REDE/Itália

Coordenação: Vânia Cristina Casseb Galvão (Brasil) e Katia Chulata (Itália)

O Grupo de Pesquisa registrado no CNPq como "Rede de estudos da língua portuguesa ao redor do mundo" e envolve universidades italianas (Unich, Unisalento, Unipi, Roma Tre) e brasileiras (UFG, UEG, UnB, UFMT-Barra do Garças). Além disso, o projeto REDE/Itália prevê ações conjuntas de pesquisa, ensino, extensão e publicação.

No REDE/Itália, os resultados de pesquisas descritivistas e teóricas nas áreas de Linguística e de Literatura são fomentadores de ações de ensino do português brasileiro (PB) como língua estrangeira, língua adicional e língua de herança no contexto universitário italiano.

Além de ações conjuntas isoladas, no âmbito do projeto foram estabelecidos dois convênios de cooperação internacional. O primeiro consiste na parceria entre a Universidade Federal de Goiás e a Unisalento (2015 a 2020). Em fase de renovação, esse convênio resultou na mobilidade docente entre Brasil e Itália, em visiting professor, visiting research, visitas curtas, quanto mobilidade discente entre esses países, nos níveis da graduação, mestrado e doutorado. Ainda, essa parceria resultou em, mais ou menos, uma dezena de publicações conjuntas, entre livros, capítulos e artigos.

O segundo convênio envolve a UFG e a Università Gabriele D’Annunzio, Chiete – Pescara (2022-2025). Além das mesmas ações docentes e discentes realizadas na Unisalento, a Unich, através da PhD Katia Chulata, é a sede italiana do projeto REDE Itália. Outro diferencial desse convênio, é o aditivo voltado para mobilidade discente para alunos europeus através de bolsas do projeto Erasmus+, sigla sobre a qual virão dois alunos italianos em mobilidade na UFG. Dentre as ações realizadas no âmbito dessa parceria, destaca-se também o acordo de doutorado em co-tutela assinado junto à Università Di Pisa, 2020 - 2023, envolvendo a doutoranda Ana Luiza de Souza.

O projeto REDE Itália tem atualmente a Prof. Vânia Casseb Galvão, coordenadora geral, como pesquisadora sênior na Università Del Salento. Somente da pós-graduação, esse projeto já enviou duas dezenas de alunos para períodos de estudo em Universidades italianas.

O REDE/Itália encontra-se já na sua terceira fase (2021/2025) para a qual são propostas investigações voltadas para quatro eixos dos estudos das linguagens, cujas temáticas foram suscitadas importantes, conforme pesquisas diagnósticas desenvolvidas nas 1ª e 2ª fase do projeto REDE/Itália, para subsidiar o processo de ensino e aprendizagem do PB como língua estrangeira, língua de herança, língua adicional naquele país. Esses eixos alocam pesquisas que envolvem a descrição e a análise linguísticas; a teoria literária e o patrimônio literário brasileiro; teoria, metodologia e métodos do ensino das línguas estrangeiras, e tipologia linguística indígena brasileira.