SEBASTIÃO ELIAS MILANI

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

IMAGO - Mostragem e Desenvolvimento Epistemológico da Historiografia dos Estudos da Linguagem

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/28782

 

PROJETO 1

TÍTULO: Construção do acervo audiovisual da língua falada em Goiás: historiografia-linguística da língua de Goiás na perspectiva da sociolingüística cognitiva.

DOCENTE RESPONSÁVEL: Sebastião Elias Milani

RESUMO: O objeto desta pesquisa é a língua portuguesa trazida para Goiás e aqui desenvolvida nos séculos de sua fermentação. O projeto de Construção do Acervo audiovisual da fala Goiana disponibilizou uma grande quantidade de material gravado de falantes nativos, este será o material a ser estudado neste projeto. A língua é um bem de uma sociedade nacional. Toda nação tem e deve ter só uma língua. A subdivisão linguística em uma nação configura a existência de duas culturas diferentes no mesmo espaço político, portanto, duas nações. Como manifestação nacional, a língua se estabelece como parâmetro para todos os cidadãos em todas as situações de comunicação. Ela desse ponto de vista é um sistema linguístico que se sobrepõe em todo o território nacional. O tempo se configura no melhor elemento de institucionalização normativa. Toda circunstância linguística é fruto de uma manifestação cultural. Se houver língua, há cultura, e vice-versa. A base teórico-metodológica da pesquisa será centrada nos fundamentos da Dialetologia, com seu método de cartografação de dados a Geolinguística, e da Sociolinguística quantitativa e Cognitiva. Esta pesquisa justifica-se, sobretudo, por propor o resgate e o registro da língua falada no estado de Goiás, consolidando as pesquisas no Centro-Oeste e perenizando fenômenos fonético-fonológicos, lexicais e morfossintáticos registrados em mapas linguísticos. Os resultados esperados são estudos que revelem a diacronia da evolução da língua brasileira usada em Goiás. Ao final, a publicação de documentos que possam servir de aprendizado para aqueles que desejem saber da evolução da língua brasileira.

LINHA DE PESQUISA: Forma e Funcionamento de Línguas Naturais com Ênfase em Língua Portuguesa, Línguas Indígenas e Língua de Sinais

DATA DE INÍCIO: 01/01/2017

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 2

TÍTULO: Historiografia-Linguística dos conceitos de indivíduo e de sujeito nos estudos da linguagem

DOCENTE RESPONSÁVEL: Sebastião Elias Milani

RESUMO: A temática deste projeto é a constituição em texto da separação conceitual entre, por um lado, indivíduo/alma/natureza e, por outro, homem-sujeito/espírito/cultura. Tem-se como tese que o conceito de homem, na obra de Humboldt, encerra o conceito pós-moderno de sujeito. Os momentos culturais da história da humanidade são marcados pelas revisões de temas e de conceitos. O período clássico grego-latino sempre foi retomado por movimentos posteriores, a exemplos, o humanismo-classicismo do século XVI, iluminismo do século XVII e o classicismo e o comparatismo alemães do início do século XIX, o modernismo e estruturalismo do século XX. Desses movimentos, tomaram-se, como objeto dessa pesquisa, as obras de Platão (século IV a. C.), as obras de Étienne Bonot de Condillac (1754) e as obras de Wilhelm von Humboldt (1792/1835). O indivíduo não muda. O sujeito é sempre novo. O indivíduo pertence à natureza e o sujeito pertence à cultura. O indivíduo é inato, é o animal com corpo e alma, feito das entranhas do planeta. O sujeito é o homem, destacado dos animais pelo aprendizado de uma língua, é o desejo de não ser um animal, é o espírito. O indivíduo é a acúmulo do conteúdo, o sujeito é um estado do conteúdo de um indivíduo. O indivíduo é a diacronia e o sujeito é o cume do conteúdo, manifestado em uma sincronia. O indivíduo pode ser estudado, porque pode ser observado no tempo e no espaço, seu conteúdo essencial está espalhado por todos os textos, é a fórmula para criar o sujeito. O sujeito não pode ser estudado, porque não pode ser observado no tempo e no espaço, seu conteúdo essencial está concentrado, é a manifestação da subjetividade de uma individualidade. Espera-se mostrar em artigos e em livros como esses conceitos aparecem nas obras escolhidas e como eles instruíram a Linguística geral e instruem a Semiologia.

LINHA DE PESQUISA: Língua, Texto e Discurso

DATA DE INÍCIO: 01/01/2017

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa