EDNA SILVA FARIA

GRUPO DE PESQUISA (LÍDER)

Grupo de Estudos e Pesquisa em Semiótica - GESEM

Cadastrado no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/593766

 

PROJETO 1 

TÍTULO: Semiótica, semissimbolismo e multimodalidade: o símbolo e as diversas linguagens

DOCENTE RESPONSÁVEL: Edna Silva Faria

RESUMO: Considerando as inovações no campo da comunicação e embasado na semiótica greimasiana, este projeto de pesquisa se dispõe a estudar corpora produzidos em diversas linguagens e veiculados em suportes vários, e tem como objetivo geral identificar os procedimentos adotados para o processo de significação enquanto símbolos e semissímbolos. Como objetivos específicos, intenta compreender de que maneira os enunciados constituídos nos corpora analisados associam-se aos elementos visuais, gestuais e/ousonoros, estabelecendo as relações de sentido e de significação, visando a discutir os procedimentos e as estratégias discursivas empregadas ao estabelecimento da significação, adotadas pelo enunciador ao inscreverem-se em suportes canônicos e não-canônicos de linguagem. A partir desses objetivos, o projeto investiga ainda o conhecimento e habilidades necessárias na produção de significados, considerando as escolhas que os usuários da linguagem adotam em sua situação comunicativa e de interação.

LINHA DE PESQUISA: Ensino e aprendizagem de línguas naturais com ênfase em língua portuguesa, línguas indígenas e línguas de sinais; Língua, texto e discurso.

DATA DE INÍCIO: 2018

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

OBSERVAÇÃO: Integra o PPGLL desde Maio de 2022

 

PROJETO 2

TÍTULO: Imagem e narrativização: uma análise semiótica da constituição da significação em fotografias

DOCENTE RESPONSÁVEL: Edna Silva Faria

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objeto de estudo fotografias do fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, especificamente as produzidas para registro das atividades de mineração do garimpo de Serra Pelada. O estudo de imagens é objeto rico para pesquisas, em diversos campos do saber e, para a semiótica francesa ou discursiva, é elemento importante, uma vez que, considerada um texto pictórico, não-verbal por não se compor de elementos verbais, constitui-se de conteúdos, manifestados visualmente, na iminência discursiva, o plano da expressão, ou instaurados no nível mais profundo, o plano do conteúdo, onde se estabelece a relação semissimbólica. Uma constituição imagética é portadora de significação, por entrelaçar e envolver formas, cores, disposições visuais, organizadas nas dimensões cromática, eidética e topológica. O propósito da pesquisa é investigar as relações estabelecidas entre as imagens e a produção de narrativas, cujo processo enunciativo produz uma constituição social. Interessa-nos, ainda, examinar, nos encadeamentos entre o plano de conteúdo e o plano de expressão, de que maneira essa homologação semissimbólica resulta nos efeitos de sentido e na dramaticidade das imagens selecionadas para a investigação. Fundamentamos o estudo na linha teórica da semiótica discursiva, pelas contribuições de Greimas (1984), Floch (1985, 1995), Fontanille (1989, 1998), Basso Fossali e Dondero (2011), Dondero (2014, 2020), Pietroforte (2008), Bordron (1991, 2004, 2014), cujos trabalhos voltam-se para o tema do visual e as relações entre produção, recepção e percepção. Colaboram também para a pesquisa os estudos de Benveniste (2005, 2023), Bertrand (2003), que tratam dos aspectos da enunciação e de suas implicações. O percurso metodológico constitui-se de revisão bibliográfica do material textual que dará suporte ao estudo, seguido de análise dos corpora, as fotografias selecionadas para a realização da pesquisa.

LINHA DE PESQUISA: LP 7 / LP8

DATA DE INÍCIO: 03/03/2025

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

PROJETO 3

TÍTULO: Das Paixões à afetividade - uma historiografia do percurso passional e afetivo

DOCENTE RESPONSÁVEL: Edna Silva Faria

RESUMO: A semiótica da ação trata da organização actancial em uma narrativa, debruçando sobre o fazer do sujeito narrativo em relação com as modalidades virtualizantes e atualizadas/realizadas, no percurso do estado e das mudanças de estado pelas quais esse sujeito passar, ao agir, e das transformações por que passa ao agir sobre si, sobre os outros e sobre o mundo. Situado em um contexto e marcado pelos elementos culturais da época em que vive, o sujeito manifesta discursivamente seus estados de alma, seja pelo arranjo da competência semântica seja pela organização discursiva, revelando as paixões pela negação do racional, quando o “sentir transborda o perceber”. Este projeto de pesquisa tem como objetivo realizar um levantamento historiográfico, traçando o percurso que parte da percepção da paixão até a percepção de que em que momento torna-se afeto. O método empregado para a realização da pesquisa será o da revisão bibliográfica, partindo dos textos iniciais quanto à abordagem do tema até àqueles que apresentam o tema do afeto. Espera-se, com este estudo, desmembrar a linha tênue que existe entre um aspecto e outro, contribuir para a ampliação das discussões sobre o tema e aprofundar os conhecimentos sobre a epistemologia das paixões e a pré-condição dos afetos. Assim o desenvolvimento da pesquisa impactará nas discussões contemporâneas e vindouras relativas ao tema.

LINHA DE PESQUISA: LP 7 / LP8

DATA DE INÍCIO: 02/05/2025

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa