ROSANE ROCHA PESSOA

GRUPOS DE PESQUISA (LÍDER)

Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/313964

Formação de Professores de Língua

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/14930

PROJETO 1

TÍTULO: Perspectivas decoloniais na formação de professoras/es de língua inglesa do estado de Goiás

DOCENTE RESPONSÁVEL: Rosane Rocha Pessoa

RESUMO: Este projeto de pesquisa se insere na área de Estudos Linguísticos, mais especificamente no campo da Linguística Aplicada Crítica, e se justifica pelo fato de eu estar coordenando, em parceria com a Profa. Dra. Viviane Pires Viana Silvestre, da Universidade Estadual de Goiás (UEG), um projeto de formação de professoras/es de língua inglesa do Estado de Goiás, que integra o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, em seu segundo ciclo (2015-2019), coordenado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mário T. Menezes de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). Uma das ações do Núcleo Goiás foi a criação do Grupo de Estudos de Professoras/es de Língua inglesa de Goiás (GEPLIGO) no segundo semestre de 2016. Assim, na pesquisa, objetivamos problematizar a formação docente nesse grupo de estudos, tendo como base estudos que o nosso grupo tem feito sobre decolonialidade. Mais especificamente, nossos objetivos são: a) problematizar práticas de (de) colonialidade no processo de constituição e desenvolvimento do Grupo de Estudos de Professoras/es de Língua Inglesa de Goiás (GEPLIGO); b) problematizar práticas de (de) colonialidade na construção de conhecimento pelas professoras/es participantes desse grupo de estudos; c) discutir tensões e desestabilizações vivenciadas no grupo ao longo de três anos. Com este estudo, esperamos contribuir para os estudos na área da formação de professoras/es de língua inglesa, ao mesmo tempo em que pretendemos estreitar a nossa parceria com docentes da Educação Básica do nosso estado.

LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Segundas Línguas e Línguas Estrangeiras

DATA DE INÍCIO: 01/01/2017

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

PROJETO 2

TÍTULO: Praxiologias críticas, decoloniais e pós-humanistas na educação linguística e na formação de professoras/es de línguas

DOCENTE RESPONSÁVEL: Rosane Rocha Pessoa

RESUMO: Esta pesquisa está́ vinculada a três Grupos de Pesquisa do Diretório do CNPq: Formação de Professoras/es de Línguas, Rede Cerrado de Formação Crítica de Professoras/es de Línguas e Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia. Os dois primeiros são liderados por mim e o terceiro é liderado pela Profa. Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Prof. Dr. Lynn Mário T. Menezes de Souza, da Universidade de São Paulo (USP). O objetivo geral da pesquisa é problematizar a educação linguística e a formação de professoras/es de línguas em contextos diversos de educação básica e ensino superior. Os objetivos específicos são três: 1. Discutir práxis discursivas e sociais que reproduzem ou confrontam desigualdades sociais (concernentes aos construtos língua, linguagem, classe, gênero, nacionalidade, raça, corpo etc.) em aulas de línguas e em contextos de formação docente; 2. Problematizar nossa história colonial e suas consequentes colonialidades em aulas de línguas e em contextos de formação docente; e 3. Discutir a relação espaço-matéria-discurso na construção da educação linguística e da formação docente. Esses objetivos serão atingidos por meio do diálogo entre o material empírico, produzido por pesquisadoras/es, professoras/es, alunas/os e outras/os agentes escolares, e praxiologias da Linguística Aplicada Crítica, do Pensamento Decolonial e do Pós-humanismo. As metodologias adotadas são críticas, pós-críticas, decoloniais e pós-humanistas, e as fontes de pesquisa compreendem narrativas (orais e escritas), planos de aula, interações de sala de aula, intra-ações de sala de aula, notas de campo, material didático, documentos de sala de aula, conversas individuais, diários reflexivos, sessões reflexivas, rodas de conversa e interações espontâneas.

DATA DE INÍCIO: 01/08/2020

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

PROJETO 3

TÍTULO: Grupo de Estudos de Professoras/es de Língua Inglesa de Goiás (GEPLIGO)

DOCENTE RESPONSÁVEL: Rosane Rocha Pessoa

RESUMO: Neste projeto de extensão, que se insere nos campos da Linguística Aplicada e da Formação Docente, temos como objetivo constituir um espaço de interlocução entre professoras/es de inglês que atuam em escolas da Educação Básica e em cursos universitários, possibilitando, assim, parcerias mais horizontais entre elas/es. O projeto integra o Projeto Nacional de Letramentos: Linguagem, Cultura, Educação e Tecnologia, em seu segundo ciclo (2015-2019), coordenado pela Dra. Walkyria Monte Mór e pelo Dr. Lynn Mário T. Menezes de Souza, da USP.

DATA DE INÍCIO: 01/01/2016

NATUREZA DO PROJETO: Extensão