PAULO ALBERTO DA SILVA SALES

GRUPOS DE PESQUISA

Estudos sobre a narrativa brasileira contemporânea (UFG )

Cadastro no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/652906

Poesia e contemporaneidade (UFF)

Cadastro no CNPq: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6636884253125595

 

PROJETO 

TÍTULO: Hibridismo e inespecificidade na poética de Patrícia Lino

RESUMO: A apreciação de certa poesia contemporânea em língua portuguesa, pensada e produzida na era digital, exige novas perspectivas exegéticas que não estão previstas na crítica tradicional. Nos textos poéticos produzidos nos últimos decênios do século XX e nas duas primeiras décadas do XXI, a recepção destaca a presença do hibridismo em produtos culturais cada vez mais marcados pela ausência de limites entre as artes e as mídias. Destacam-se, dentre esses crossovers, certo tipo de poesia que foi produzida especificamente por meio de elementos computacionais e que se vale de outras contingências semióticas e materiais. Também conhecida como poesia eletrônica, é inerente a esse tipo de poesia a interação com os meios digitais, sobretudo na sua concepção, bem como na expansão de suas fronteiras, já que as especificidades do texto poético são friccionadas às propriedades computacionais. Isso faz com que o poema seja multimodal e apresente maior interpenetração de diferentes mídias. Essas novas configurações da poesia feita a partir de elementos digitais e de outras mídias tratam de mecanismos culturais que combinam, justapõem ou transformam mídias, gêneros e estilos, o que inviabiliza o conceito de obra de arte encarada em uma única mídia. Tais ocorrências, ou seja, os surgimentos de objetos culturais inespecíficos (GARRAMUÑO, 2014), híbridos, em formatos digitais e/ou impressos, propiciaram o surgimento de estudos acadêmicos voltados ao campo da intermidialidade. No caso específico da poesia portuguesa contemporânea, mais especificamente nos processos de criação de Patrícia Lino (1990 -), nota-se o caráter de uma poética intermidiática feita como se, na qual são apropriadas diferentes referências intermidiáticas, sobretudo ligadas a uma releitura irônica e paródica por meio de um tom denunciativo dos absurdos presentes nos discursos coloniais portugueses. Em seus diferentes produtos culturais, notam-se combinações de elementos das artes visuais, da música eletrônica,da performance, de filmagens e de diferentes intertextos que têm no vasto campo lusófono o alvo de sua ironia. Textos-instalações, livros-audiovisuais, poemas-performances adaptados ao formato cinematográfico, colagens e apropriações de textualidades que agem no desmonte de mentalidades arraigadas em discursos de teor homofóbico, misógino, patriarcalista, racista exenófobo. Nessas combinações de diferentes mídias junto a ressignificação da poesia para além de sua concepção tradicional, Lino apresenta um exercício de escrita como repetição com diferença crítica presente nas apropriações dos códigos recodificados pela paródia contemporânea. Para Hutcheon (1985, 2000), a transcontextualização irônica de códigos feita a partir de lugares-comuns retomados pela reescrita paródica acentua a diferença no coraçãoda semelhança, fazendo com que os receptores avaliarem e dessacralizem os discursos arraigados e/ou consolidados. No caso específico das criações intermediais de Lino, há uma tomada de posição literária que revela outro modo de usar a história construída sobre os portugueses e sobre Portugal. Esses cantos paralelos, segundo a perspectiva paródica de Hutcheon, se constituem por meio de constates processos de apropriação e pela hibridação de discursos, de mídias e de textualidades. Ao rasurarem os arquivos por meio de intermidialidades, as composições de Lino trazem a repetição como a diferença sem conceito, a diferença que se subtrai à diferença conceitual indefinidamente continuada. Ela exprime uma potência própria do existente, uma obstinação do existente na intuição (DELEUZE, 2006, p. 36). Logo, o intuito dessa pesquisa é examinar as composições híbridas e inespecíficas da poeta Patrícia Lino em suas diferentes materialidades, sejam livros publicados em formato físico e/ou em formato digital.

LINHA DE PESQUISA: Poéticas da Modernidade e da Contemporaneidade

DATA DE INÍCIO: 02/02/2025

SITUAÇÃO DO PROJETO: Em andamento

NATUREZA DO PROJETO: Pesquisa