintas entre gerações e entre os sexos; 4) Palavras distintas conforme as aldeias e regiões; 5) Palavras especializadas e palavras usadas no cotidiano; 6) Palavras referentes à fauna e à flora das regiões em que habitam os povos Tapirapé, Xavante e Xerente; 7) Palavras referentes a aspectos culturais desses povos; e 8) Usos e funções dessas línguas; 9) Atitudes linguísticas, dentre outros. Participarão deste estudo professores/as indígenas alunos/as e alunos/as egressos/as do Núcleo Takinahaky) de Formação Superior Indígena, da Matriz Específica da ‘Ciências da Linguagem’, e alunos/as indígenas e não indígenas dos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Letras e Linguística da UFG, sob minha orientação. Este projeto será desenvolvido em parceria com esses/essas pesquisadores/as, tendo por meta a documentação lexical e visando, a formação desses/dessas professores/as na documentação e análise lexical de suas línguas, além da produção de diversos estudos, principalmente dicionários pedagógicos.
Palavras-Chave: Estudo Lexical; Línguas Tapirapé, Xavante e Xerente; Dicionários; Formação de Professores/as Indígenas.
LINHA DE PESQUISA: Forma e Funcionamento de Línguas Naturais com Ênfase em Língua Portuguesa, Línguas Indígenas e Língua de Sinais
DATA DE INÍCIO: 20/02/2020
SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento
NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa