Università Degli Studi di Perugia (UNIPG) / Itália (2015-2028)

Coordenação: Solange Fiuza Cardoso Yokozawa e Vera Lúcia de Oliveira

O acordo de cooperação entre a Università Degli Studi di Perugia (UNIPG), com sede em Perugia, e a Universidade Federal de Goiás, com sede em Goiânia, foi firmado em 2015 e renovado, em 2023, por cinco anos. Nessa segunda etapa, o acordo é coordenado, do lado brasileiro, pela professora Solange Fiuza Cardoso Yokozawa, e, do lado italiano, pela professora Vera Lúcia de Oliveira.

O acordo objetiva, principalmente: (a) Visitas de intercâmbio para pesquisadores e professores envolvidos nas atividades de pesquisa; (b) Intercâmbio de pesquisadores doutores, estudantes envolvidos em programas de doutoramento, bolsistas de pesquisa e jovens pesquisadores para atividades científicas integradas; (c) Intercâmbio de estudantes; (d) Intercâmbio de publicações e documentos científicos e educacionais; (e) Organização conjunta de reuniões e seminários; (f) Organização e publicação conjunta em revistas científicas e livros; (g) Outros tipos de cooperação, tai como: projetos de pesquisa conjuntos, formulação de produção didática inovadora, apoio à implementação de uma estrutura de pesquisa, ensino e todas as demais atividades relacionadas à mobilidade de pesquisadores, alunos e professores.

No âmbito desse acordo, várias atividades importantes já foram realizadas, destacando-se o Congresso Internacional Línguas, Culturas e Literaturas em Diálogo, que já conta com três edições realizadas, e a quarta em preparação. Além da UFG e da UNIPG, este evento conta com outras instituições parceiras, como a UnB, a UNESP e a UFSC, que sediará a quarta edição do congresso em 2024. Destaca-se também a antologia bilíngue português/italiano Encontros com a poesia do mundo, que já teve três edições.