MIRIAN SANTOS DE CERQUEIRA

PROJETO 1 

TÍTULO: Psicolinguística experimental: fundamentos, métodos e suas contribuições para o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica

DOCENTE RESPONSÁVEL: Mirian Santos de Cerqueira

RESUMO: O presente projeto de pesquisa tem como objetivo central discorrer sobre os fundamentos teórico-metodológicos do campo da Psicolinguística Experimental, vislumbrando contribuir para que os resultados desse campo de pesquisa possam dialogar com o ensino de Língua Portuguesa na Educação Básica. A ideia é tentar estabelecer interface com pesquisas de cunho teórico e verificar como isso pode lançar luz a problemas relacionados à leitura e à produção textual de alunos desse nível de ensino, já apontados por inúmeras pesquisas no campo do ensino de Língua Portuguesa (GERALDI, 2001; PERINI, 2009). Para isso, toma como hipótese central a premissa de que o baixo desempenho escolar de estudantes brasileiros em exames como o ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) e o PISA (Programa Internacional de Avaliação de Estudantes) pode decorrer, dentre outros fatores, devido ao fato de que, geralmente, atividades de leitura e produção textual escrita ocorrem, na escola, de maneira descontextualizada, enfatizando-se regras gramaticais em detrimento do funcionamento da língua e do processo de produção e compreensão da linguagem do ponto de vista conceitual e experimental, ou seja, na maioria das vezes, não são trabalhadas estratégias de produção textual e leitura com base em uma teoria do processamento da linguagem. Para buscar comprovar ou não tal hipótese, partiremos para uma abordagem metodológica que contará com a elaboração de experimentos psicolinguísticos que tomem como objeto de estudo a leitura e a produção textual em todos os níveis (do micro ao macro textual). Além disso, buscaremos estabelecer uma ponte entre os estudos do campo da Psicolinguística Experimental e a Educação Básica.

LINHA DE PESQUISA: Forma e funcionamento de línguas indígenas, línguas de sinais, língua portuguesa e outras línguas.

DATA DE INÍCIO: 2022

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em tramitação

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa

 

OBSERVAÇÃO: Integra o PPGLL desde Maio de 2022