VÂNIA CRISTINA CASSEB GALVÃO

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

Rede de Estudos da Língua Portuguesa ao Redor do Mundo

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/74356

PROJETO 1

TÍTULO: O português brasileiro em contexto italiano: aspectos sociais, políticos e linguísticos

DOCENTE RESPONSÁVEL: Vânia Cristina Casseb Galvão

RESUMO: Este projeto integra um conjunto articulado de projetos, o "Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo", organizado a partir de ações delineadas no âmbito do SIMELP Simpósio Mundial de Estudos de Língua Portuguesa, evento surgido no Brasil e que tem por finalidades básicas congregar estudiosos em torno da temática língua portuguesa e promover essa língua em seu potencial de interação internacional. Essa Rede vincula um grupo de pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação de instituições de ensino superior sediadas no Brasil, em Portugal, na Itália, em Cabo Verde e em Macau. Mais especificamente, este subprojeto enfoca o Português contemporâneo falado em Goiás, reconhecendo-o como um exemplar da efervescência do português brasileiro como língua de interação global. Estão em evidência a língua e a cultura brasileira, especialmente, em sua manifestação na variedade do português falada no Brasil. Ter-se-á como parâmetro a manifestação da cultura e da identidade brasileira visíveis no espaço geopolítico do estado de Goiás e no uso da língua por falantes de Goiânia e da Cidade de Goiás, 1ª capital do Estado. Trata-se de uma proposta que pretende contribuir para a difusão e a valorização do português brasileiro em contexto europeu. Por isso, compreende-se que resultados de descrições linguísticas são fomentadores de ações de ensino do português brasileiro em contexto italiano seja como língua estrangeira seja como língua de herança.

LINHA DE PESQUISA: Ensino e Aprendizagem de Línguas Naturais com Ênfase em Língua Portuguesa, Línguas Indígenas e Língua de Sinais

DATA DE INÍCIO: 01/01/2018

PROJETO 2

TÍTULO: Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo

DOCENTE RESPONSÁVEL: Vânia Cristina Casseb Galvão

RESUMO: O projeto "Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo" vincula um grupo de pesquisadores e alunos de pós-graduação e de graduação de instituições de ensino superior sediadas no Brasil, em Portugal, na Itália e em Macau, e envolve estudos de descrição e análise do português em suas múltiplas variedades e modalidades de realização, especialmente aquelas variedades que, ao longo da história de constituição da Língua Portuguesa, são tradicionalmente reconhecidas como politicamente minoritárias, partindo-se da concepção senso comum de que a variante padrão europeia é a matriz e o português brasileiro e seus dialetos, o macaense, o português brasileiro de herança falado na Itália etc são subsistemas dessa matriz e não línguas representativas dos grupos sociais que as falam e/ou que se expressam por suas respectivas literaturas. Compreende-se que a descrição linguística tem como uma de suas funções político-sociais promover as línguas que estuda, dando-lhes visibilidade, contribuindo para sua valorização e de seus usuários. No âmbito da UFG, está sendo desenvolvido o subprojeto “O Português brasileiro em contexto italiano”, que enfoca o Português contemporâneo falado em Goiás, reconhecendo-o como um exemplar da efervescência do português brasileiro como língua de interação global. Estão em evidência a língua e a cultura brasileira, especialmente, em sua manifestação na variante do português falada no Brasil. Trata-se de uma proposta que pretende contribuir para a difusão e a valorização do português brasileiro em contexto europeu. Por isso, compreende-se que resultados de descrições linguísticas são fomentadores de ações de ensino do português brasileiro em contexto italiano. Seu objetivo maior é promover um conjunto articulado de projetos de pesquisa e de pesquisa-ação, no sentido de conhecer mais uma faceta do PB, divulgar a cultura brasileira, difundir o PB e acelerar o aumento pela procura do PB como língua estrangeira em contexto universitário na Itália. O estágio atual da variante goiana do português brasileiro servirá de parâmetro da L1, um recorte que objetiva mostrar a pluralidade da cultura brasileira, e, ao mesmo tempo, as características intrínsecas do PB que mostram tal pluralidade.

DATA DE INÍCIO: 14/01/2013

PROJETO 3

TÍTULO: Um estudo contrastivo da formação de paradigmas evidenciais abstratizados a partir de construções com verbo dizer

DOCENTE RESPONSÁVEL: Vânia Cristina Casseb Galvão

RESUMO: Este projeto prevê o estudo do desenvolvimento de construções mais abstratizadas a partir de construções evidenciais lexicais com o verbo dizer em três línguas românicas, o português brasileiro (PB), o espanhol (variedade a ser definida) e o italiano. O domínio semântico evidencial diz respeito à fonte do conhecimento enunciado (Aikhenvald, 2004). Esse tipo de construções, de natureza predicativa, são codificadoras evidenciais lexicais prototípicas e podem desenvolver evidenciais de natureza gramatical ou discursiva. O aporte teórico para a análise e a descrição dos dados de pesquisa é a Gramática das Construções (Goldberg, 1995, 2006; Croft, 2001; Bybee, 2010; Traugott; Troudale, 2013; Oliveira, Rosário, 2015; entre outros). Inclui o SUBPROJETO DE PÓS-DOUTORAMENTO: “Estruturação sintática, semântica e informacional de construções evidenciais elaboradas a partir do “verbo dizer” em falares da Amazônia.

LINHA DE PESQUISA: Forma e Funcionamento de Línguas Naturais com Ênfase em Língua Portuguesa, Línguas Indígenas e Língua de Sinais

DATA DE INÍCIO: 01/03/2016