SOLANGE FIUZA CARDOSO YOKOZAWA

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

Estudos de Poesia Brasileira Moderna e Contemporânea

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7755

PROJETO 1

TÍTULO: Edição das cartas inéditas de João Cabral de Melo Neto a Alberto de Serpa & Estudos Críticos

DOCENTE RESPONSÁVEL: Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

RESUMO: João Cabral de Melo Neto diz, em cartas a amigos, não gostar de escrevê-las. Entretanto, não foi dos epistológrafos menos prolíferos, sendo mais conhecidas suas cartas destinadas a Carlos Drummond de Andrade, Manuel Bandeira, Lêdo Ivo e a Clarice Lispector. De grande interesse, mas ainda inéditas e desconhecidas até mesmo pelos estudiosos da poesia cabralina, são as cartas ao poeta português Alberto de Serpa. A Serpa Cabral destinou, entre 1949 e 1957, trinta e uma cartas, constituindo a parte mais volumosa e relevante do epistolário aquelas escritas entre 1949 e 1950, quando os dois poetas estavam evolvidos no projeto comum de organização da revista O cavalo de todas as cores, assunto central da correspondência. Ao planejar a revista por meio das cartas, Cabral fala ao coeditor, entre outros assuntos, sobre sua visão de crítica, sobre seus critérios de composição de uma antologia poética, sobre seu posicionamento político daquela época, o qual determina não só as escolhas do que publicar ou não no O cavalo, mas também reorienta a sua obra criativa. Assumindo em muitos momentos um tom ensaístico, essas cartas se afirmam mais como escrita crítica do que como escrita do eu, pois as informações mais pessoais são raras, não havendo matérias mais íntimas, de alto teor confidencial. Essas cartas têm importância por se tratar de um conjunto alentado da correspondência de um dos mais importantes poetas brasileiros de todos os tempos, mas também pelo conteúdo delas, por permitirem conhecer melhor o Cabral editor de periódico, por desenharem, no conjunto, um pensamento crítico do poeta, por darem a ver, em fragmentos e parcialmente, a composição de um livro como O cão sem plumas e por fornecerem dados para a compreensão do posicionamento político do poeta, o qual teve consequências sobre sua obra poética e influenciou jovens artistas espanhóis a que esteve ligado. Proponho, neste projeto, realizar uma edição extensamente comentada, por meio de notas, dessas trinta e uma cartas, edição que será aberta por uma apresentação crítica alentada e conterá também uma reprodução fac-similada da Revista O cavalo de todas as cores, obra rara e de difícil acesso. Proponho, ainda, escrever, ao longo do projeto, artigos a partir do conteúdo das cartas ou a elas vinculados, os quais representarão produtos parciais da pesquisa e serão também preparatórios para a elaboração da apresentação e das notas da edição comentada, que constitui o produto final.

LINHA DE PESQUISA: Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade

DATA DE INÍCIO: 01/03/2018

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

PROJETO 2

TÍTULO: João Cabral de Melo Neto e Portugal: recepção crítica e diálogos poéticos

DOCENTE RESPONSÁVEL: Solange Fiuza Cardoso Yokozawa

RESUMO: A crítica frequentemente enfatiza as relações entre João Cabral de Melo Neto e a tradição literária francesa e espanhola, assim como a representação do espaço espanhol em sua poesia. Mas as referências que tratam especificamente de suas ligações com Portugal, tendo se ampliado nestes últimos tempos, circunscrevem-se ao exame de confluências entre o poeta e os seus contemporâneos Carlos de Oliveira e Sophia de Mello Breyner Andresen. Diante dessa lacuna e partindo de significativo material levando durante a investigação de pós-doutoramento Reconfigurações da poesia lírica em Cesário Verde e João Cabral, desenvolvida na Universidade do Porto (março a agosto/2015), com bolsa CNPq, e na Universidade Federal Fluminense (setembro/2015 a março/2016), proponho, no projeto João Cabral de Melo Neto e Portugal: recepção crítica e diálogos poéticos, examinar as relações entre Cabral e Portugal a partir de dois eixos centrais, que apresentam intersecções: 1) a recepção crítica portuguesa do poeta brasileiro tanto no horizonte do passado quanto no do presente; 2) os diálogos, mormente poéticos, entre Cabral e poetas portugueses, sejam da tradição (Cesário Verde e Fernando Pessoa), sejam contemporâneos ao poeta (Alberto de Serpa, Sophia de Mello Breyner Andresen e Alexandre O'Neill).

LINHA DE PESQUISA: Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade; Literatura comparada e Estudos culturais

DATA DE INÍCIO: 03/03/2016

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento