JOSÉ HUMBERTO RODRIGUES DOS ANJOS
GRUPOS DE PESQUISA
Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas – NEABI (UFG – Líder)
Cadastro no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/795046
GAIA – Literatura e Direitos Humanos (UFG – Vice-líder)
Cadastro no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/776967
PROJETO
TÍTULO: Projeto Nagô: a Lei 10.639/2003 e o ensino de História e Cultura Afro-Brasileira mediados pela literatura infanto-juvenil
RESUMO: Trata-se de uma pesquisa documental e bibliográfica, de cunho qualitativo em que se discutirá a mediação de leitura como premissa para o ensino das literaturas e culturas afro-brasileira na Educação Básica. É divida em duas etapas: a) na primeira serão realizadas as leituras e buscas bibliográficas a fim de elaborar um estado do conhecimento sobre o tema da pesquisa. Nessa etapa, os descritores a serem utilizados serão: Ensino, Literatura Afro-brasileira, Cultura Afro-brasileira e Lei 10.639/2003. A segunda etapa será destinada à elaboração do livro com as sugestões de mediação de leitura para ensino das literaturas e culturas afro-brasileira, bem como com as reflexões sobre a pesquisa. O projeto tem como objetivo geral discutir os avanços e retrocessos do ensino de literatura e cultura afro-brasileira após a promulgação da Lei 10.639/2003. A educação para as relações étnico-raciais, embora seja uma necessidade, e ao mesmo tempo uma exigência criada pela lei 10.639/2003, posteriormente modificada pela 11.645/2008, ainda enfrenta muitos desafios em sua implementação/aceitação nas escolas ou mesmo na produção de materiais didáticos que possibilitem segurança aos professores, sobretudo da rede básica de ensino para realizarem o proposto na lei. Diante desse contexto pergunta-se: quais são os avanços e retrocessos alcançados na Educação Básica, pós Lei 10.639/2003, em relação ao ensino de cultura afro-brasileira por meio da leitura literária?
LINHA DE PESQUISA: Literatura Comparada e Estudos Culturais
DATA DE INÍCIO: 12/05/2023
SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento
NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa