Universidade Autônoma de Barcelona (UAB)/Espanha (2018-2028)

Coordenação: Juliana Guimarães Faria (UFG) e Anabel Galán-Mañas (UAB)

Site: https://www.uab.cat/web/facultat-de-traduccio-i-d-interpretacio-1345711433624.html

O acordo de cooperação entre a Universitat Autónoma de Barcelona (UAB), com sede em Belaterra, Catalunha – Espanha , e a Universidade Federal de Goiás (UFG), com sede em Goiânia – Brasil, teve sua primeira vigência nos anos de 2017 a 2022 e foi renovado, em 2023, por cinco anos. Nessa segunda etapa, o acordo é coordenado, do lado brasileiro, pela professora Juliana Guimarães Faria, e, do lado espanhol, pela professora Anabel Galán-Mañas.

O acordo objetiva, principalmente: (a) realização de projeto de pesquisa internacional de forma colaborativa entre as duas instituições; (b) missões de trabalho para pesquisadores e professores envolvidos nas atividades de pesquisa; (c) intercâmbio de pesquisadores e estudantes para atividades científicas integradas; (d) publicações científicas e educacionais; (e) organização conjunta de reuniões e seminários; e (f) comunicação científica em eventos científicos.

O acordo foi iniciado em 2017 e, desde então, várias atividades e produtos já foram desenvolvidos, tais como: publicações conjuntas; participação em eventos de forma conjunta; oferta de curso de extensão em Competência Tradutória, realizado de modo colaborativo na UFG; intercâmbio de estudantes de graduação; formação para pesquisadores da UFG; Missões internacionais para training and teaching na UAB; conclusão de projetos de pesquisa e início de novos projetos; participação em bancas de conclusão de curso de forma integrada; diversas palestras na UFG e na UAB; participação na organização de eventos na UAB; participação e intercâmbio de atividades em grupos de pesquisa, tanto na UAB quanto na UFG; recebimento de diversos financiamentos (Capes, CNPq, Erasmus+, UFG e Fapeg) para desenvolvimento de atividades vinculadas ao acordo; e ofertas de disciplinas para composição de créditos para cursos stricto sensu na UFG de forma integrada. O novo acordo, de 2023 a 2028, dará continuidade às ações de pesquisa, ensino e formação em nível de excelência.