TARSILLA COUTO DE BRITO

PROJETO 1

TÍTULO: A literatura escrita por mulheres na América Latina

DOCENTE RESPONSÁVEL: Tarsilla Couto de Brito

RESUMO:  Este projeto de pesquisa propõe-se a ser um guarda-chuva de crítica feminista para pesquisas que se interessem pela escrita de mulheres na américa latina em quatro perspectivas - de ensino, de crítica, de teoria e de história, que podem ser assim descritas: 1) O aprendizado das mulheres nas letras no Brasil e na América Latina: literatura e feminismos 2) Entre a realidade e a ficção: a violência de gênero na vida e nos textos escritos por mulheres latino-americanas 3) Escrevendo em línguas: a metalinguagem na escrita de mulheres do sul-global 4) Rindo com Medusa: lendo de novo e pela primeira vez escritoras da literatura latino-americana. Os objetivos de cada frente de trabalho são, respectivamente: 1) Estudar histórias de luta de mulheres na educação, na política e na literatura, montando uma bibliografia interseccional feminista que fomente novos protocolos de leitura, coerentes com a crítica ao patriarcado e ao eurocentrismo; 2) Estudar textos literários que representem a violência contra mulheres e a resistência das mulheres à violência entendendo a literatura como dispositivo de educação estética, política e sentimental; 3) Estudar a metalinguagem na escrita de mulheres para composição de um quadro teórico de valores estéticos e políticos contra-hegemônicos em contribuição aos estudos literários latino-americanos; 4) Revisar o cânone literário latino americano para reestabelecimento das contribuições estéticas e políticas realizadas por mulheres escritoras.

LINHA DE PESQUISA: Literatura comparada e Estudos culturais

DATA DE INÍCIO: 05/05/2023

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento (até 31/05/2028) 

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 2

TÍTULO: Modos e problemas de representação da crise da literatura: um desafio aos estudos literários

DOCENTE RESPONSÁVEL: Tarsilla Couto de Brito

RESUMO: O presente projeto parte do pressuposto de que existe um discurso de crise atravessando o conjunto de conhecimentos construídos em torno do literário. O ensino, a crítica, a história e a teoria têm sido afetados por esse discurso ao longo do século XX. A hipótese que sustenta esta proposta de estudos pode ser sintetizada como uma crítica à dicotomia entre as epistemes do Particular e do Universal. Diante disso, este projeto tem como objetivos gerais: historicizar conceitos, correntes críticas e teorias pertinentes aos estudos literários para que a literatura e seus discursos não sucumbam, por um lado, a ontologias essencialistas e, por outro, a relativismos niilistas; desenvolver estudos de obras literárias, autores de literatura e de texto críticos que contribuam para a dessencialização da literatura, promovendo assim a formação de professores-pesquisadores seguros da relevância política, social e estética da prática de leitura literária; resgatar o problema da representação como lugar de reflexão sobre o ensino, a crítica, a história e a teoria da literatura; como conceito capaz de criar relações entre a literatura e a realidade, o mundo e a sociedade. Esses objetivos serão realizados e, projeta-se, alcançados com a estruturação de quatro frentes de trabalho, cada uma com seus objetivos específicos: 1) Pesquisa sobre ensino de literatura; 2) Pesquisa de história das ideias literárias; 3) Reflexões teóricas sobre modos e problemas de representação; 4) Estudos de crítica literária. O princípio ético e crítico desse projeto encontra-se na definição de exílio elaborada por Edward Said: um estado de ser descontínuo? (Reflexões sobre o exílio, 2003). Nessa formulação, o universal e o particular, que, em oposição, fizeram a crise da literatura e dos estudos literários ao longo do século XX, estão de tal modo tensionados em uma identidade contraditória que um não pode ser compreendido sem o outro. O estado (universal, essência, categoria fixa) de exílio caracteriza-se pelo descontínuo (pelo particular, pelo provisório, pelo contingente). A premissa da tradição literária reformula-se aqui não mais como transmissão de valores ideais, mas como eixo sustentador de uma formulação que se deseja contraditória e em conflito

LINHA DE PESQUISA: Literatura comparada e Estudos culturais

DATA DE INÍCIO: 28/02/2018

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento (até 31/12/2025) 

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa